Buscar

METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMATICA

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
JACIARA DANTAS
ANDRÉA CESAR E ANDERSON DOUGLAS PEREIRA RODRIGUES DA SILVA
MANOEL GERALDO JUVENAL NETO
Com base neste cenário, aponte como cada uma das seis “Tendências em Educação Matemática”, explicitadas anteriormente, poderiam contribuir para o ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.
	O termo “etnomatemática” foi constituído por Ubiratan D’Ambrósio, professor emérito de Matemática da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. A etnomatemática concebe a matemática como um produto cultural. A tendência da etnomatemática, contempla o saber oriundo do cotidiano: “A todo instante, os indivíduos estão comparando, classificando, qualificando, medindo, explicando, generalizando, inferindo e, de algum modo, avaliando, usando os instrumentos materiais e intelectuais que são próprios à sua cultura”, como afirma D’Ambrósio. É a matemática da vida, do dia-a-dia, que não ocorre no espaço escolar.
	A modelagem é um método alternativo de ensino-aprendizagem da matemática que começou a partir da década de 70, cujo objetivo é conectar a realidade com a matemática, promovendo o estudo a partir do mundo real para a análise do mundo abstrato e a solução de problemas que permitam a compreensão e a construção do saber.
	A resolução de problemas, inicialmente, foi uma reação ao ensino matemático que se caracterizava apenas na resolução de exercícios rotineiros e aplicação de memorização. Foi a busca pelo mundo real, ou seja, o problema matemático deixaria de ser um conteúdo abstrato e teórico para ser prático. É oferecida ao aluno a possibilidade de construir relações e de entender a aplicabilidade da matemática no mundo concreto.
	A informática na Educação Matemática é tão importante quanto o lápis, o papel e o giz. O pensar matemático deve acontecer também a partir dos mais variados recursos tecnológicos (computador, calculadora, internet,...) para que, das investigações e dúvidas, possam constituir-se novas formas de estudar e aplicar esse saber. Tudo pode transcorrer de forma interdisciplinar, sob o enfoque da modelagem e através do trabalho cooperativo.
	A tendência da história da matemática instiga o professor para pensar e analisar o saber histórico. Significa, pois, que o conhecimento matemático se torna alvo de investigação, mediante a busca do que tem significado para ser ensinado e aprendido. Propicia alternativas e estratégias que abarcam os mais variados posicionamentos interpretativos da história, para organizar e sistematizar as concepções e os conceitos oriundos das experiências históricas humanas.
	O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os estudantes gostem de aprender essa disciplina. A aprendizagem por meio de jogos, como dominó, palavras cruzadas, memória e outros permite que o estudante faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para preencher as lacunas que se produzem na atividade escolar diária.

Continue navegando