Buscar

Simulado PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL - Aula 5

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
	
	GST0918_A5_201902131339_V3
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: MAYARA CRISTINA XAVIER MARQUES
	Matr.: 201902131339
	Disc.: PLANEJ. DE CARREIRA 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Entende-se por "desenvolvimento sustentável":
	
	
	
	O desenvolvimento que tem como objetivo arrecadar recursos financeiros com base nos recursos ambientais.
	
	
	 O desenvolvimento que busca utilizar todas os recursos ambientais sem preocupação com as fututras gerações.
	
	
	O desenvolvimento que tem como objetivo reforçar as ações sustentáveis pelas empresas.
	
	
	 O desenvolvimento que não satisfaz as necessidades da presente geração e compromete a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades.
	
	
	 O desenvolvimento que satisfaz as necessidades da presente geração sem comprometer a habilidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades.
	
Explicação:
O conceito correto foi definido pela ONU, que foi a Organização que pioneiramente realizou a primeira Conferência sobre o Meio Ambiente. Está descrito no relatório Brundtland, de 1987. Todo a ideia de sustentabilidade ( e desenvolvimento sustentável) se baseia na preocupação com a preservação do meio ambiente para as futuras gerações. A ideia é que as empresas utilizem o meio ambiente, mas que não o esgote, por isso a ideia do sustentável.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Quanto à questão ambiental, assinale a opção INCORRETA:
	
	
	
	A preocupação ambiental visa demonstrar os cuidados com os recursos naturais. 
	
	
	Os empreendimentos industriais nada têm a ver com a preocupação ambiental, uma vez que devem priorizar a produtividade.
	
	
	A preocupação ambiental visa demonstrar os cuidados com a sustentabilidade.
	
	
	A preocupação ambiental visa estabelecer a responsabilidade social dos empreendimentos industriais.
	
	
	A evolução com a preocupação ambiental mundial tem sido marcada por conferências e encontros.
	
Explicação:
Como o enunciado pede que seja assinalada a opção INCORRETA, a alternativa a ser escolhida é: Os empreendimentos industriais nada têm a ver com a preocupação ambiental, uma vez que devem visar a produtividade. - Uma vez que têm a maior parcela de culpa quanto à degradação do ambiente.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Esse Protocolo  se propõe um calendário pelo qual os países-membros (principalmente os desenvolvidos) têm a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990 no período entre 2008 e 2012, também chamado de primeiro período de compromisso (para muitos países, como os membros da UE, isso corresponde a 15% abaixo das emissões esperadas para 2008).
Só passou a vigorar em 16 de fevereiro de 2005, teve o objetivo de estabelecer acordos e discussões entre as nações, para verificar metas que pudessem minimizar a emissão de gases que agravam o efeito estufa, como o metano e o gás carbônico (CO2). O Protocolo firmou dois momentos:
Marque a opção correta, que Protocolo estamos falando:
	
	
	
	O Protocolo de Johannesburg
	
	
	O Protocolo de Copenhague
	
	
	O Protocolo de Quioto
	
	
	O Protocolo de OEA
	
	
	O Protocolo de Brundtland
	
Explicação:
O Protocolo de Quioto, que só passou a vigorar em 16 de fevereiro de 2005, teve o objetivo de estabelecer acordos e discussões entre as nações, para verificar metas que pudessem minimizar a emissão de gases que agravam o efeito estufa, como o metano e o gás carbônico (CO2). O Protocolo firmou dois momentos:
¿ O primeiro momento contemplou o período de 2008 a 2012, no qual 37 países industrializados e a Comunidade Europeia firmaram o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa para uma média de 5% em relação aos níveis de 1990.
¿ No segundo momento, as partes do acordo se comprometeram a reduzir as emissões de gases estufa em, pelo menos, 18% abaixo dos níveis de 1990, no período de oito anos, entre 2013 e 2020. Destaca-se que não houve um valor único, cada país negociou a sua própria meta de redução de emissões em função do seu objetivo e condição de atingir a meta no período considerado (Ministério do Meio Ambiente).
Em relação aos objetivos do relatório de Quioto, não há evolução nas propostas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No dia 1º de novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 ¿ Diretrizes sobre Responsabilidade Social, cujo lançamento foi em Genebra, Suíça. No Brasil, no dia 8 de dezembro de 2010, a versão em português da norma, a ABNT NBR ISO 26000, foi lançada em evento na Fiesp, em São Paulo (inmetro.gov.br, ISO26000).
Esta é a Norma Internacional mais recente e que caracteriza a preocupação dos signatários com a responsabilidade social. Sobre ela podemos afirmar:
I  Assim como normas anteriores, como a ISO 9001 e a ISO 14000, a 26000 possui uma certificação que é dada apenas às organizações que cumprem rigorosamente seus princípios.
II  A norma toma por base as normas, tratados, convenções e outros documentos intergovernamentais, inclusive as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a definição das suas recomendações de conteúdo.
III  A norma tem como objetivo fornecer orientações sobre princípios e práticas de responsabilidade social dirigidas a organizações de qualquer natureza, não apenas para empresas.
Das afirmativas acima:
	
	
	
	I e III são verdadeiras.
	
	
	Somente I é verdadeira.
	
	
	Somente I é falsa.
	
	
	Somente III é falsa.
	
	
	Somente II é verdadeira.
	
Explicação:
I é verdadeira.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Constada a existência de sérios problemas ambientais vividos pelo planeta, e estabelecida uma consciência mundial sobre o problema, algumas iniciativas importantes tem sido tentadas a fim de resolver ou, pelo menos, amenizar suas consequências. Uma delas, o chamado Protocolo de Quioto, fruto de conferência mundial realizada na cidade de mesmo nome, no Japão, em 2005, pretendia comprometer os países membros da comunidade internacional com metas concretas de redução de emissão de gases do efeito estufa. O Protocolo firmava um processo de redução a ser praticado sucessivamente em dois momentos.
Assinale entre as alternativas a seguir aquela de descreve o conteúdo do que foi acordado no segundo momento.
	
	
	
	foi estabelecida uma meta comum, a ser cumprida entre 2008 e 2012, que estipulava uma redução média de 10% relativamente às emissões produzidas em 1970
	
	
	foi estabelecida uma meta inicial, a ser cumprida entre 2008 e 2012, que estipulava uma redução média de 5% relativamente às emissões produzidas em 1980
	
	
	foi estabelecida uma meta de continuidade, a ser cumprida entre 2008 e 2012, que estipulava uma redução média de 5% relativamente às emissões produzidas em 1990
	
	
	as partes se comprometiam a reduzir a emissão de gases do efeito estufa em média em 18% do que havia sido emitido em 1990, num período compreendido entre os anos de 2013 e 2020
	
	
	foi estabelecida uma meta final, a ser cumprida entre 2005 e 2013, que estipulava uma redução média de 10% relativamente às emissões que seriam produzidas em 2013
	
Explicação:
O processo de amadurecimento das questões ambientais na opinião pública mundial, em particular entre os homens de Estado, a partir da década de 1960, desencadeou uma série de encontros internacionais voltados ao reconhecimento e superação do problema. O primeiro desses eventos teve lugar em Estocolmo, na Suécia, em 1972, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.Em 1987 vem a público o relatório Brundtland, também chamado de ¿Nosso Futuro Comum¿, produzido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente.
Em 1992 ocorre no Rio de Janeiro a ECO 92 ou Rio 92. Também promovida pela ONU, aprovou uma agenda para o século XXI, a Agenda-21, que tentava dar concretude às preocupações ambientais debatidas na reunião.
No espírito da Agenda 21, o Protocolo do Quito, elaborado na cidade japonesa do mesmo nome, cinco anos depois, em 1997, buscava estabelecer metas concretas, mensuráveis, que visavam à redução das emissões de gases que agravavam o efeito estufa, como o metano e gás carbônico-CO2. Foi proposto, então, que em dois momentos consecutivos os países aderentes ao Protocolo deveriam reduzir a emissão daqueles gases: em 5%, entre 2008 e 2012, e 13%, entre 2012 e 2020. Ambas as taxas de redução teriam por referência as emissões praticadas 1990. Infelizmente, as propostas do Protocolo não foram levadas á prática.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Constitui uma das grandes preocupações no mundo moderno a degradação ambiental, que tem trazido problemas às gerações contemporâneas e promete ainda mais problemas às gerações futuras, caso não sejam revertidos os padrões de desenvolvimento praticados pela moderna sociedade industrial. Nesse quadro de preocupações ganha destaque a noção de desenvolvimento sustentável.
Assinale entre as alternativas a seguir a definição de desenvolvimento sustentável
	
	
	
	o padrão de desenvolvimento que congela nos atuais estágios da evolução humana o processo de desenvolvimento científico e tecnológico
	
	
	desenvolvimento seguindo os padrões vigentes na primeira revolução industrial, porem sem o emprego do carvão e da energia a vapor como fontes de energia
	
	
	as condições de desenvolvimento ideais e impossíveis, ou seja, sem a exploração e uso de recursos naturais de qualquer tipo e origem
	
	
	desenvolvimento seguindo os padrões vigentes na segunda revolução industrial, porem sem o emprego da energia elétrica como fonte de energia
	
	
	desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer as possibilidades de um futuro seguro, saudável e confortável das gerações vindouras
	
