Buscar

Avaliação I - Individual Semipresencial

Prévia do material em texto

Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639083) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16781376
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Historicamente, o negro e o índio foram demasiadamente discriminados. Atualmente, a valorização étnico-racial e cultural está prevista em lei, destacando a cultura negra e indígena. Referente à maneira de como o professor pode contribuir para atualizar a figura do índio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Apresentando a imagem do indígena do período colonial como verdadeira e atual.
	 b)
	Incentivando a padronização cultural, em que o índio deve adequar-se à cultura da cidade.
	 c)
	Desconstruindo a imagem estereotipada, que leva ao preconceito contra os índios.
	 d)
	Supervalorizando a cultura indígena em detrimento às outras, conforme determinação legal.
	
	A palavra educação provém do latim educare e apresenta um sentido humano, social e político. Assim, a educação não consiste na transmissão de herança para as gerações novas, mas na organização de algo novo. Por meio da educação se mantém a sobrevivência da sociedade, enquanto mediadora das ações que ocorrem entre as pessoas e a sociedade. Sobre as diferenças existentes entre os termos educação e ensino, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A educação age sobre a vida e o desenvolvimento social, nas forças produtivas como nos valores morais, produzindo mudanças que alteram pressupostos já estabelecidos.
PORQUE
II- A diferença que estabelece com o ensino diz repeito à forma como se apresenta, enquanto conhecimentos que já existem no processo de desenvolvimento e aprimoramento das pessoas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 *
	Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
	3.
	Com as transformações ocorridas no currículo ao longo do tempo, houve também um grande avanço nas concepções de avaliação e, consequentemente, nos instrumentos avaliativos. O portfólio é um instrumento avaliativo que vem sendo adotado em vários níveis de educação. Referente às características avaliativas do portfólio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Permite o desenvolvimento de habilidades crítico-reflexivas, no qual o estudante pode se autoavaliar.
	 b)
	Desperta a curiosidade sobre os diversos temas estudados durante o ano.
	 c)
	Integra os alunos no ato da socialização dos trabalhos desenvolvidos em sala.
	 d)
	É um instrumento destinado ao ato de colecionar objetos e trabalhos realizados pelos estudantes em sala.
	
