AVALIANDO APRENDIZADO 1
3 pág.

AVALIANDO APRENDIZADO 1


DisciplinaDireito Processual Civil II7.094 materiais134.931 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Se o réu, de maneira injustificada, não comparecer à audiência de conciliação ou mediação prevista no art. 334, do NCPC:
		
	 
	Será sancionado com multa, por ato atentatório à dignidade da justiça.
	
	Poderá ser conduzido coercitivamente, inclusive com auxílio de força policial, mediante determinação do juízo.
	
	Terá que pagar multa ao autor da ação.
	
	Não se observará qualquer consequência processual.
	
	Será considerado revel.
	Respondido em 29/04/2020 02:32:17
	
Compare com a sua resposta: Não. Considerando os termos do §1º do art. 503 do NCPC o juiz federal não teria competência para julgar a questão da união estável de forma a torna-la questão sujeita à coisa julgada (como se questão principal fosse).
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	João é citado em ação proposta por Pedro e realiza contestação alegando falta de pagamento para não cumprir com sua parte em contrato firmado pelas partes. Além disso, também aproveitou e está cobrando de Pedro determinada soma em dinheiro, oriundo do mesmo negócio jurídico. Marque a opção que indica as respostas apresentadas por João nos autos do processo.
		
	
	contestação e reconvencão em petições distintas.
	 
	contestação e reconvenção na mesma peça processual.
	
	apenas contestação, mas sem reconvenção ou qualquer exceção.
	
	reconvenção e exceção de contrato não cumprido.
	
	impugnação ao valor da causa e exceção .
	Respondido em 29/04/2020 02:34:21
	
Compare com a sua resposta: a)Não. A orientação prestada pelo advogado no tocante ao rito ou procedimento adequado ao caso está completamente equivocada. A uma, pois de acordo com o NCPC não existe mais a figura do ?procedimento comum sumário (arts. 272 e 275 e seguintes do CPC/73), mas sim o ?procedimento comum, (art. 318 do NCPC). A duas, pois mesmo com o NCPC, sendo Jorge Lourenço pessoa maior de 18 anos, plenamente capaz e sua causa não complexa, certamente pode-se optar pelos Juizados Especiais Cíveis ( Lei 9099/95), em tese, opção menos onerosa e mais célere do que a tramitação em varas cíveis. b) Como antecipado no item a), parte final da resposta, Jorge Lourenço poderia pleitear seus direitos em Juizado Especial Cível Estadual ( Lei 9099/95). A Lei 9099/95 contém um rito especial e um juízo especial, tudo em prol dos princípios ou ideais do art. 2o da referida lei.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O novo Código de Processo Civil, aprovado pela Lei 13.105/2015 (CPC/2015), entrará em vigor a contar de um ano de sua publicação oficial, em substituição ao CPC/1973. Sobre a aplicação do novo diploma processual, julgue os itens a seguir: I. A prova requerida no processo antes da vigência do novo código, isto é sob as regras legislativas do CPC/1973, ao ser produzida na vigência do CPC/2015, regular-se-á pelo novo diploma legal. II. A contagem de prazos processuais em dias úteis, não mais em dias contínuos, estabelecida pelo CPC/2015, incidirá nos prazos que iniciarão contagem a partir da vigência do CPC/2015. III. Ao entrar em vigor, o CPC/2015 será aplicado aos processos que se iniciarem sob a sua égide, mantendo-se o CPC/1973 para reger todos os processos iniciados em data anterior à vigência do novo código IV. Os atos processuais praticados sob a vigência do CPC/1973, em processos não sentenciados, por exemplo, a citação de empresas públicas e privadas, não serão renovados devido à vigência da nova disciplina processual do CPC/2015. V. A norma processual do CPC/2015 não retroagirá e será aplicada imediatamente aos processos em curso, respeitados os atos processuais praticados e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência do CPC/1973. Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS:
		
	
	I, III e IV.
	
	III, IV e V.
	 
	II, IV e V.
	
	I, IV e V.
	
