A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
N2 AVALIAÇÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Usuário
	JAQUELINE GOMES
	Curso
	GRA0109 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PTA - 202010.ead-3872.03
	Teste
	20201B1 - CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PROVA N2 (A5)
	Iniciado
	14/04/20 14:16
	Enviado
	14/04/20 16:15
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 59 minutos
	Instruções
	Caso necessite a utilização do "EXCEL" clique no link ao lado -----------> excel.xlsx 
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
A dinâmica de grupo, utilizada como técnica de seleção, como cita FAISSAL, Reinaldo; et. al. (2009, p.113) consiste em propor a um grupo de candidatos um conjunto de atividades, tais como: vivências, jogos, simulações, testes situacionais, estudos de caso ou debates sobre temas específicos.
 
FAISSAL, Reinaldo; et al. Atração e seleção de pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, p. 113.
 
Sobre a aplicação das dinâmicas de grupo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
I. ( ) As dinâmicas funcionam como um estímulo para iniciar interações específicas entre pessoas.
II. ( )  Uma características das dinâmicas é favorecer a observação direta de comportamentos de candidatos.
III. ( ) Um bom uso das dinâmicas é quando se busca avaliar atitudes e habilidades interpessoais.
IV. ( ) Devido a alta complexidade das dinâmicas somente se encontram profissionais muito preparados para aplicá-las. 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois (1) as dinâmicas atuam como um estímulo para iniciar interações específicas entre pessoas. (2) As dinâmicas favorecem a observação direta de comportamentos de candidatos nos processos seletivos. (3) Um bom uso das dinâmicas é quando se busca avaliar atitudes e habilidades interpessoais. (4) Devido a grande quantidade de dinâmicas conhecidas e divulgadas há profissionais sem compreensão da técnica que fazem uso delas. 
 
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O RH, Setor de Recursos Humanos, não trata de uma atividade isolada (programa de treinamento, de comunicação, de formação de equipe ou de remuneração), mas trata de processos que geram soluções sustentáveis e integradas.
 
ULRICH, D.  et al. RH de dentro para fora : seis competências para o futuro da área de recursos humanos. Porto Alegre: Bookman, 2013.
 
Assinale a alternativa que apresenta uma questão relevante para a atuação de pessoas que lidam com o recrutamento e seleção.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Identificar as exigências e implicações globais do negócio para a sua organização.
	Resposta Correta:
	 
Identificar as exigências e implicações globais do negócio para a sua organização.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Preocupar-se apenas com as questões internas da empresa é um erro de recrutador. Deve-se pensar globalmente e agir localmente, isto é, conhecer as tendências gerais e reconhecer as necessidades locais. É uma competência mais cobrada dos selecionadores atuarem de modo sustentável e integrado. As pessoas são muito mais do que meros recursos, por isso o termo recursos humanos tem caído de frequência. Cabe ao selecionador conhecer as exigências globais do negócio e suas implicações para a organização.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto apresentado a seguir:
Silva e Zanelli (2004, p. 412) explicam a cultura organizacional como: “(...) construção histórica de pressupostos de valores pelos fundadores ou líderes da organização. Tais pressupostos estariam a todo instante determinando ou influenciando os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos dos membros do grupo.”
 
SILVA, N.; ZANELLI J. C. Cultura organizacional. In: ZANELLI, J. C. et al. (Orgs.) Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 412.
 
A respeito do processo de seleção e da cultura organizacional, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Um candidato perfeito para uma cultura muito hierarquizada pode não ser o melhor em equipes autogerenciadas.
	Resposta Correta:
	 
Um candidato perfeito para uma cultura muito hierarquizada pode não ser o melhor em equipes autogerenciadas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois um candidato que atende bem a uma cultura muito hierarquizada pode não ser o melhor em equipes autogerenciadas. Quando o selecionador se pauta na análise de cargos da empresa só isso não garante que está seguindo a cultura organizacional. Nem todo novo colaborador se integra à cultura da empresa. A não adaptação pode ocorrer devido a informações não esclarecidas tanto do lado da organização quanto do profissional. O processo de seleção serve para que empresa conheça o candidato e vice e versa.
 
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O recrutamento é considerado interno quando a organização utiliza seus próprios recursos humanos sem recorrer ao mercado externo.
Fonte: ARAÚJO, L. C. de. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2006, p. 17.
Sobre o recrutamento interno e suas implicações, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Na medida em que a empresa explicita as alternativas de crescimento para os funcionários, estes devem buscar se enquadrar ou procurar outra organização que melhor se adapte às suas competências.
Porque
II- O recrutamento interno visa obter dentro da organização as competências necessárias para obtenção de candidatos que preencham as vagas mais elevadas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Alternativa correta, pois a asserção (I) é correta de que: Na medida em que a empresa explicita as alternativas de crescimento para os funcionários, estes devem buscar se enquadrar ou procurar outra organização que melhor se adapte às suas competências. A asserção (II) é correta: O recrutamento interno visa obter dentro da organização as competências necessárias para obtenção de candidatos que preencham as vagas mais elevadas. A relação entre elas é de que a II justifica a I.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A IBM foi selecionada como a empresa mais cobiçada pelos jovens da Geração Z. É o que aponta o estudo global The Next Generation of Talent: Where Gen Z Wants to Work, feito recentemente pelo site de emprego Glassdoor, que traz algumas das tendências que estão surgindo entre a nova geração de jovens profissionais, incluindo onde eles estão mais interessados em trabalhar.
 
MUNDORH. Geração Z escolhe IBM como a empresa preferida para trabalhar, 2019. Disponível em: < https://www.mundorh.com.br/geracao-z-escolhe-ibm-como-a-empresa-preferida-para-trabalhar/>. Acesso em: 09 mai. 2019.
 
Sobre a atração de pessoas para o processo seletivo, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Uma característica do quadro de pessoas da IBM é a diversidade, fato que atrai pessoas da geração Z.
	Resposta Correta:
	 
Uma característica do quadro de pessoas da IBM é a diversidade, fato que atrai pessoas da geração Z.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a diversidade e o favorecimento da inclusão são aspectos importantes para as pessoas nascidas após 1997, a geração Z. É observado a geração Z buscar por trabalho em organizações como as da IBM. A geração baby blommer (nascidos antes de 1960) se interessa por hierarquia e burocracia. Empresas como a IBM estimulam a qualidade de vida, o que atrai a geração Z. Os horários flexíveis e bom ambiente de trabalho são estimados pela geração Z.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.