	Segundo Young (2007), há conhecimentos que são mais importantes que outros, desenvolvidos nas escolas. Assim, existem dois tipos de conhecimento: curricular e não escolar. Young (2007, p. 1294) afirma que "existe algo no conhecimento escolar ou curricular que possibilita a aquisição de alguns tipos de conhecimento". Sobre as características do conhecimento curricular e do não escolar, analise as sentenças a seguir:
I- Conhecimento não escolar depende do contexto que o indivíduo se encontra inserido, refletindo sobre as resoluções de problemas cotidianos.
II- O conhecimento escolar nos estudos de Young recebe a denominação de conhecimento poderoso.
III- O conhecimento escolar depende do contexto vivenciado pelos alunos, valorizando exclusivamente suas experiências.
IV- Espera-se que na escola os alunos aprendam o conhecimento poderoso, não sendo oferecido em suas famílias.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n 101, p. 1287-1302, 2007.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 4 foi Cancelada.
	5.
	O modo como as palavras baixa cultura aparecem em nossa sociedade acabam depreciando a noção de cultura popular, ao mesmo tempo em que privilegiam uma expressão intelectualizada, baseada em referências legitimadas por críticos e autores especializados em repertórios restritos à história da arte sobre o que seja alta cultura. O currículo, a exemplo da cultura, é formado por um conjunto de práticas em que os significados são construídos, disputados, rejeitados, contestados e compartilhados. Sobre alta e baixa cultura, analise as sentenças a seguir:
I- São conceitos importantes dentro da escolarização para detectar obras de arte e objetos de origem real.
II- A baixa cultura é definida pela classe dominante como uma cultura que não lhe pertence, apontando-a como banal e insignificante 
III- A baixa cultura geralmente é considerada indigna de legitimação acadêmica ou de alto prestígio social.
IV- O caminho da baixa cultura para a alta cultura deve ser entendido como um caminho natural para a "elevação cultural" de um povo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	A avaliação é o principal mecanismo de sustentação do currículo. Segundo Perrenoud (1999), é um processo mediador na construção do currículo. Sobre a avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- Deve procurar se aproximar de medidas padronizadas e hierarquizadas de excelência para garantir a inviolabilidade do processo.
II- Práticas avaliativas que partem de informações coletadas a partir do diálogo e do pensamento reflexivo não garantem uma aferição correta sobre o desenvolvimento do aluno.
III- Seu objetivo é o acompanhamento de cada etapa do processo de aprendizagem do aluno de maneira contínua, constante, gradual, cumulativa, coerente, cooperativa e participativa. 
IV- Quando a escola avalia a aprendizagem do educando, não necessariamente está avaliando a capacidade de ensinar de seu corpo docente. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PERRENOUD, Philippe. Avaliação - Da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre. Editora Artmed, 1999.
	 a)
	Somente a sentenças II está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	A educação brasileira é marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadoras, ora renovadas. A Pedagogia Liberal inclina-se para formar um sujeito voltado a desempenhar um papel social. Saviani (2009) aponta três pedagogias diferentes, porém todas com o mesmo objetivo de conservar a sociedade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A pedagogia tradicional, centrada no intelecto, na transmissão do conteúdo e na pessoa do professor.
II- A pedagogia renovada ou escolanovista, centrada nos sentimentos, na espontaneidade da produção do conhecimento e no educando com suas diferenças individuais.
III- A pedagogia tecnicista, centrada na exacerbação dos meios técnicos de transmissão e apreensão dos conteúdos e no princípio do rendimento.
IV- A pedagogia crítico-social dos conteúdos é centrada na dialética em que a prática social é o início e o fim da prática educativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, jan/abr., 2009.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	O compromisso de um currículomulticultural está na emancipação social dos diferentes, fazendo uma clara opção política por um compromisso contra as discriminações, as desigualdades e o respeito à diversidade cultural. Sobre o currículo multicultural, analise as sentenças a seguir:
I- Demonstrar as diferenças e as desigualdades como algo natural.
II- Comprometer-se em realizar um maior intercâmbio cultural, com abertura às distintas manifestações culturais de grupos cujas identidades encontram-se ameaçadas.
III- Ter uma clara opção política por um compromisso contra as discriminações, as desigualdades e o respeito à diversidade cultural.
IV- Construir alternativas que possibilitem a promoção da cultura hegemônica como uma forma de remissão. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 8 foi Cancelada.
	9.
	A perspectiva de currículo pós-crítica enfatiza os estudos sobre a cultura, ideologia e subjetividade, vivenciadas nas relações sociais e de poder. As discussões consideram a linguagem, discursos, poder, evidenciando as forças subjetivas que incidem nas relações expressas socialmente. Sobre as características do caráter intercultural do currículo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O objetivo do currículo intercultural prevê o desenvolvimento da sensibilidade para a pluralidade de valores presentes na diversidade cultural.
(    ) A diversidade é construída por meio da legislação que aponta sobre o caráter regulador das adaptações de materiais.
(    ) Induz ao direito de reconhecimento das diferenças, baseados nas desconstruções de identidades sobre sexo, etnia, religião, classe e outros.
(    ) O professor nessa perspectiva de currículo necessita apresentar uma cosmovisão das diferenças dos grupos sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	A reforma necessária do pensamento é aquela que gera um pensamento do contexto e do complexo. O pensamento contextual busca sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre qualquer fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário. O complexo requer um pensamento que capte relações, inter-relações, implicações mútuas, fenômenos multidimensionais, realidades que são simultaneamente solidárias e conflitivas (como a própria democracia, que é o sistema que se nutre de antagonismos e que, simultaneamente, os regula), que respeite a diversidade, ao mesmo tempo que a unidade, um pensamento organizador que conceba a relação recíproca entre todas as partes (MORIN, 2005). Sobre o conceito de interdisciplinaridade, analise as afirmativas a seguir:
I- A perspectiva interdisciplinar emergiu para superar a fragmentação e a especialização do conhecimento, advindos da epistemologia positivista. 
II- Encontra-se articulada com o processo de ensino e aprendizagem, mas desvinculada da organização curricular e opções metodológicas educativas.
III- Apresenta uma relação de cooperação entre os especialistas que integram as disciplinas no mesmo projeto de trabalho educativo.
IV- Objetiva a recuperação da concepção de cultura, papel da escola e do homem, enquanto sujeitos atuantes no processo de ensino e aprendizagem.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: MORIN, Edgar. Educação e complexidade, os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
	 a)
	I.
	 b)
	II, III e IV.
	 c)
	II e III.
	 d)
	I, III e IV.

Continue navegando