	I, II e IV.
	Respondido em 29/04/2020 02:40:05
	
Compare com a sua resposta: A)Não. Embora não exista impedimento do juiz, veda que o advogado apresente petição nos autos juntando substabelecimento em causa onde seu genitor figure como juiz. Assim, é vedada a juntada de substabelecimento aos autos, de modo a restringir a intencional posterior criação de impedimento do juiz.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em consonância à Lei 13.105, assinale a alternativa correta:
		
	 
	O interesse do autor pode limitar-se à declaração da existência ou da inexistência de relação jurídica, bem como da autenticidade ou falsidade de documento, sendo admissível a ação declaratória, ainda que tenha ocorrido a violação do direito.
	
	A ação fundada em direito pessoal e a ação fundada em direito real sobre bens móveis serão sempre propostas no foro do domicílio do réu.
	
	Compete à autoridade judiciária brasileira, com exclusão de qualquer outra, proceder a inventário e partilha de bens, situados no Brasil, exceto quando o autor da herança seja estrangeiro e tenha residido fora do território nacional.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	O foro do domicílio do autor da herança, no Brasil, é o competente para o inventário, a partilha, a arrecadação, o cumprimento de disposições de última vontade e todas as ações em que o espólio for réu, exceto quando o óbito tenha ocorrido no estrangeiro.
	Respondido em 29/04/2020 02:44:47
	
Compare com a sua resposta: a) A resposta é afirmativa. O texto do art. 359 reflete e estende a ideia de que em todo e qualquer momento processual que for possível, deve haver a interpretação e ação favorável ao incentivo da conciliação, mediação e arbitragem, nos termos do art. 3o, §§1o a 3o do CPC/2015. O CPC/73 continha disposição similar, com maior timidez e talvez pouco incentivo prático na letra do art. 448. Não se pode perder de vista a ideia de que tais dispositivos estão amparados constitucionalmente, principalmente com o art. 5o, LXXVIII da CRFB de 1988 ( razoável duração do processo). b) Significa que em regra, a audiência de instrução deve ter começo, meio e fim de forma ininterrupta e apenas ser cindida em caráter excepcional e devidamente justificado. Trata-se do disposto no art. 365 do CPC/2015, reproduzindo a ideia prevista no art. 455 do CPC/73, ainda que com maior definição quanto às hipóteses e tempo de recomeço da audiência. Espera-se que as agendas permitam o cumprimento dos ideais da regra da não interrupção e recomeço o mais breve possível.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Analisando os requisitos da petição inicial, a única alternativa CORRETA é:
		
	
	A qualificação das partes se presta a duas funções principais: permitir a citação do réu e a individuação dos sujeitos processuais parciais. Em razão disso, caso o autor não tenha o nome completo do réu e o número do seu CPF, ficará impedido de ajuizar a respectiva ação até a comprovação de tais dados.
	 
	Ainda que os fundamentos jurídicos componham a causa de pedir, não vinculam o juiz em sua decisão ao fundamento jurídico narrado pelo autor, de forma que essa vinculação só existe quanto aos fatos jurídicos narrados.
	 
	Quando a causa for de valor inestimável, o autor pode deixar de constar o valor da causa na petição inicial, deixando para fazê-lo apenas após a prolação de sentença, quando se saberá, com exatidão, o benefício final conseguido com a demanda.
	
	O Novo Código de Processo Civil trouxe importante inovação ao deixar de exigir requisitos que devem constar na petição inicial.
	
	Ainda que se reconheça a existência de dificuldades na indicação de todos os dados exigidos pela lei quanto às partes, o mesmo não ocorre relativamente ao autor, sendo que se a petição inicial não vier com sua correta qualificação, o juiz deverá, de imediato, indeferi-la.
	Respondido em 29/04/2020 02:46:09
	
Compare com a sua resposta: O juiz Pedro Bandeira, mesmo não tendo amizade íntima com o coordenador do curso e com o Diretor da faculdade, não poderá julgar a demanda, por ser professor da instituição de ensino, conforme dispõe o CPC, art. 144: Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo: VII