A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
jequeti

Pré-visualização | Página 1 de 3

13
UNIVERSIDADE PAULISTA - unip
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TÉCNICO EM MARKETING
Pesquisa de Mercado, Composto da Comunicação, Dinâmica das Relações 
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV
.
Santa Maria da Vitória - Ba
2019
Pesquisa de Mercado, Composto da Comunicação, Dinâmica das Relações 
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV
ALUNO: JOVÂNIO PEREIRA DOURADO RA: 1937794Santa Maria da Vitória - Ba
2019
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM VI; apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Marketing. Disciplina: Pesquisa de Mercado, Composto da Comunicação, dinâmica das Relações Orientador(a): Prof.ª. Mª. Daniela Menezes Prof. Esp. Marcelo Mello Profa. Dra. Solimar Garcia Profa. Mª. Valdice Neves Pólvora.
UNIVERSIDADE PAULISTA - unip
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TÉCNICO EM MARKETING
Sumário
1	INTRODUÇÃO	6
1.1 - A HISTÓRIA DOS COSMÉTICOS E DA JEQUITI	6
1.2 - A ESTREIA DA JEQUITI NO MERCADO	7
2	DESENVOLVIMENTO	10
CAPÍTULO 1	10
1.	PESQUISA DE MERCADO	10
2. COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO	12
CAPÍTULO 2	15
2.1 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS	15
3 CONCLUSÃO	16
4 REFERÊNCIAS	17
RESUMO
Foi realizado um estudo da Farm, que é uma empresa 100% brasileira, comemora mais de 15 anos da forma mais natural, contemporânea e autêntica possível. Inicialmente é feita a descrição da empresa e seu ramo de atuação, em seguida é abordado o tema composto de comunicação na sua principal variável, a promoção e as principais ferramentas com seu público-alvo e estratégias de vendas. Em continuidade a pesquisa de mercado que é levantar informações e fontes de dados utilizados para o crescimento e desenvolvimento da mesma. Finalizando é relatado a dinâmica das relações interpessoais onde o respeito que a marca tem para com seus colaboradores, sua preocupação em construir um ambiente favorável de trabalho e seguro, onde tem vários programas, ações e benefícios concedidos aos mesmos. Assim apresentando a enorme importância na economia brasileira e crescendo e criando novas expectativas para um futuro próspero e promissor.
Palavras – chaves: Comunicação, desenvolvimento, colaboradores.
ABSTRAT
INTRODUÇÃO 
A Farm vem com sua história de sucesso e seu faturamento tem tudo para chegar na casa dos bilhões. Com a força do seu mix de marketing que está relacionado com a força da marca de sua marca FARM que sempre quis transformar esse clima em moda, à partir de seu posicionamento democrático, continua a atrair públicos das mais diversas idades, regiões e classes sociais desde que decidiu apostar em franquias e lojas do em todas as redes sociais, que atraiu também o mercado internacional na América do Sul.
O respeito que a Farm trata seus colaboradores e a comunidade com participações em diversas campanhas, sendo uma das principais é o seu estilo, bom carioquês que a FARM passa que é menos salto alto e mais pé na areia, menos maquiagem e mais bronzeado, menos chapinha e mais cabelo secando ao vento depois de um mergulho no mar, menos espelho e mais olho no olho, menos relógio e mais nosso próprio tempo!
1.1 - A EMPRESA FARM E COMO FUNCIONA
As informações extraídas do site corporativo da Farm dão conta de que se trata de uma das maiores empresas do setor de varejo e design de vestuário do Brasil. No setor têxtil está hoje entre as 10 líderes em vendas no país. Tal companhia iniciou suas atividades no Brasil em 2000, quando a natureza, as rosas suas cores e formas foram o que inspiraram seus diretores tudo em cima da garota carioca e a leveza do natural autentico de todas as meninas mulheres do Rio de Janeiro, as cores e o que ela representa para casa pessoa seus projetos de verão tudo voltado a natureza e assim suas estampas.
