Buscar

atividade de campo penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de campo
a) Os desembargadores, ao considerarem uma mulher transexual como vítima de feminicídio se utilizaram de um recurso interpretativo ou integrativo? Diferencie interpretação analógica e analogia. 
R: Recurso integrativo, pois no ordenamento jurídico não há lei para feminicídio de transexual. 
 R: Analógica: é a adaptação das lacunas da lei, onde é feita uma comparação de casos concretos diferentes, mas com um problema parecido para surgir a mesma resposta 
R: Interpretação analógica: e onde a lei regula o caso concreto de modo expresso, mais de uma forma genérica. 
b) A matéria trata de feminicídio tentado praticado por quatro jovens menores de 18 anos. Caso a vítima viesse a falecer três meses após em decorrência das agressões sofridas, seria possível imputar tal delito aos envolvidos que tenham completado 18 anos antes do falecimento da vítima? 
R: sim, pois foi consequência das agressões. 
 c) Caso a vítima viesse a falecer a caminho do hospital em decorrência da colisão da ambulância na qual se encontrava com um ônibus, o resultado morte seria imputado aos adolescentes?
 R: Sim, pois se a vítima não tivesse sofrido agressões não estaria vulnerável ao acidente. 
d) Caso um policial estivesse presente no momento do crime e, por livre e espontânea vontade, decidisse não intervir na defesa da vítima, sua conduta teria relevância penal?
 R: Sim, seria omissão de socorro conforme art. 135 C.C deixar de prestar assistência, quando possível faze-lo sem risco pessoal, pois o policial tem por lei a obrigação da proteção, cuidado, o dever de agir, conforme art. .3 § 2º. Do C.C

Outros materiais