Buscar

Remuneração Estratégica: Elementos e Abordagens

Prévia do material em texto

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
2a aula
	1a Questão
	
	
	
	Ao utilizar os principais elementos deste modelo como descrições de cargos, organogramas e plano de cargos e salários permite a muitas dessas empresas atender a uma:
		
	 
	Estruturação básica na gestão de seus recursos humanos, podendo ser vista como uma fase de evolução natural.
	
	Estruturação básica na gestão de seus recursos tecnológicos, podendo ser vista como uma fase de evolução da organização.
	
	Fase de complexa do plano de cargos e salários, onde a estruturação dos cargos pode ser vista como uma tarefa de longo prazo.
	
	Fase de simples do processo, onde a estruturação dos recursos pode ser vista como uma consequência.
	
	Estruturação avançada na empresa, podendo ser vista como uma fase de intermediária do processo.
	Respondido em 28/03/2020 21:03:15
	
		
	 2a Questão
	
	
	
	
	
	
	
	Muitas empresas ainda aplicam exclusivamente o sistema tradicional de remuneração. Por ser fundamentado nas descrições de atividades e responsabilidades de cada função, ele pode causar problemas para as empresas, como, por exemplo, inibir o espírito empreendedor e não encorajar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. Apesar dos problemas que esse sistema pode causar, ele ainda tem seu lugar em um mix de remuneração, pois muitos desses problemas podem ser contornados utilizando-se metodologias que incluem: I. redução das faixas salariais. II. descrição de cargos modificada. III. ampliação do número de cargos. IV. política salarial alinhada às estratégias. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	III.
	
	II e III.
	
	I.
	 
	II e IV.
	
	I e IV.
	Respondido em 28/03/2020 21:18:27
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Remuneração funcional é uma das alternativas inseridas no conceito de Remuneração Estratégica, segundo Picarelli Filho e Wood Jr (2004). Das opções a seguir, qual delas melhor se alinha ao referido programa ou abordagem?
		
	
	Remuneração funcional é o mesmo que PCS. Ambos estão associados às pessoas e consideram suas competências e habilidades;
	
	Trata-se de um programa de remuneração variável de longo prazo, considerando-se as funções das pessoas, seus resultados e competências;
	
	Remuneração funcional e por habilidades estão em um mesmo contexto: ambas representam incentivos financeiros de longo prazo;
	 
	Remuneração funcional é gerada através dos planos de cargos e salários; fornece maior ênfase sobre os cargos ocupados pelos empregados;
	
	Remuneração funcional é aquela em que o salário está associado às funções das pessoas e não aos cargos; trata-se de um incentivo financeiro de curtíssimo prazo;
	Respondido em 28/03/2020 21:02:48
	
	
	
	
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	 
	Como é chamado o sistema de remuneração baseado nas descrições de atividades e responsabilidades de cada função, ou seja, com foco no cargo?
		
	
	Remuneração Variável
	
	Remuneração por Desempenho
	
	Remuneração por Habilidades
	 
	Remuneração Funcional
	
	Remuneração por Competências
	Respondido em 28/03/2020 21:05:07
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os sistemas de remuneração tradicionais são conhecidos por possuírem determinadas características, marque com a opção que não representa as características de um sistema de remuneração tradicional.
		
	 
	Agressividade
	
	Falsa objetividade
	
	Conservadorismo
	
	Metodologia desatualizada
	
	Inflexibilidade
	Respondido em 28/03/2020 21:04:35
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os autores Picarelli Filho e Wood Junior, no livro REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA (2004), salientam que determinada abordagem possui uma "aparente racionalidade" e "esconde uma visão reducionista da realidade organizacional" (p.35). Para os autores, tal abordagem possui como pressuposto a existência de uma linha de autoridade claramente definida, atividades definidas por normas e procedimentos e responsabilidades individuais conhecidas e pouco alteradas ao longo do tempo. Que abordagem está sendo criticada pelos Picarelli Filho e Wood Junior?
		
	
	Levantamento das necessidades de treinamento (LNT), na medida em que cada empregado, de forma diferenciada, necessita de diferentes qualiticações, mesmo sob um mesmo título de cargo.
	 
	Sistemas tradicionais de remuneração, baseados nas descrições de atividades e responsabilidades de cada função.
	
	Sistemas funcionais de remuneração, baseados em habilidades e competências individuais.
	
	Sistemas funcionais de cargos e salários, baseados em competências gerenciais (CHA) e habilidades operacionais (IPO).
	
	Sistemas tradicionais de cargos e salários, baseados em pesquisas de mercado e em estruturas de remuneração fixa (salário) e variável (participação nos lucros ou resutlados).
	Respondido em 28/03/2020 21:17:11
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para Picarelli Filho e Wood Jr, autores do livro REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA (2004), os programas ou modelos de remuneração funcional são aqueles em que o salário é determinado pelo cargo (p.49-50). Dentro da referida abordagem são observados determinados fundamentos, entre os quais o da hierarquia rígida, do elevado número de níveis hierárquicos e da ascensão salarial por meio de promoções. Como tendência de mudança, os autores observam:
		
	
	A criação de programas de participação nos lucros e resultados, conforme lei 10.101/00.
	
	Aumento dos níveis hierárquicos, da amplitude de comando, do suporte de RH e do valor do investimento em treinamento e desenvolvimento.
	
	A implantação de programas de remuneração variável, de curto e de longo prazo.
	
	A ampliação do número dos cargos na empresa, o aumento dos requisitos básicos e a redução dos níveis de remuneração variável.
	 
	Modelos flexíveis; poucos níveis hierárquicos e ascensão salarial por meio do desenvolvimento profissional;
	Respondido em 28/03/2020 21:13:11
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A descrição de cargos pode remeter a uma reflexão sobre a identidade e a missão da função. Os aspectos-chave da descrição de cargo modificada são: - o foco nos processos; - as informações sobre clientes internos e externos; - a identificação dos serviços ou produtos fornecidos; - explicação das expectativas dos clientes. Com estas alterações, vamos conduzindo a remuneração funcional para servir como apoio:
		
	
	ao plano de cargos e salários.
	
	ao plano de carreira da organização.
	
	as políticas de pessoal da empresa.
	
	ao plano de benefícios da empresa.
	 
	as políticas estratégicas da organização.

Continue navegando