A Farm é uma empresa muito grande com essência e sua missão é emocionar num processo natural e bem orgânico, o Marcello bastos e a Katia barros conseguiram traduzir, como ninguém, quem é a garota carioca sendo assim inspiração pra toda vida.
A estrutura de varejo da Farm é composta por uma rede de diversas lojas em vários shoppings no Brasil. Em todos os Estados Brasileiros e nas lojas franqueadas no exterior. 
Seu modelo de negócio baseia-se em três fases: cadeia de suprimento (logística e distribuição); gestão de marcas e produtos (promoção e desenvolvimento de produtos) e fase de vendas (estrutura de varejo). Sua estrutura de varejo é formada por dois canais de venda que se são: lojas próprias e franqueadas e o varejo multimarcas e está presente também no mercado internacional com 16 lojas franqueadas.
1.2 - COMUNICAÇÃO
Composto de comunicação trata exatamente da quarta variável do mix de marketing. A promoção implica a difusão de informações sobre o produto ou a empresa e, para tanto, faz uso de cinco tipos principais de promoção: propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e marketing direto. Essas ferramentas compõem o mix de promoção da empresa, cada uma interage de modo diferente com o cliente que deve ser integrado para transmitir uma mensagem coerente sobre o posicionamento estratégico da empresa, considerando as informações sobre o produto oferecido por ele.
As principais ferramentas de comunicação da farm são a Propaganda: Anúncios, catálogos, outdoors, painéis, material audiovisual (canais no yotube), Promoção de vendas: Concursos, feiras setoriais, programa de fidelização e basar, Relações públicas: Relatórios periódicos, informações a investidores, apoio à campanhas nacionais. Marketing direto e força de vendas: Newsletter, mala direta, webstore.
3.2 CLIENTES PRINCIPAIS 
A Farm possui uma linha de roupas, sapatos e acessórios voltado para adultos de todas as classes sociais; a marca Kids para as crianças de todas as classes sócias; para jovens de classes sociais A e B. Os produtos comercializados incluem toda a linha de vestuário e acessórios de moda e básicos para os públicos feminino, masculino e infantil.
3.3 ESTRATÉGIAS DE VENDAS DA FARM
Para a Farm o lançamento da cada campanha no verão, outono inverno e vem demonstrando resultados desde quando foi iniciada e juntamente com várias outras que já fazem grande sucesso, como por exemplo, a Campanha de bazar com peças de campanhas passadas conta com adesão de vários artistas, vem demonstrando resultados expressivos. Os produtos da marca são ofertados ao mercado por meio de seis coleções anuais, desenhadas internamente, segundo a tendência mundial do fast fashion e ao passar as coleções faz um bazar virtual com preços mais acessíveis para assim chegar a todas as pessoas e ter seu estoque todo zerado. 
Estes planos contemplam o reposicionamento dos preços; ajustes nas coleções para melhor atender ao público alvo; expansão da rede de lojas dentro de um modelo arquitetônico diferenciado e aumento no número de clientes. E unindo-se a isso, as campanhas de marketing, o cartão de crédito Farm e a loja virtual muito usada também são responsáveis pelo crescimento da marca.
O desempenho de vendas brutas da Farm totalizaram R$ 1.647,3 milhões em 2011, com crescimento de dois dígitos quando aderiu-se a moda infantil e masculina.
 A OFERTA DE CRÉDITO NA FARM
 Expandir a operação do Cartão da própria loja com promoções e com outros demais cartões com base em um acordo comercial com instituição financeira com compartilhamento de resultados e de riscos. Possibilitara a compra dos produtos em melhores condições de pagamento. Foco da estratégia: cartão do tipo private label com características comparáveis às de outros cartões no mercado, a ser complementado por um cartão co-branded e produtos adicionais, como crédito pessoal e seguros.
1. PESQUISA DE MERCADO
A pesquisa de mercado procura determinar as características de um mercado, como porte, taxa de crescimento, segmentação e posicionamento competitivo.
A pesquisa de mercado deve ser vista como mais