Buscar

Comentários sobre o artigo 129 do Código Penal

Prévia do material em texto

Comentários sobre o artigo 129, parágrafos 1º e 2º
O artigo 129 do Código Penal traz o seguinte texto:
 Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:
Pena - detenção, de três meses a um ano.
Porém, para a medicina legal, o importante para esse trabalho são seus parágrafos 1º e 2º. O primeiro parágrafo traz penas de um a cinco anos de reclusão, trata das lesões graves e traz os seguintes itens: 
§ 1º Se resulta:
I - Incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias;
II - Perigo de vida;
III - debilidade permanente de membro, sentido ou função;
IV - Aceleração de parto:
Pena - reclusão, de um a cinco anos.
O inciso 1 trata do resultado que traga a incapacidade para as ocupações habituais, por mais de 30 dias. Esse primeiro item traz a ideia da redução da mobilidade da pessoa por mais de 30 dias, não se refere somente ao trabalho, mas sim, a capacidade de realizar ação costumeiras, como é o caso de anda, praticar esportes, etc.
O inciso 2 trata do perigo de vida, que traz a possibilidade de uma morte imediata, devendo o perigo ser efetivo e sendo também comprovado por laudo médico, este por sua vez, devendo explicar detalhadamente o perigo sofrido.
O seu inciso 3 trata da debilidade permanente de membro, sentido ou função. Devemos adotar como membros as partes do corpo que se prendem ao tronco: braço, antebraço e mão e coxa, perna e pé. Já os sentidos são os mecanismos sensoriais pelos quais percebemos o mundo exterior, quais sejam: vista, audição, paladar, tato e olfato. A função é a atuação de um órgão, ou seja, função respiratória, circulatória digestiva, secretora, locomotora, reprodutora e sensitiva.
Em seu inciso 4 está a aceleração de parto. Este é bem autoexplicativo, necessitando apenas do nascimento prematuro da criança por intermédio da agressão. Porém, necessita que a criança nasça com vida, caso contrário, será alvo de aborto, contido no parágrafo 2º.
Findo a análise o parágrafo 1º, devemos agora nos deparar com o parágrafo 2º do art. 129. O referido artigo trata das lesões gravíssimas e traz uma pena de dois a oito anos de reclusão. No parágrafo 2º é trazido os seguintes itens:
§ 2º Se resulta:
I - Incapacidade permanente para o trabalho;
II - Enfermidade incurável;
III - perda ou inutilização do membro, sentido ou função;
IV - Deformidade permanente;
V - Aborto:
Pena - reclusão, de dois a oito anos.
O inciso 1 traz a incapacidade permanente para o trabalho. Ao contrário do inciso 1 do parágrafo 1º, este inciso trata somente do trabalho e não das ocupações habituais da vítima e traz a incapacidade permanente de realizar atividades lucrativas.
O inciso 2 trata da enfermidade incurável e trata da alteração permanente da saúde da vítima por processo patológico que não tenha cura. A exemplo, temos a transmissão intencional de AIDS.
Passando para o inciso 3 temo a perda ou inutilização do membro, sentido ou função. Os significados de membro, sentido e função já foram explicados no inciso 3 do parágrafo 1º, porém devemos explicar a perda e a inutilização do membro. A perda pode ser dada por mutilação ou amputação, já na inutilização, o membro continua ligado ao corpo, porém, perde totalmente a sua função primária.
No inciso 4, temos a deformidade permanente. Esse dano é tratado como um dano estético, visível e permanente, sendo assim, capaz de provocar situações de vexame.
E para finalizar, o inciso 5 traz o aborto. Nesse inciso temos um crime preterdoloso, o agente não queria esse resultado, o resultado primordialmente desejado era a agressão da vítima, mas provoca o aborto de forma culposa.
CAIO CARVALHO DE AQUINO MIRANDA

Continue navegando