Buscar

Estudo de caso Cidades Educadoras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os EUA e o Japão são países de referência em educação que trabalham com escolas abertas aos finais de semana, como projeto Extra Classe, que realiza diversas atividades extras curriculares como: cursos profissionalizantes, recreação. Que contribui para a melhoria de vida de toda a comunidade.
No Brasil há projetos que buscam inovar a educação como o projeto Família na escola, no CEM Professora Maria Martins e Lourenço em Votuporanga em São Paulo. O Projeto Inova Escola, que seu objetivo é trazer práticas como Co criação de conteúdos entre as disciplinas, uso de ferramentas tecnológicas e integração com a comunidade. O Projeto Cartografia de Sentidos nas Escolas, que estimula os estudantes a construir um mapa sensorial da cidade pela exploração do entorno da escola, com suas cores e sons característicos, e com a ajuda dos depoimentos de moradores.
Em Curitiba no Paraná, um dos Projetos é o Bullying não é brincadeira. Que conta com um Kit com manual de orientação e bonecos com personagens, e assim vários trabalhos foram desenvolvidos: vídeos, teatros, debates produção de textos individuais e coletivas com a ajuda dos familiares. Aonde a ação principal do projeto é integrar profissionais da educação, estudantes e a comunidade escolar, no combate ao bullying.
O programa Escola de Portas Abertas contribui para uma melhor integração entre família, escola e comunidade. Por meio de atividades e programas oferecidos no ambiente escolar direcionados á atividades culturais e artísticas e de recreação que promovam uma interação entre todos os envolvidos para que assim todos entendam a importância da escola para a comunidade e assim ajudem também a cuidar da escola e de seu entorno. 
Um território educativo é aquele, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de crianças, jovens, adultos e idosos.

Continue navegando