Buscar

GESTÃO DE PESSOAS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE INVESTIMENTOS
Resenha Crítica de Caso 
FERNANDO MARQUES PEÇANHA DA SILVA
Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas
 
Tutor: Prof. Marcelino Tadeu de Assis
RIO DE JANEIRO 
2020
MARY CAROLINE TILLMAN NA EGON ZEHNDER: CAÇANDO TALENTOS NO SÉCULO XXI 
Referência: GINO, Francesca, STAATS, Bradley. "Mary Caroline Tillman na Egon Zehnder: Caçando talentos no século XXI." Harvard Business School Case 416-017, Setembro de 2015.
a) INTRODUÇÃO
Neste estudo, é exposto o desafio de Mary Caroline Tillman, que era sócia e líder da execução de serviços financeiros da empresa Egon Zehnder, prestadora de serviços de assessoria executiva para desenvolvimento de profissionais e recrutamento e seleção de candidatos, para selecionar entre três pessoas, um substituto para o cargo de CEO, para a empresa Dunnock Bank.
Seu maior desafio, além de atuar nas atividades de seleção de candidatos disponíveis, respeitando os preceitos de seleção aplicados pela Egon Zehnder e as necessidades de potenciais clientes , era o de assumir a tarefa de desenvolver a aprimorar essas pessoas. Portanto, sua definição deveria estar pronta no momento em que fosse requisitada. Este trabalho seria duro e delicado, pois seriam utilizados os métodos aplicados pela Egon Zehnder.
b) DESENVOLVIMENTO
Egon Zehnder foi o fundador da empresa, na qual colocou seu próprio nome, no ano de 1964 e tinha como principal objetivo ser um parceiro estratégico e de segurança na assessoria de clientes. Seu diferencial era, frente a outros concorrentes, era pagar um salário fixo para seus consultores, visto que outras empresas pagavam por desempenho individual e também ter em sua equipe profissionais com carreiras consolidadas, contribuindo assim em um melhor atendimento a seus clientes.
Outra referência importante da empresa foi quando ela passou a ter a estrutura de uma sociedade, em 1978, feito esse que contribuiu para uma maior evolução e crescimento da mesma.
A empresa sempre destacava quatro fatores, de muita importância, para avaliação e contratação de candidatos, os quais são: habilidades cognitivas, construção de relações de trabalho, método getting things done e aptidão pessoa.
A remuneração elaborada de maneira onde sócios e consultores recebiam um bônus baseado no desenvolvimento geral da empresa e não apenas individual de cada funcionário.
Quando contratada por um cliente, a primeira coisa a ser feita pela EZ era entender o objetivo da organização, para que assim possa identificar o perfil do candidato e qual o melhor método aplicável de avaliação para identificar pessoas aptas ao cargo oferecido.
Depois de algum tempo, a EZ desenvolveu referências de competências chave para que a avaliação dos concorrentes seja mais eficiente. São elas: orientação estratégica, introspecção do mercado, liderança durante mudanças, impacto do cliente, orientação comercial, orientação dos resultados, colaboração e influência, liderança de equipes e construção de competências organizacionais. 
Com esse crescimento, a EZ continuava sendo pressionada por seus clientes a obter colaboradores com potencial acima da média. Com isso, por iniciativa de seus funcionários, desenvolveu um novo modelo de identificação de potencial, inspirado em quatro elementos: curiosidade, introspecção, engajamento e determinação.
Em recrutamentos de seniores, o potencial era considerado através de uma entrevista mais prolongada com o candidato. Todos os consultores da EZ foram minuciosamente treinados na execução de entrevistas, com a finalidade de obter informações sobre cada perfil.
Ao considerar o padrão de potencial, outros membros da EZ destacaram como planejar e avaliar candidatos exigia um equilíbrio delicado entre análise e intuição. Mesmo que o modelo inspirado em entrevistas fosse prático para a avaliação de executivos, a empresa também gostaria de utilizar o modelo para outros cargos, onde o tempo das entrevistas era inviável.
O recrutamento é responsável pela maior parte do lucro da empresa, mas o desenvolvimento e avaliação era um setor em crescimento na EZ. Com o pedido dos clientes, iniciou-se a implementação de modelos sofisticados de avaliação da gestão de empresas. Após o término das avaliações, os clientes necessitavam de ajuda na liderança e desenvolvimento de pessoas, para que essas perspectivas sejam melhoradas. 
c) CONCLUSÃO
Após a coleta de todas as informações necessárias, eram criados os relatórios sobre as pessoas, e o objetivo não era apenas comprovar o talento, pontos forte e fracos do candidato, mas também ajudá-los a evoluir e adquirir conhecimentos
Ao considerar sobre o futuro da EZ e a indústria como um todo, um consultor constatou: "O recrutamento é vital para o que fazemos e sempre será. Tudo vai mudar na profissão recrutamento, exceto a necessidade de potencial."

Continue navegando