Buscar

Disciplina Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:638389) ( peso.:1,50)
	1.
	O ensino público oferecido às escolas brasileiras antes da década de 1950 eram traduções e adaptações dos materiais europeus. Além de trazer conteúdos europeus, influíam na metodologia dos professores. A elaboração de um novo currículo escolar iniciou somente em 1946, com a instalação do IBECC (Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura), que liderou a elaboração de novos materiais didáticos. Sobre o que pode ser destacado como um marco para o ensino de Ciências, considerando as contribuições do IBECC, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Capital humano estrangeiro especializado.
	 b)
	Projetos curriculares inovadores.
	 c)
	Financiamento para os primeiros exemplares publicados.
	 d)
	Empréstimos financeiros ao governo brasileiro.
	2.
	Com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1961, o IBECC conseguiu trazer para as escolas brasileiras materiais que priorizavam o processo de investigação. Os livros didáticos seriam traduzidos e adaptados para serem utilizados nas escolas como um meio de transformação e renovação no ensino de ciências. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 7 abr. 2020.
	 a)
	As editoras brasileiras mostraram grande interesse na publicação desses materiais.
	 b)
	Além de materiais curriculares, foram enviados dos Estados Unidos equipamentos para serem aplicados nas práticas de laboratório.
	 c)
	Com o financiamento realizado pela Fundação Ford e USAID, a renovação no ensino trouxe grandes problemas para a educação da época.
	 d)
	O IBECC firmou um convênio com a United Agency for International Development (USAID), que financiou grande parte da produção desses materiais.
	3.
	O ensino de ciências até a década de 1950 era puramente tradicional. Os livros apresentavam conceitos prontos e definitivos, não possibilitando a participação dos alunos nas descobertas nem uma aprendizagem por meio de uma ciência viva. Muitas foram as contribuições ao longo das décadas sobre como foi abordado o ensino de Ciências ao longo das décadas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a abordagem sobre o ensino de Ciências do período histórico a que se refere o texto:
	 a)
	O ensino priorizava atividades investigativas em que o aluno seguia etapas predeterminadas.
	 b)
	Foi um ensino baseado em atividades experimentais baseadas no Método Científico.
	 c)
	O ensino de Ciências esteve voltado para o uso das tecnologias da época.
	 d)
	O ensino de Ciências valorizava a disciplina dos alunos e memorização dos conteúdos.
	4.
	O currículo de ciências exigiu muitas melhorias, tanto na forma de ensinar quanto nas metodologias adotadas em sala de aula. Para que ocorressem determinadas mudanças, era necessário considerar alguns aspectos. Quanto às mudanças no currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil não se preocupou em reestruturar seu currículo escolar, pois os materiais eram trazidos prontos de outros países.
II- A forma de ensinar ciências até a década de 50 apresentava uma forma descontextualizada e fragmentada. O aluno assumia um papel passivo durante a aprendizagem.
III- Após a década de 50, grandes movimentos de renovação foram criados para a melhoria no ensino de ciências, principalmente após o lançamento do satélite Sputnik.
IV- Os Estados Unidos se sentiram ameaçados com a superioridade apresentada no ensino soviético. Diante disso, realizaram mudanças em seu currículo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi um documento criado por educadores, que tinha como objetivos principal a escola pública para todos. A industrialização no país só seria possível se a educação fosse estendida como um direto contemplando todos os cidadãos.
Com base no exposto, sobre o Manifesto e o que podemos concluir considerando o seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Defendia a obrigatoriedade escolar.
	 b)
	Pregava o fim da igreja.
	 c)
	Pregava o sistema de ensino apenas para os ricos.
	 d)
	Entendia a educação como um direito social.
	6.
	O IBECC e o Ministério da Educação prepararam os professores com treinamento para utilizar os livros e os materiais para os laboratórios das escolas. Esses centros também contam com recursos vindos da  Fundação Ford e da Fundação Rockefeller. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das ações para o ensino de ciências foi a produção de kits de ciências, contendo componentes de química e folhetos explicativos para realizar o experimento.
