A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PROVA história da africa

Pré-visualização | Página 1 de 3

Acadêmico:
	Maria Samara da Silva (1007126)
	
	Disciplina:
	História da África (HID02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513627) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16731182
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os temas da diversidade da formação étnica do país estão previstos como conteúdos escolares desde a promulgação da Constituição de 1988 e preveem que tanto professores como estudantes devem se posicionar contra qualquer forma de preconceito e discriminação racial, sexual ou de classe social que venham a testemunhar. Logo, interpreta-se que tais questões não competem e recaem ao ofício somente dos profissionais da História ou das ciências humanas. Com relação aos subsídios ao ensino da História da África e afro-brasileira percebidos no campo da interdisciplinaridade e presentes em outras áreas do conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- A noção de que o Brasil é um país complexo e multifacetado em termos de grupos sociais e expressões culturais se deve ao fato de que ocorrem diferentes grupos e processos históricos, devendo ser uma compreensão unânime.
II- Conceitos, temas e experiências que pertencem e tratam de questões étnico-raciais devem ser contempladas por professores das mais diferentes áreas do conhecimento.
III- Deve ocorrer a troca e a interface de conceitos e objetos de temas etnicorraciais, mas a hierarquia entre as disciplinas e áreas de conhecimento devem ser mantidas e respeitadas. 
IV- Deve ocorrer a circulação e o diálogo sobre os quadros conceituais que acompanham os temas etnicorraciais para que favoreçam a abordagem abrangente dos objetos e questões destas temáticas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	2.
	As políticas de compensação e reparação de processos históricos de exclusão etnicorracial que passaram a vigorar no Brasil em 2003 por meio da Lei 10.639, na qual consta que o ensino o Ensino de História e da cultura afro-brasileira e africana tornaram-se obrigatórias nos espaços escolares. Uma vez publicada a lei, surgiram as demandas de que fossem elaboradas diretrizes curriculares nacionais que fornecessem orientações aos trabalhos educacionais, fundamentassem a prática pedagógica dos docentes nos espaços de sala de aula. Com relação aos princípios e preocupações que constam nas diretrizes curriculares da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, analise as afirmativas a seguir:
I- Superar experiências de indiferença, injustiça e desqualificação que são registradas pelos indivíduos que pertencem aos povos negros e indígenas.
II- Conduzir à consciência política e ao reconhecimento da diversidade etnicorracial e que, independente de qualquer aspecto, os indivíduos são iguais em termos de direitos e perante a lei.
III- Problematizar e questionar o momento no qual os povos negros são solicitados e valorizados em desigualdade aos demais grupos nos meios de comunicação e mídias sociais. 
IV- Promover circunstâncias e situações em que professores e estudantes possam pensar, decidir, agir de forma responsável e positiva diante de experiências de racismo e intolerância social. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	3.
	As diretrizes curriculares definem que a educação deve oportunizar um processo de ensino e aprendizagem que contemple a troca de conhecimentos, o desenvolvimento de projetos que visam à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para alcançar tal feito, que dimensão dos grupos étnicos a educação deve levar em conta no fazer didático-pedagógico?
	 a)
	Os mais diversos grupos etnicorraciais.
	 b)
	Os grupos europeus e latino-americanos exclusivamente.
	 c)
	Os grupos que mantêm suas tradições mais próximas a dos antepassados.
	 d)
	Os grupos que possuíam invenções e tecnologias industriais patenteadas.
	4.
	No intuito de colocar em prática e efetivar as previsões da Lei 10.639 no contexto escolar, os desafios e os limites que se apresentam não são poucos, tanto no que diz respeito às pesquisas, aos materiais sistematizados, distribuídos, utilizados na comunicação, como no fazer em meio ao universo escolar e espaços de sala de aula. Em meio a este processo e contexto da didática da História da África e dos africanos deve-se optar por determinadas posturas e abordagens, bem como preterir outras. Sobre o contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deve-se evitar a caracterização do continente africano como um local selvagem, favorável para caças e safáris, assim como de uma região inóspita acometida por mazelas.
(    ) Deve-se questionar o mito da democracia racial e que reclamar por políticas públicas que promovam justiça social é um dever de todos os brasileiros.
(    ) Deve-se enfatizar o processo de escravidão e maus-tratos que prevaleceu em meio às lavouras de cana-de-açúcar e na mineração do ouro.
(    ) Deve-se reconhecer a existência de preconceitos racistas e valorizar as contribuições dos africanos ao desenvolvimento da humanidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	Com o intuito de contemplar a complexidade e a pluralidade dos indivíduos que foram responsáveis pela formação do povo e cultura brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) deu conta de retificar a posição da Constituição Federal de 1988. O que ficou definido como prioridade em termos de conteúdos, temas e abordagens ao ensino de História do país a partir da Lei 9394/96?
	 a)
	Que devem ser levadas em consideração as mais diferentes etnias como formadoras do povo brasileiro.
	 b)
	Que devem ser consideradas somente as etnias que migraram para o país a partir do século XIX como formadoras do povo brasileiro.
	 c)
	Que devem ser consideradas as etnias e os grupos que fazem parte do ciclo das grande navegações como formadoras do povo brasileiro.
	 d)
	Que devem ser consideradas somente as populações nativas como formadoras do povo brasileiro.
	6.
	Entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro de 2001 aconteceu na cidade de Durban, África do Sul, a Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Conexa. Um dos resultados desta Conferência para o sistema educacional brasileiro pode ser representado pela:
	 a)
	Adoção do sistema de cotas para negros nas universidades.
	 b)
	Proibição de manifestações que visem a exaltação dos movimentos negros dentro das escolas.
	 c)
	A obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas Escolas Estaduais.
	 d)
	A inserção da temática África e Africanos nos sistemas de ensino de uma forma descontextualizada da realidade vivenciada pelos grupos negros no Brasil.
	7.
	As ações educativas de combate ao racismo e à discriminação têm como preocupação central dar conta de processos históricos e atuais em que se evidenciam injustiças sociais, bem como a violação e a privação de direitos humanos, no sentido de promover compensações e reversões diante deles. Com relação à finalidade das ações de combate ao racismo e à discriminação implementadas pelos governos e órgãos da sociedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Promover a compreensão de que a sociedade é formada por indivíduos que pertencem a grupos etnicorraciais distintos, que possuem cultura e história próprias e que todas são igualmente valiosas.
(    ) Favorecer a conexão dos objetivos, estratégias de ensino e atividades com a experiência de vida dos estudantes e professores, valorizando aprendizagens,