Buscar

desafio colaborativo de comunicação e expressão

Prévia do material em texto

Leia o enunciado a seguir:
Entre 1964 e 1984, o Brasil passou por um período de governo militar que ficou conhecido como um regime ditatorial, que impunha censura sob diversos aspectos dentro da sociedade. Entre eles, estavam os meios de comunicação, restringindo o que era dito e como era dito.
Somente após um exame prévio, que considerava critérios morais ou políticos, estabelecia-se a conveniência ou não da liberação de trabalhos de caráter artístico ou informativo para o público em geral. Músicas, novelas, textos e programas de diversos gêneros foram, então, censurados, havendo a necessidade de que seus produtores tomassem cuidados inúmeros para que isso não acontecesse, sendo tolhidos em suas manifestações.
Hoje, diversamente, observamos que temos grande liberdade de expressão. Temos, por exemplo, em letras de músicas e programas veiculados nos meios de comunicação, o uso de diferentes níveis de linguagem e de variantes linguísticas. Até mesmo termos grosseiros ou obscenos são aceitos por pessoas que influem em comportamentos da sociedade.
No entanto, segue firme a aceitação de que a norma de prestígio em sociedade é a variedade culta da norma padrão, colocando o falante que não a domina sob o estigma do preconceito linguístico.
Dessa forma, para nosso desafio colaborativo:
Observando a contradição que se estabelece em nossa sociedade sobre o uso da língua nos meios de comunicação e o preconceito linguístico ainda vigente, busquem analisar as consequências para o falante da língua que tem em sua formação grande contato com os veículos que apresentam essa liberdade em termos de comunicação. Poderão apresentar exemplos conhecidos que contribuam para a exposição de suas ideias.
Ainda em suas respostas, não façam uso de subjetividade. Elaborem respostas objetivas e que explorem os termos estudados e seus conceitos. Caso façam uso de expressões de caráter conotativo, explicitem a denotação, esclarecendo suas ideias e evitando juízos de valor, pois o objetivo é analisar os fatos da língua e as diferentes oportunidades que os integrantes da nossa comunidade linguística encontram na sociedade.

Continue navegando