Buscar

Etiopatogênia e Classificação da Doença Periodontal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Etiopatogênia e Classificação da Doença Periodontal
Objetivo: Exercitar a habilidade de localizar e interpretar uma determinada informação ou conhecimento. 
1) Sobre a anatomia macroscópica do periodonto. Localize os seguintes itens na imagem e descreva suas características. 
a) Margem gengival livre (ou gengiva marginal) 
b) Ranhura sulco gengival livre (ou ranhura gengival) 
c) Gengiva livre 
d) Gengiva inserida
 e) Linha mucogengival 
f) Mucosa alveolar
 g) Papila interdental (ou papila interproximal) 
2) Localiza e descreva a anatomia histológica da gengiva e periodonto de inserção.
A gengiva é composta pelos tecidos epiteliais e conjuntivos, formando uma faixa de mucosa mastigatória em torno dos dentes decíduos e permanentes. É limitada na sua superfície vestibular pela linha mucogengival, que a separa da mucosa alveolar. O tecido gengival é revestido por um epitélio pavimentoso estratificado, paraqueratinizado. O epitélio gengival tem três componentes: o epitélio oral, o epitélio sulcular e o epitélio juncional. O tecido conjuntivo subjacente ao epitélio gengival une a gengiva ao cemento radicular e ao processo alveolar adjacente. A gengiva é firme e fortemente aderida ao dente e ao processo alveolar pelas fibras conjuntivas supra-alveolares. 
Periodonto de inserção: dá sustentação e é composto por, ligamento periodontal, cemento e osso alveolar.Seu desenvolvimento ocorre na fase de rizogense, focando-se na alça cervical e possui cementoblastos ( produz matriz orgânica do cemento) osteoblastos (produz a matriz orgânica do osso alveolar) restos epiteliais de Malassez, células ectomesenquimais indiferenciadas (fazem reparações, se diferenciando em fibroblastos, cementoblastos e osteoblasto. São próximas de vasos e nervos) fibroblastos (orientação precisa das fibras
3) Qual a importância do espaço biológico, quem são seus componentes e quais a consequências de sua invasão.
O espaço biológico é distância que vai da margem da gengiva marginal normal ao topo da crista óssea alveolar. Compreende anatomicamente o epitélio sulcular, o epitélio juncional e a inserção conjuntiva. A manutenção da distância biológica é de suma importância, pois uma vez que esta se encontra invadida por procedimentos restauradores defeituosos ou fraturas, por exemplo, instala-se um processo inflamatório destrutivo sobre os tecidos periodontais de proteção e de suporte.
 4) Quais os componentes do periodonto de proteção e periodonto de inserção?
Periodonto de proteção: Gengiva
Periodonto de inserção: Cemento, lig Periodonto, osso alveolar
 5) Quais as principais diferenças entre o Cemento Radicular e o Osso Alveolar: 
 O cemento é um tecido mineralizado especializado que recobre a superfície da raiz. Tem muitas características comuns com o tecido ósseo do dente, entretanto o cemento não contém vasos sanguíneos nem linfáticos, não possui inervação e não entra em reabsorção fisiológica (ou remodelação), mas é caracterizado por uma contínua deposição ao longo da vida. Como outros tecidos mineralizados consiste de fibras colágenas embebidas em matriz orgânica. E osso alveolar pode ser considerado um tecido conjuntivo especializado mineralizado, composto basicamente por 33% de matriz orgânica e 67% de cristais de hidroxiapatita. Além de manter a estrutura dentária no arco, o osso alveolar também tem função de proteção, locomoção e reservatório
6) Qual o papel dos micorganismos na doença periodontal. Quais os principais agentes da Periodontite agressiva e da periodontite crônica:
Estes microrganismos são capazes de agredir o hospedeiro pela produção de fatores de virulência. O desequilíbrio ecológico pode desencadear o processo de inflamação gengival e promover a destruição do periodonto e ligamento periodontal resultando em reabsorção óssea das estruturas de suporte dos dentes. a periodontite é caracterizada por uma reação inflamatória crônica envolvendo os tecidos gengivais, ligamento periodontal e osso alveolar, podendo ocorrer de forma assintomática com presença de sangramento gengival, supuração e mobilidade dental. A doença periodontal é multifatorial, e está aliada a diversos fatores mecânicos, sistêmicos, envelhecimento fisiológico, susceptibilidade do hospedeiro e composição da microbiota bucal.
 7) Qual a importância de se remover o cálculo na terapia periodontal: 
8) Page & Schoereder realizou um estudo histológico da doença periodontal, qual a ordem dessas lesões e quais suas principais características. 
9) O processo inflamatório e o principal causador da perda de inserção. Qual o perfil imunológico deste paciente e cite algumas citocinas envolvidas.
 10) Periodontite x Gengivite: quais as características principais de cada patologia e suas principais características.
11. Classifique o esquema abaixo:
A primeira imagem gengiva normal:
 (da esquerda) apresenta um periodonto normal sem nenhum sinal de inflamação e com sondagem da junção cemento esmalte não ultrapassando os 3mm.
A segunda imagem revela uma periodontite avançada a periodontite é caracterizada pois a infecção aprofundou destruindo o ossoalveolar, o avanço desta doença promove retrações gengivais como visto na imagem.
Na última imagem verifica-se uma periodontite inicial sendo verificado que a sonda nos mostra 5mm aproximadamente de perda óssea.

Outros materiais