Buscar

ATIVIDADE 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 03 – ATIVIDADES 10
	 1a Questão
	
	
	
	A longa administração pombalina (1750-1777) causou controvérsias ao expulsar os jesuítas de Portugal e de todos seus domínios, em 1759. Tal expulsão, que implicava o confisco dos bens dos religiosos, pode ser atribuída:
		
	
	à antipatia que o ministro, seguidor da filosofia iluminista, nutria pelos jesuítas, responsáveis pelo atraso cultural do país.
	 
	ao processo de centralização administrativa que exigia a eliminação da Companhia de Jesus, acusada de formar um estado à parte.
	
	à vontade de igualar-se à monarquia francesa que praticava o despotismo esclarecido.
	
	à não aceitação de Pombal da política do despotismo esclarecido, que era bastante defendida pelos inacianos.
	
	ao enorme déficit do Tesouro português, provocado pelas despesas feitas com construção de Lisboa, destruída pelo terremoto de 1755.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O Período Pombalino na educação do Brasil Colonial foi o período da presença do PRIMEIRO MINISTRO D. José I e foi o processo de expulsão dos Jesuítas do Brasil. O período Pombalino correspondente a esta época marcou um processo de construção de uma série de reformas na educação pública. Indique a opção que caracteriza fielmente este período na educação brasileira.
		
	
	O período pombalino significou , na prática a retirada do Estado do processo de instrução na colônia.
	
	As reformas pombalinas reforçam o papel da educação na versão jesuítica.
	
	As Aulas Régias foram introduzidas no nosso país para dar continuidade ao ensino jesuíta.
	 
	O período Pombalino procurou desvincular o ensino do pensamento iluminista.
	 
	O Subsídio Literário foi criado com o objetivo de manter as Aulas régias.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As Aulas Régias foram criadas devido ao desmantelamento da estrutura administrativa escola portuguesa baseada na educação religiosa jesuítica em1759. Tal proposta, capitaneada pelo Marques de Pombal, inseriu as reformas da instrução pública e teve suas bases estruturadas:
		
	 
	no pertencimento das mesmas ao Estado.
	
	no pertencimento das mesmas à igreja protestante.
	
	no pertencimento das mesmas à doutrina jesuítica.
	
	no pertencimento das mesmas ao rei de Portugal.
	
	no pertencimento das mesmas à igreja.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com as principais medidas implantadas pelo marquês de Pombal, por intermédio do Alvará de 28 de junho de 1759, marque a única altenativa que não corresponde a essas medidas:
		
	
	Destruição da organização da educação jesuítica e sua metodologia de ensino, tanto no Brasil quanto em Portugal.
	
	Realização de concurso para escolha de professores para ministrarem as aulas régias.
	
	Tem início, então, o embrião do ensino público no Brasil. Uma educação mantida pelo Estado e sem atrelamento a uma ordem religiosa.
	 
	Introdução das aulas régias, que tinha as mesmas características das aulas de humanidades criadas pelos jesuítas.
	
	Instituição de aulas de gramática latina, de grego e de retórica.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O predomínio da educação jesuíta no Brasil foi quase absoluto até quando o Marquês de Pombal expulsou todos os padres da Companhia de Jesus de Portugal e de suas colônias. No lugar dos colégios da Companhia de Jesus foram criadas as aulas régias de Latim, Grego e Retórica, cada uma delas constituindo uma unidade, autônoma e isolada.
 
Marque dentre as alternativas abaixo aquela que melhor se relaciona com as características da educação no Brasil na época pombalina.
		
	
	Este momento caracteriza-se pelo aumento das escolas técnicas e superiores no Brasil a fim de atender a deficiência deixada pela educação jesuítica.
	
	Os professores eram geralmente de alto nível e bem preparados, embora mal pagos, característica muito semelhante ao magistério dos jesuítas, cujo preparo chegava ao requinte.
	
	Havia a existência de um currículo, no sentido de um conjunto de estudos ordenados e hierarquizados que tinha como finalidade atender a diversos níveis de especialização.
	
	Embora não fosse permitida a impressão de livros no Brasil, devido a sua condição de colônia era fácil obter livros vindos do estrangeiro o que facilitava o ensino nas escolas secundárias.
	 
	No período pombalino não havia, propositalmente, escolas técnicas nem superiores no Brasil e a imprensa era proibida.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal que tinha como objetivo organizar educação para servir aos interesses do Estado.
Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÂO se relaciona com as mudanças implantadas por Pombal em relação à educação:
		
	 
	Com a expulsão dos jesuítas da colônia, foram criadas as aulas régias do ensino que passaria do domínio dos jesuítas para o domínio dos franciscanos, o que levou à criação de mais um tributo, o subsídio literário.
	
	Pombal introduziu importantes mudanças no sistema de ensino do reino e das colónias - que até essa época estava sob a responsabilidade da Igreja -, passando-o ao controle do Estado.
	
	A escalada de Pombal, marcada pelo anti-clericalismo teve como característica a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios. Para justificar seu ato, o ministro acusou a ordem de participar de uma tentativa de regicídio e de tentar fundar no Brasil um Império Teocrático.
	
	O fim das escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, bem como a criação das aulas régias de Latim, Grego e Retórica.
	
	Com a expulsão dos jesuítas do império português, o Marquês determinou que a educação na colônia passasse a ser transmitida por leigos nas chamadas Aulas Régias. Até então, o ensino formal estivera a cargo da Igreja.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A expulsão dos jesuítas do reino português, exigida pelo marquês de Pombal teve como um dos motivos principais:
		
	
	A negativa da Companhia de Jesus em auxiliar financeiramente o Estado português que enfrentava certo declínio econômico e financeiro em meados do século XVIII.
	 
	A adesão dos jesuítas às idéias iluministas que criticavam a sociedade do Antigo Regime e suas estruturas políticas, econômicas e religiosas.
	 
	A Companhia de Jesus se tornou muito rica ao longo dos 210 anos de permanência no Brasil, o que conferiu aos jesuítas um enorme poder político, que em alguns momentos rivalizava com o poder do Estado português.
	
	A exigência da Companhia de Jesus no sentido de que, em troca da ajuda financeira pedida aos jesuítas pelo governo português, estes queriam ter carta branca para poder determinar, em todo o reino português, o que era certo e errado em termos de comportamento e costumes .
	
	O declínio do poder econômico da Companhia de Jesus, que levou ao declínio de suas atividades no Brasil, inclusive a educação e a catequese, criando um sério problema para a coroa portuguesa.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal (Primeiro-Ministro de Portugal), pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências europeias da época. Para tanto expulsou os padres jesuítas e tentou organizar a educação no Brasil sob a supervisão do seu governo, promovendo o início da educação pública brasileira. Podemos avaliar que o objetivo do Marquês de Pombal era:
		
	 
	Utilizar a escola para servir aos interesses do Estado, no caso, a Coroa Portuguesa, e não mais da igreja.
	
	Iniciar um projeto de erradicação do analfabetismo no Brasil, mas que devido às mudanças na Coroa Portuguesa e à chegada da Família Real ao Brasil, nunca se concretizou.
	
	Levar a educação não só para os meninos, que era o que faziam os jesuítas, mas também para as meninas.
	
	Levar a educação não somenteaos índios, mas também aos filhos dos colonos portugueses, que eram proibidos de frequentar as escolas pelos padres jesuítas.
	
	Melhorar a educação no território brasileiro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes