Buscar

AP1 TRABALHO NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso/Campus: Nutrição 
	Valor da avaliação: 10,0 pontos
	Nome da disciplina: Nutrição em Saúde Coletiva / Nutrição em Saúde Pública
	(X ) AP1 ( ) AP2 ( ) AP3
	Professor: Giselle Moura Messias
	DATA LIMITE DE ENTREGA: 06/04/2020
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	OBS: Prova totalmente a caneta. Proibido o uso de qualquer dispositivo eletrônico. Nas questões objetivas não é permitido nenhum tipo de rasura 
	Nota da avaliação:
	
	
QUESTÕES OBJETIVAS (7,0 PONTOS)
QUESTÃO DE FORMAÇÃO GERAL
1. (0,5 ponto) (COPEVE-UFAL/2017)
 
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
a) Dentre os principais poluentes do ar, estão a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono.
b) A poluição atmosférica não acontece no Brasil, já que a grande presença de mata em nosso território filtra o ar, deixando sem substâncias nocivas.
c) As condições climáticas (umidade e vento) não interferem na qualidade do ar.
d) Os veículos são os únicos emissores de poluentes na atmosfera.
e) A poluição do ar não causa problemas de saúde relevantes.
2. (0,5 ponto) (COSEAC/UFF-2017) O Brasil passou por diversas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que evidenciaram transformações no modo de vida da população. A ampliação de políticas sociais na área de saúde, educação, trabalho e emprego e assistência social contribuiu para a redução das desigualdades sociais e permitiu que o País crescesse de forma inclusiva. Também se observou rápida transição demográfica, epidemiológica e nutricional, apresentando como consequência maior expectativa de vida e redução do número de filhos por mulher, além de mudanças importantes no padrão de saúde e consumo alimentar da população brasileira (BRASIL, 2014). A figura a seguir explicita essas mudanças de uma forma peculiar.
A opção que melhor explica o exposto é:
a) As principais doenças que atualmente acometem os brasileiros deixaram de ser agudas e passaram a ser crônicas.
b) Apesar da intensa redução da desnutrição em crianças, as deficiências de micronutrientes e a desnutrição crônica ainda são prevalentes em grupos vulneráveis da população.
c) O Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, e as doenças crônicas são a principal causa de morte entre adultos. O excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras.
d) O Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, o que pode estar relacionado às mudanças no padrão tecnológico de vida da população, que levou ao aumento significativo do sedentarismo.
e) Apesar da intensa redução da desnutrição em crianças, as deficiências de micronutrientes e a desnutrição crônica ainda são prevalentes em grupos vulneráveis da população como os idosos.
3. (0,5 ponto) (Prefeitura de Ituiutaba, 2016) A transição nutricional caracteriza-se pela mudança no perfil nutricional de uma população. No Brasil observa-se mudança desse perfil de subnutrição para obesidade. Assinale a alternativa que indica quais são alterações que influenciaram a mudança do perfil nutricional:
a) A entrada da mulher no mercado de trabalho, deixando assim, a tarefa de preparar as refeições para o homem, que em geral, prepara alimentos mais calóricos. E o sedentarismo, devido à falta de estímulo à prática de esportes.
b) A entrada da mulher no mercado de trabalho, forçando a alimentação com comidas rápidas. Aumento do poder de consumo e mudanças na prática da atividade física, tanto no trabalho, quanto nas horas de lazer, levando o indivíduo ao sedentarismo.
c) O aumento do número de restaurantes que oferecem comidas rápidas e a propaganda desenfreada que eles promovem para vender seus produtos, tornando-se um atrativo muito forte tanto para crianças quanto para adultos.
c) O aumento do número de lanchonetes que oferecem comidas rápidas e a propaganda desenfreada que eles promovem para vender seus produtos, tornando-se um atrativo muito forte tanto para crianças quanto para adultos.
e) Nenhuma das alternativas.
4. (0,5 ponto) De acordo com Monteiro et al. (2000), a transição nutricional é um processo que inclui mudanças cíclicas importantes no perfil nutricional da população, as quais são determinadas por uma série de variações econômicas, demográficas, ambientais e socioculturais que se relacionam entre si e que trazem como consequência modificações no padrão e no tipo de alimentação e atividade.
Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta uma das diversas
causas da transição nutricional.
a) Diminuição da ingestão calórica aparente, que se reflete em todas as análises
de disponibilidade de alimentos no País.
b) Inserção da mulher/mãe no mercado de trabalho, o que faz que ela não tenha
tempo de cozinhar para a família.
c) Diminuição da proporção de lipídios no total do consumo energético.
d) Aumento generalizado das atividades físicas pelo uso de tecnologias que as
