Buscar

ATIVIDADE 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 03– ATIVIDADES 02
	 1a Questão
	
	
	
	
	Com a assinatura do Tratado de Madri por Portugal e Espanha, o Marquês de Pombal passou a exigir a retirada dos jesuítas da região das missões localizada no extremo sul do Brasil. Podemos resumir em duas as razões que levaram o Marquês de Pombal a expulsar os jesuítas do Brasil: o poder econômico e o poder ideológico. Analise as afirmativas abaixo sobre as duas razões da expulsão.I-   A Companhia de Jesus se tornou muito rica ao longo dos 210 anos de permanência no Brasil, o que conferiu aos jesuítas um enorme poder político, que em alguns momentos rivalizava com o poder do estado português.II-    A Companhia de Jesus determinava o que era certo e errado em termos de comportamento e costumes.IIIA moral católica era  disseminada pelos colégios e missões, para  toda a sociedade colonial. Marque a opção correta: 
	
	
	A afirmativa I refere-se ao poder ideológico.
	
	As três afirmativas referem-se ao poder ideológico.
	
	A afirmativa  II refere-se ao poder econômico.
	
	As afirmativas I e II referem-se ao poder econômico .
	 
	As  afirmativas II e III referem-se ao poder ideológico.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I (1750-1777), foi o responsável por uma série de reformas na economia, educação e administração do Estado e do império português, inspiradas na filosofia iluminista e na política econômica do mercantilismo, cabendo a ele a expulsão dos padres jesuítas da Companhia de Jesus dos domínios de Portugal. O Marquês de Pombal foi um dos representantes do chamado:
		
	
	Socialismo Utópico.
	
	Parlamentarismo Monárquico.
	 
	Despotismo Esclarecido.
	
	Socialismo Científico.
	
	Liberalismo.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A expulsão dos jesuítas do reino português, exigida pelo marquês de Pombal teve como um dos motivos principais:
		
	
	A adesão dos jesuítas às idéias iluministas que criticavam a sociedade do Antigo Regime e suas estruturas políticas, econômicas e religiosas.
	
	A exigência da Companhia de Jesus no sentido de que, em troca da ajuda financeira pedida aos jesuítas pelo governo português, estes queriam ter carta branca para poder determinar, em todo o reino português, o que era certo e errado em termos de comportamento e costumes .
	
	A negativa da Companhia de Jesus em auxiliar financeiramente o Estado português que enfrentava certo declínio econômico e financeiro em meados do século XVIII.
	 
	A Companhia de Jesus se tornou muito rica ao longo dos 210 anos de permanência no Brasil, o que conferiu aos jesuítas um enorme poder político, que em alguns momentos rivalizava com o poder do Estado português.
	 
	O declínio do poder econômico da Companhia de Jesus, que levou ao declínio de suas atividades no Brasil, inclusive a educação e a catequese, criando um sério problema para a coroa portuguesa.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Após a morte de D. João V, em 1750, ascendeu como ministro Sebastião José de Carvalho Melo, futuro Marquês de Pombal. A administração pombalina destacou-se pela:
		
	
	adoção da escolástica, promovendo o desenvolvimento científico.
	
	aproximação diplomática com o reino espanhol, em nome do interesse comum, contendo os abusos ingleses.
	
	valorização da gramática normativa portuguesa, resgatando o prestígio do latim.
	 
	redefinição da estrutura do ensino português, implementando o financiamento estatal.
	
	distensão do despotismo esclarecido, afirmando uma administração política e econômica liberal.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Na tentativa de suprir o espaço deixado pela ausência da Companhia de Jesus na educação no Brasil Colonial, o estado português tomou algumas medidas efetivas, a partir de 1772, que ficaram conhecidas como Reforma Pombalina. Leia, com atenção, as afirmativas abaixo com relação a essa Reforma:Os professores que substituiriam os jesuítas seriam escolhidos por concurso público, nunca nomeados.Foi criado o Subsídio Literário, uma espécie de imposto, visando gerar recursos para o pagamento dos professores.Foi mantido o Plano de Ensino dos jesuítasA implantação dessas medidas pelo Marquês de Pombal pode caracterizar o início do ensino público oficial no Brasil.Assinale, abaixo, a opção contendo as afirmativas corretas.
		
	 
	As opções II e IV estão corretas.
	
	As opções I e III estão corretas.
	
	As opções I, II e III estão corretas.
	
	As opções II, III e IV estão corretas.
	
	As opções I, II e IV estão corretas.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal que tinha como objetivo organizar educação para servir aos interesses do Estado.Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÂO se relaciona com as mudanças implantadas por Pombal em relação à educação:
		
	
	O fim das escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, bem como a criação das aulas régias de Latim, Grego e Retórica.
	 
	Com a expulsão dos jesuítas do império português, o Marquês determinou que a educação na colônia passasse a ser transmitida por leigos nas chamadas Aulas Régias. Até então, o ensino formal estivera a cargo da Igreja.
	 
	Com a expulsão dos jesuítas da colônia, foram criadas as aulas régias do ensino que passaria do domínio dos jesuítas para o domínio dos franciscanos, o que levou à criação de mais um tributo, o subsídio literário.
	
	A escalada de Pombal, marcada pelo anti-clericalismo teve como característica a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios. Para justificar seu ato, o ministro acusou a ordem de participar de uma tentativa de regicídio e de tentar fundar no Brasil um Império Teocrático.
	
	Pombal introduziu importantes mudanças no sistema de ensino do reino e das colónias - que até essa época estava sob a responsabilidade da Igreja -, passando-o ao controle do Estado.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?
		
	
	Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias
	
	Aumento do poder político dos membros da Igreja Católica
	
	Valorização do Mercantilismo
	
	Sistema econômico controlado totalmente pelo Estado
	 
	Críticas ao Mercantismo e Absolutismo
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Entre 1750 e 1777, o primeiro-ministro português Sebastião de Carvalho e Melo, conhecido como Marquês de Pombal, comandou a política e a economia portuguesas. A respeito desse período da história portuguesa e do Brasil, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Pombal adotou práticas típicas do mercantilismo, visando a fortalecer os comerciantes portugueses para que pudessem competir com os ingleses e, também, combater os contrabandistas.
	 
	o governo pombalino reforçou a escravidão indígena, visando a solucionar o problema da mão-de-obra nas colônias e reduzir a dependência do tráfico atlântico.
	
	a expulsão dos jesuítas de Portugal e dos domínios portugueses, inclusive do Brasil, visava a centralizar a administração e redefinir o projeto educacional.
	
	a transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro foi motivada pela crescente importância das regiões mineradoras do sudeste.
	
	o período pombalino pode ser caracterizado como de ¿Despotismo Esclarecido¿, visto que foi marcado por medidas modernizantes, mas também manteve a centralização e o fortalecimento do poder real.

Outros materiais