Buscar

Minha reflexão se deu em um pensamento voltado a educação contemporânea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Minha reflexão se deu em um pensamento voltado a educação contemporânea, visando a força dando forma... A educação sempre tem um objetivo externo ao individuo. A criança faz o ensino fundamental, passa para o médio, insere no superior, sempre com este impulso de poder, regras que todos precisam ter, pois diz respeito ao futuro, de ingresso no mercado de trabalho. Uma busca não de conhecimento de si, mas como um processo educativo de carreira, uma espécie de dominação, que se não for assim, não será ninguém na vida, ou seja, indivíduos construídos, arquitetados pela força do poder. 
Focault traz a expressão de ''corpo dócil'', corpo muito fácil de ser moldado, obedece sem oferecer relutância, é obediente, manso e aprende facilmente. O biopoder necessita de corpos dóceis, necessita de obediência para introduzir neles o sistema padrão, e nada melhor que começar isso nas instituições escolares, afinal, é lá que os primeiros ensinamentos externos são passados com mais complexidade. O sistema precisa de povos que seguem e acreditem neles, precisa de alienação, assim o sistema cresce e se expande de forma ampla para afetar novos corpos. Na escola, é essencial moldar o individuo afim com que ele cresça entendendo e seguindo o que o biopoder impõe. É essencial que nada fuja do controle e que nada crie alardes. Ja nascemos predestinados ao que iremos seguir e se não houver intervenções, seguiremos com venda nos olhos e achando tudo mil maravilhas. Não é tudo mil maravilhas! Só nos mostram o que querem, so nos inserem no que querem, so nos informa do que querem. Não podem nos perder, não podem nos assustar mostrando o que realmente são. A pergunta me indaga é: Se todo mundo tivesse acesso ao que realmente estamos inseridos, fariamos algo para mudar já que estamos tão acostumados? Talvez é isso mesmo que o biopoder influencia em nossas vidas.
 
Focalult é conhecido pelas suas críticas e instituições sociais especialmente a psiquiatria a medicina e as prisões. Para Focault a sua filosofia precisa ser prática não pode existir nas idéias, mas mudaram o mundo ao seu redor tornou-se um membro ativo de diversos grupos envolvendo campanha anti-racismo anti abuso de direitos humanos e lutas pelas reformas do sistema penal. Neste capítulo a disciplina pede Socorro a disciplina produz seres humanos que são apenas em renascer o sistema econômico ou nas palavras dele 
“Forma-se então uma política de correções que consiste no trabalho sobre o corpo, numa manipulação calculada dos seus elementos dos seus gestos dos seus comportamentos. O corpo humano entra numa maquinaria de poder que o esquadrinha, o desarticula e o recompõe a disciplina fábrica assim corpos submissos, e exercitados o chamado os “corpos dóceis”.
A disciplina aumenta as forças do corpo (em termos econômicos e utilidade) e diminuem essas mesmas forças ela dissocia o poder do corpo faz dele por um lado uma “aptidão”,uma “capacidade” que ela procura aumentar; e inverte por outro lado a energia, a potência que poderia resultar disso a faz uma relação de sujeição escrita”.
Focault o corpo se torna alvo de poder, a partir da revolução Francesa o corpo ideal para o sistema se torna o corpo dócil, uma união entre utilidade em termos econômicos e doçura em termos de obediência política.
O corpo dócil precisa ser obediente e produtivo,Focault vai dar e exemplos das instituições disciplina como as escolas e os hospitais, do trabalho exército. Omelhor soldado e aquele que obedece mais prontamente às ordens sem questionar, o melhor aluno são aquele que é quieto e tira as notas mais altas, do trabalhador é o mais positivo independente de todos os problemas pessoais, até mesmo doente se torna melhor quando não reclama das dores e toma seus remédios nas horas certas. Para Michel Foucault, o corpo dócil é aquele que se faça do seu poder político e se aproxima de uma utilidade para o sistema econômico. O sinal de entrar nas células é o mesmo que encerrar o expediente ciente das fábricas de mudança de aulas nas escolas. O corpo é moldado para a continuação da máquina no sistema da família é onde começamos o treinamento e adestramento a escola começamos a obedecer e a produzir, no trabalho produção, não interessa o que pensamos o que sentimos, produção nos faz um membro útil à sociedade. E se tentarmos fugir: igrejas, hospícios, cadeias. Nada somos que não engrenagens de uma máquina complexa, de um sistema econômico que não permite erros. 
Para Focault o poder não serve apenas para reprimir e sim para produzir. Não apenas objetos, mais corpos e mentes. Não há uma entidade de maligna há um senhor rico e poderoso manipulando tudo, todos fazemos parte do sistema, ricos, pobres, a sociedade inteira como um conjunto de interesses e forças.
“Tradicionalmente, o poder ao que se vê, mostra se manifesta de maneira paradoxal, encontra o princípio de sua força no movimento cultural exibir se quiser ao contrário se exerce tornando-se invisível. Focault vai dizer que os corpos também são formas de poder, onde o corpo ideal para o sistema é o corpo dócil, o corpo produtivo, mais obediente, o melhor soldado e aquele que obedece mais prontamente, sem questionar, as ordens, dadas melhor aluno é aquele tira as notas mais altas o melhor trabalhador é o mais produtivo nos tornamos apenas engrenagens de uma máquina conhecida como sociedade. não nos cabe pensar, e reagir. apenas fazer nossos papel e sermos úteis a essa maquina.