Explicação:
Nosso planeta sofre processos de degradação provocados pela ação humana, presa ela própria de uma ânsia produtiva, cujo padrão vem negligenciando a própria condição de sobrevivência da vida, inclusive a vida humana. Várias iniciativas, inclusive no âmbito das Nações Unidas, têm sido tomadas no sentido de entender e superar as causas do problema. O conceito de desenvolvimento sustentável tem sua formulação inserida no contexto desses esforços e tenta, de modo equilibrado e realista, compor as exigências demandadas pela lógica férrea do desenvolvimento, das inovações, dos avanços da tecnologia e da produção, com a necessidade premente de agir para preservação das condições naturais de vida da Terra, nossa casa-comum, sem a qual a própria humanidade pode estar ameaçada. A ideia da sustentabilidade constitui-se, portanto, a partir da crença de que é possível manter o avanço produtivo de forma a preservar-se e maio ambiente.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A consciência ambientalista mundial, em seu esforço de compreensão e superação da degradação ambiental sofrida pelo planeta, formula, na década de 1980, um novo olhar acerca do problema, distinto daquele que polarizou a década anterior na Conferência das Nações Unidas, realizada em Estocolmo. Assinale entre as alternativas a seguir aquela que identifica esse novo olhar.
	
	
	
	os verdes, aqueles que defendiam um novo tipo de civilização, sem exploração do homem pelo homem, e distribuição equânime da riqueza socialmente produzida
	
	
	movimento verde, cuja proposta aponta á necessidade do controle populacional, com base na ideia de que não há condição do planeta brigar mais de 1 bilhão de seres humanos
	
	
	os ecologistas, que subordinavam o avanço da humanidade às condições de exploração civilizada da natureza humana
	
	
	movimento ecológico, cuja proposta aponta à necessidade de uma alimentação humana mais saudável, sem agrotóxicos e outros defensivos agrícolas
	
	
	os chamados verdes, que defendiam uma ecologia social, propunham uma melhor distribuição da renda, com produção e consumo de acordo com as necessidades das pessoas e não do lucro
	
Explicação:
A questão ambiental, ou seja, o problema da degradação do meio ambiente e suas repercussões sobre a natureza, particularmente sobre os seres vivos, inclusive do ser humano, constitui um dos grandes problemas da contemporaneidade. Uma consciência social cada vez mais ampla, informada e crítica, tem origem somente nos anos 1960. O Direito passa a incorporar a questão a partir dos anos 1970, quando ocorre o primeiro grande encontro internacional, sob patrocínio da ONU, em Estocolmo, em 1972, tendo por tema o meio ambiente e sua relação com o processo de desenvolvimento, já que prevalece a tese de que o problema está diretamente ligado às emissões de gases de efeito estufa provenientes do processe de industrialização vivido pelo planeta nos últimos séculos.
O tema é polêmico e as avaliações oscilam desde aquelas que negam o problema àquelas que, no outro extremo, pretendem congelar ou zerar o curso do desenvolvimento, notadamente do processo produtivo. Aos marxistas e, posteriormente, aos ¿verdes¿ caberão as críticas que tentarão um equilíbrio entre a necessidade de preservação do planeta e a preservação do processo de desenvolvimento. Essas duas teses propõem alterações no sistema produtivo, na economia capitalista e na cultura fortemente consumista da parte da humanidade que tem acesso aos bens e serviços abundantemente produzidos.
Os marxistas, em sua análise do capitalismo como um sistema intrinsecamente injusto, mas defensores do processo de desenvolvimento, até para que grande parte da humanidade, ainda excluída ou parcialmente incluída, possa, também, se beneficiar do acesso a bens e serviços essenciais, defendem sua superação em nome de outro tipo de sociedade, na qual a igualdade social e econômica seja possível. Nesta perspectiva, o fim da exploração do homem pelo homem, quanto a exploração irracional da natureza, em nome do lucro imediato, somente seriam alcançadas em outro modelo de sociedade, socialista, baseado na planificação econômica com vistas à superação das desigualdades sociais e da degradação ambiental.
Os chamados ¿verdes¿, também críticos do produtivismo em nome do lucro imediato e do consumismo, como padrão de existência e realização pessoal, não defendem necessariamente a mudança de sistema social como condição para superação dos problemas ambientais.

Continue navegando