favorecem.
e) Reforma sanitária na década de 40, que proporcionou mais saúde e melhor
alimentação, o que levou, posteriormente, ao sobrepeso e à obesidade de grande
parte da população.
5. (0,5 ponto) Em uma entrevista para o cargo de preceptora de estágio do Curso de Nutrição, a candidata respondeu algumas perguntas sobre Nutrição em Saúde Coletiva. A profissional disse que os principais problemas de Nutrição em Saúde Pública no Brasil, após a transição nutricional, são os seguintes (assinale a alternativa correta):
a) Osteoporose, obesidade e câncer em mulheres maiores de cinquenta anos.
b) Diabetes mellitus e doenças cardiovasculares em indivíduos com mais de quarenta anos.
c) Desnutrição, anemia, bócio, hipovitaminose A e cárie dental.
d) Desnutrição, anemia, bócio, hipovitaminose A, cárie dental, sobrepeso e obesidade e suas complicações na população em geral.
e) Osteoporose, Diabetes mellitus, obesidade e anemia na população em geral.
6. (0,5 ponto) (UFF/2017) Em um determinado município, observou-se alta prevalência de excesso de peso em crianças de 4 a 10 anos, conforme dados do Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (SISVAN). Considerando as possibilidades de atuação dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF), o nutricionista integrante do NASF:
a) deve atuar como formador dos membros das diversas ESF ligadas à comunidade, para que esses profissionais façam a prescrição dietética para as crianças obesas de sua área de abrangência.
b) deve colaborar com a equipe multidisciplinar do NASF, que pode ter como foco um determinado grupo de crianças com excesso de peso, promovendo hábitos mais saudáveis.
c) pode auxiliar na resolução dos problemas relacionados a aspectos médicos e de alimentação e nutrição, realizando atendimentos individuais, independentemente da colaboração da ESF no acompanhamento do usuário do SUS e de sua família.
d) deve atuar como agente principal do NASF, que pode ter como foco grupos de crianças com excesso de peso.
e) pode auxiliar na resolução dos problemas relacionados à alimentação mais saudável, independentemente do acompanhamento do usuário do SUS e de sua família.
7. (0,5 ponto) (Adaptado de INEP, 2013) Um nutricionista foi contratado para atuar em um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) ao qual estão vinculadas 10 equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que cobrem um território de aproximadamente 30 000 habitantes. Os NASFs têm por objetivo ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da ESF na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica.
Com base nas informações apresentadas no texto e considerando a atuação do nutricionista no NASF, avalie as atividades a seguir.
I. Identificar os problemas relacionados à alimentação e nutrição do seu território de atuação, estabelecendo critérios de referência e contrarreferência, para depois comunicaràs equipes as ações necessárias.
II. Estabelecer os critérios de referência e contrarreferência para os problemas relacionados à alimentação e nutrição, a partir de consultas individuais.
III. Capacitar as equipes da ESF, para o desenvolvimento de ações de controle e prevenção de agravos nutricionais.
IV. Elaborar, em parceria com a ESF, rotinas de atenção nutricional e de atendimento de pessoas com doenças relacionadas à alimentação e nutrição.
V. Articular estratégias de ação com equipamentos sociais de seu território de ação, para possibilitar a proteção social às famílias em insegurança alimentar e nutricional.
São atividades do nutricionista do NASF, apenas:
a) I, II e IV.
b) I, II e V.
c) I, III e IV.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.
QUESTÕES DISCURSIVAS (3,0 pontos, cada questão correta vale 1,0 ponto):
8 (1,0 ponto) O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa federal de transferência direta de renda à famílias em situação de pobreza ou de extrema, com a finalidade de promover seu acesso aos direitos sociais básicos e romper com o ciclo intergeracional da pobreza. Portanto, explique como o Programa funciona.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 (1,0 ponto) Em uma aula sobre Saúde Coletiva, a nutricionista palestrante discorreu sobre o Pacto pela Saúde e o Sistema Único de Saúde. Portanto, discorra sobre o Pacto pela Saúde em no mínimo dez linhas.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 (1,0 ponto) As diretrizes para organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e da obesidade, como linha de cuidado prioritária na Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, consideram a necessidade de se definir a assistência de alta complexidade ao indivíduo com obesidade, determinando os seus papéis na atenção à saúde e as qualidades técnicas necessárias. Sobre o excesso de peso, discorra sobre os seus impactos na saúde da população.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Continue navegando