II- O objetivo dos experimentos era possibilitar aos alunos equipamento simples para a realização de um ensino experimental de ciências.
III- Os projetos desenvolvidos foram também destinados ao ensino de física, química e biologia. Esta nova fase do ensino de ciências priorizava menos conteúdo e mais ciência, incentivando a investigação.
IV- A Fundação Ford trouxe para o Brasil cientistas norte-americanos para conhecer projetos do IBECC. As visitas realizadas nas escolas brasileiras não surtiram efeitos positivos para o ensino.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	7.
	O ensino de Ciências nos anos iniciais deve ser entendido como uma construção humana e cultural, que será ensinada aos mais jovens para a compreensão dos fatos. De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica adotada pelo professor deve abranger qual aspecto?
	 a)
	Reforçar que os fenômenos naturais são reações que ocorrem no ambiente, sem nenhuma relação com as ações humanas.
	 b)
	Valorizar os conhecimentos trazidos pela tecnológica, sendo mais confiável que os conhecimentos das Ciências Naturais.
	 c)
	Enfatizar a transmissão dos conhecimentos, reforçando a memorização dos fatos.
	 d)
	Discutir os conhecimentos trazidos pelas ciências, pois eles estão presentes na vida diária implicando em mudanças na sociedade.
	8.
	A educação passa por grandes incertezas quanto as suas práticas adotadas. Há a necessidade da mudança, pois o excesso de discursos não possibilita o enriquecimento de práticas eficientes para a aprendizagem. Grandes investimentos de recursos humanos e financeiros foram gastos pelo governo norte-americano para modernizar o ensino, a partir da década de 1950. Quanto aos objetivos que foram propostos para o ensino de ciências, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Incentivar criação dos projetos de 1ª geração para melhorar a formação de todos os professores para atuarem em ciências.
	 b)
	Trazer o ensino experimental com o objetivo de ensinar os professores a fazer ciências.
	 c)
	Aumentar a carga horária das disciplinas, resolvendo com isso todos os problemas do ensino.
	 d)
	Investir grandes valores financeiros para alcançar a hegemonia mundial.
	9.
	Ao iniciar o ano, a diretora reuniu os professores para discutir alguns assuntos relacionados às atividades a serem desenvolvidas durante o ano letivo. Durante a sua fala, destacou a importância de os professores elaborarem atividades que levem em conta o conhecimento espontâneo dos alunos. Para Nóvoa (1992), o professor conseguirá construir uma didática pedagógica, que contemple todas as dimensões do individuo e o leve à emancipação profissional, se vivenciar durante a sua formação inicial novas situações de aprendizagem. Segundo o autor, para o desenvolvimento profissional, a formação inicial de professores deve cumprir algumas demandas.Sobre essas demandas, analise as sentenças a seguir:
I- Preparar o docente para colocar em prática as concepções teóricas aprendidas ao longo de sua formação.
II- Possibilitar o contato com a pesquisa, pois a universidade é o local de produção do conhecimento.
III- Possibilitar que qualidade do docente seja mensurada por meio da acumulação de cursos realizados ao longo de sua trajetória.
IV- Entender as escolas como local de formação continuada, em que o docente estará em permanente construção e transformação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	10.
	O Brasil na década de 60, com a ditadura militar, passou por mudanças políticas. Essas mudanças, de certa forma, influenciaram o papel da escola, impondo um regime repressor para reforçar as reformas institucionais. Diante disso, quanto aos acordos estabelecidos com os Estados Unidos para a garantia dessas mudanças, analise as sentenças a seguir:
I- Os EUA influenciaram muito no setor industrial e educacional, por meio de acordos estabelecidos com a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional).
II- O principal objetivo do Brasil nesta época foi a modernização do país para melhorar a vida da população.
III- A educação brasileira foi considerada uma das áreas em que o governo mais priorizou para garantir melhores mudanças para a sociedade.
IV- Os acordos estabelecidos tinham o intuito de modernizar o Brasil, oferecendo bons salários aos brasileiros para atender ao progresso do país.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.

Continue navegando