Buscar

Antibióticos e o Impacto de seu Uso

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA
DISCIPLINA MICROBIOLOGIA
PROFESSORA GABRIELA GUIMARÃES MACHADO
Aluna: Tacyana Sthefany Bernardes Damasceno	 	RA: 12105240
Antibióticos e o Impacto de seu Uso
Os Antibióticos são medicamentos utilizados para o tratamento de infecções causadas por bactérias. Mesmo assim, cada antibiótico combate um tipo específico de bactéria que seja sensível à ele. Vale ressaltar que esse tipo de medicamento não combate fungos, vírus e outros parasitas. 
Todo medicamento deve ser utilizado de acordo com a prescrição médica, e não é diferente com os antibióticos. Só o médico pode indicar e prescrever os antibióticos. A forma como deve ser utilizado e os horários devem ser seguidos à risca pelo paciente, caso contrário, seu uso inadequado pode trazer riscos à sua saúde. Os riscos de se utilizar os antibióticos de forma indiscriminada variam desde causar danos á bactérias da nossa própria flora até desenvolver super resistência a eles. 
As chamadas bactérias “do bem” estão presentes em todas as pessoas, são microorganismos que colabora com nossa digestão, com a proteção de nossa pele e mucosas, entre outros. Ao ingerir antibacterianos sem necessidade pode-se afetar o desenvolvimento de bactérias benéficas para o organismo. O que pode resultar em problemas digestivos, ou infecções por outros microorganismos que seriam controlados por estas bactérias.
Outro grande problema do uso inadequado e indiscriminado dos antibióticos é que podemos estar criando uma resistência desses microorganismos ao medicamento. A exposição inadequada e em excesso de certas bactérias ao medicamento faz com que ela se modifique e acabe se tornando resistente a ele, isso significa que as doses do medicamento precisarão ser cada vez mais fortes até chegar ao ponto que ela não tenha mais efeito sobre ela. Por este motivo, vemos hoje o relato do surgimento de superbactérias, que são resistentes a praticamente todos os antibióticos existentes. Não que ela sejam “super-poderosas”, mas passaram por um processo denominado pressão seletiva, onde só as mais resistentes sobrevivem.
Esse uso indiscriminado acontece de várias formas: Automedicação; Prescrição desnecessária por parte do médico; Manuseio incorreto do medicamento em ambiente hospitalar; Problemas sanitários; Utilização inadequada de agrotóxicos; Uso de antibióticos veterinários de forma inadequada; Entre outros. Por isto é importante que todos saibam o quão perigoso pode ser a utilização indiscriminada dos antibióticos, não só o paciente, mas as equipes e demais profissionais da saúde e toda a população em geral.
REFERÊNCIAS
Antibiótico: a importância de uso racional. Pfizer, 2019. Disponível em https://www.pfizer.com.br/noticias/antibiotico-importancia-de-uso-racional. Acesso em 28 out. 2019.
BRASIL, Ministério da Saúde. Você Sabe o que são Superbactérias? UNA-SUS, 2015. Disponível em https://www.unasus.gov.br/noticia/voce-sabe-o-que-sao-superbacterias. Acesso em 28 out.2019. 
ROCHA, Lucas. Pesquisadora fala sobre a resistência causada pelo uso indiscriminado de antibióticos. Fio Cruz, 2015. Disponível em https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisadora-fala-sobre-resistencia-causada-pelo-uso-indiscriminado-de-antibioticos. Acesso em 28 out. 2019.
SANTOS, Helivânia Sardinha. Superbactérias. Escola Kids, 2019. Disponível em https://escolakids.uol.com.br/ciencias/superbacterias.htm. Acesso em 28 out. 2019.
TERRA, Márcia Regina; et al. Uso Indiscriminado de Antimicrobianos na Medicina Humana. IneSul, v.36 n.2, 2016. Disponível em https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_47_1482879121.pdf. Acesso em 28 out. 2019.

Continue navegando