Buscar

AVALINADO APRENDIZADO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Ministério Público do Trabalho instaurou inquérito civil no Município de Jundiaí-SP (15ª Região) para apurar lesões coletivas trabalhistas. No curso desse inquérito, verificou-se que a lesão ocorria também na cidade vizinha de Cajamar-SP (2ª Região), localidade onde inclusive se estabelecia a sede da empresa. Segundo a jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Não respondida.
	
	Como o dano alcança mais de um Tribunal Regional do Trabalho, a ação deverá ser proposta em uma das Varas do Trabalho das sedes dos Tribunais Regionais do Trabalho da 15ª Região, da 2ª Região ou do Distrito Federal, estando prevento o Juízo para o qual a ação for primeiro distribuída.
	
	A ação deverá ser ajuizada em Jundiaí, exclusivamente, pois houve a fixação da competência com a instauração do inquérito civil.
	 
	A ação deverá ser ajuizada em Jundiaí ou Cajamar, estando prevento o Juízo para o qual a ação for primeiro distribuída.
	
	A ação deverá ser ajuizada em Cajamar, exclusivamente, pois a lesão emana da sede da empresa, por ser o centro de decisão de onde são emitidas as orientações para a filial, caracterizando-se como local da lesão.
	Respondido em 29/04/2020 02:17:47
	
Compare com a sua resposta: A) A prova pericial não é necessária porque o profissional bombeiro civil tem direito ao adicional de periculosidade fixado em Lei (Art. 6º, III, da Lei nº 11.901/09). B) O adicional de periculosidade será pago na razão de 30% sobre o salário-base, conforme o Art. 6º, III, da Lei nº 11.901/09 e o Art. 193, § 1º, da CLT.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Pedro, estivador, logo trabalhador avulso, está insatisfeito com os repasses que lhe são feitos pelos trabalhos no Porto de Tubarão. Pretende ajuizar ação em face do operador portuário e do Órgão Gestor de Mão de Obra ¿ OGMO. Como advogado de Pedro, indique a Justiça competente para o processamento e julgamento da demanda a ser proposta.
		
	
	As comissões de conciliação prévia poderão ser constituídas por grupos de empresas, contudo, elas não poderão ter caráter intersindical.
	 
	Justiça do Trabalho.
	
	Poderá optar pela Justiça Comum Estadual ou Justiça do Trabalho, caso pretenda o reconhecimento de vínculo de emprego.
	
	Justiça Comum Federal, dado que o avulso não tem vínculo de emprego com os réus e a matéria portuária é de âmbito nacional.
	
	Justiça Comum Estadual, pela ausência de relação empregatícia, sendo o avulso uma espécie de trabalhador autônomo.
	Respondido em 29/04/2020 02:19:35
	
Compare com a sua resposta: Sim. No âmbito do processo do trabalho as exceções de incompetência territorial e de suspeição são expressamente previstas na própria CLT e como o CPC somente se aplica em caso de omissão, a mudança do CPC não as afeta.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	O Sindicato dos Trabalhadores de Bares e Restaurantes de Belém não está recebendo o repasse da Contribuição assistencial de seus associados que são empregados do Restaurante Flôr da Amazônia Ltda, apesar de regularmente descontados. Caso queira ingressar com uma ação de cobrança em face da empresa, alegando ausência de repasse dos valores devidos a título de contribuição assistencial, poderá ajuizar esta ação na:
		
	
	Justiça do Trabalho, em uma das Turmas do TRT
	 
	Justiça comum estadual, em uma das varas cíveis da comarca de Belém
	
	Juizado Especial cível da comarca de Belém
	
	Justiça comum federal, em uma das varas cíveis da comarca de Belém
	 
	Justiça do Trabalho, em uma das vara do trabalho de Belém
	Respondido em 29/04/2020 02:21:01
	
Compare com a sua resposta: Não é necessário, consoante sumula 128 do TST, pois o juízo precisar estar garantido com o depósito judicial ou penhora de bens para poder interpor agravo de petição.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Se for instalado conflito de competência positivo entre dois juízes do Trabalho do Estado de Pernambuco, qual será o órgão competente para julgá‐lo?
		
	
	O TST.
	
	O STF.
	
	apresentar agravo de petição no prazo de oito dias.
	
	O STJ.
	 
	O TRT de Pernambuco.
	Respondido em 29/04/2020 02:27:43
	
Compare com a sua resposta: No caso concreto, o empregador deverá suspender a empregada e ajuizar a ação de inquérito para apuração de falta grave, prevista no artigo 853, CLT, conforme determinado pela Súmula 379, Tribunal Superior do Trabalho.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(TRT 4ª R ¿ 2015 ¿ Analista Judiciário) A empresa Sinais dos Tempos, na qualidade de reclamada em dissídio individual trabalhista, pretende utilizar em sua defesa um instituto jurídico previsto apenas na legislação processual civil. Tal situação
		
	
	será sempre possível tão somente diante da lacuna da legislação processual trabalhista.
	
	será possível somente se fosse utilizada pelo empregado em razão do princípio da norma mais favorável ao trabalhador.
	 
	será possível nos casos omissos, em que o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas do sistema trabalhista.
	
	será possível apenas em caso de expressa concordância da parte contrária.
	
	não será possível em nenhuma hipótese diante da inflexibilidade das normas processuais trabalhistas.
	Respondido em 29/04/2020 02:28:35
	
Compare com a sua resposta: a) A competência é a da justiça do trabalho da Cidade de Dourados, eis que, Adamastor foi contratado e trabalhou nesta cidade, consoante art. 651, caput, CLT que estabelece a competência considerando o local de trabalho do empregado. b) Adamastor prestou serviços na qualidade de pessoa física e não pessoa jurídica, consoante o que dispõe o art. 3º da CLT, sendo assim, a competência para processar e julgar a demanda é a justiça trabalhista, com base no art. 114, I, CF/88 que estendeu a competência material da justiça do trabalho.

Outros materiais