A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação 3 - Sindicalismo

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Queli Daiane Nunes Monteiro Adam (1942049)
	
	Disciplina:
	Sindicalismo e Negociação Coletiva (REH06)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639342) ( peso.:3,00)
	Prova:
	17390480
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os empregados e empregadores possuem o direito de constituir livremente seus sindicatos, sem que o Estado possa intervir nessa formação, sendo o foco principal a defesa dos direitos coletivos e individuais. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os sindicatos, além de suas atribuições relacionadas, por exemplo, às condições de trabalho e reajustes salariais, podem oferecer assistência médica e odontológica aos seus associados.
(    ) Ter o direito sindical significa, dentre outras coisas, ter o direito à greve.
(    ) Na convenção, estão definidos parâmetros como o direito do trabalhador em se filiar e desfiliar-se do sindicato.
(    ) A liberdade sindical é caracterizada por apenas duas garantias básicas, sendo elas o direito de fundar o sindicato e de administrá-lo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	2.
	A greve é instrumento de pressão, ou mesmo coerção, dirigido pela coletividade dos trabalhadores sobre o patronado e é o exercício de um poder de fato dos trabalhadores com o fim de realizar uma abstenção coletiva do trabalho subordinado. Com relação ao direito de greve, analise as sentenças a seguir:
I- Para todas das categorias é garantido o exercício livre e amplo do direito de greve, no entanto, cada uma possui lei própria.
II- É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a sua extensão e fixar quais as atividades que serão consideradas como essenciais para fins de delimitação do movimento.
III- São assegurados aos grevistas, dentre outros direitos, o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve, à arrecadação de fundos e à livre divulgação do movimento.
IV- Diante de serviços ou atividades essenciais à comunidade, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores devem a garantir que os serviços sejam mantidos durante a greve, sem que haja prejuízo para a comunidade. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	A OIT é fonte de regulamentação internacional das normas que regem as relações de trabalho. No entanto, cabe a cada estado membro a decisão de adotar essas normas e torná-las parte de seu ordenamento jurídico de acordo também com sua legislação. Sendo assim, existem diferenças entre os estados membros, no que se refere às relações coletivas de trabalho e ao funcionamento do sindicalismo. Sobre as relações coletivas do trabalho no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No Brasil, todos trabalhadores devem ser filiados a um sindicato da sua respectiva categoria.
(    ) No Brasil, a liberdade sindical é parcial, pois o poder público pode interferir na criação e administração de um sindicato.
(    ) No Brasil, dentro de uma mesma base territorial só pode haver um sindicato que defenda a mesma categoria. 
(    ) No Brasil, os sindicatos têm a liberdade de se organizarem e definirem sua forma de administração sem a interferência do poder público.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	Durante uma greve em serviços ou atividades essenciais, existe a obrigação por parte dos sindicatos, dos empregadores e dos trabalhadores em garantir que, durante o período da greve, a prestação dos serviços indispensáveis e inadiáveis à comunidade sejam mantidos. Com base nos termos da lei que assegura o exercício do direito de greve, sobre os serviços que são considerados essenciais, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Assistência médica e hospitalar.
	 b)
	Atividades escolares do ensino fundamental.
	 c)
	Guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares.
	 d)
	Distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos.
	5.
	Quando nos referimos às relações entre empregador e empregado, esta pode ocorrer a partir de duas formas, sendo a individual e a coletiva. Esses dois tipos de relações diferem-se pelos sujeitos e pelos interesses envolvidos, porém, tanto no direito das relações individuais, quanto no direito das relações coletivas de trabalho, o propósito é o mesmo, resguardo da dignidade do trabalhador. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- As relações coletivas são formadas por grupos, os quais são formados por pessoas abstratamente consideradas, levando-se em conta o interesse do grupo e não o do indivíduo.
II- As relações coletivas se caracterizam pela relação do indivíduo, caracterizado como empregado e empregador.
III- Quando a relação é coletiva, considera-se o interesse coletivo.
IV- As relações individuais ocorrem a partir da relação coletiva entre grupos com interesses em comum.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	Segundo Sergio Pinto Martins (2010), a negociação coletiva é uma forma de ajuste de interesses entre as partes, que acertam os diferentes entendimentos existentes, visando encontrar uma solução capaz de compor suas posições. A negociação coletiva é considerada o melhor sistema para resolução de problemas, em que visa-se regular a remuneração e outros termos do acordo contratual, regulamentando as condições de trabalho. No que se refere às convenções coletivas de trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Convenção coletiva é o instrumento coletivo firmado entre o sindicato representante da categoria patronal e o sindicato representante da categoria profissional.
(    ) Para ter validade, a convenção coletiva de trabalho deve ser, obrigatoriamente, homologada pela autoridade competente.
(    ) Não é lícito estipular duração de validade superior a dois anos para a convenção coletiva de trabalho.
(    ) É facultada a celebração verbal de acordo coletivo de trabalho, desde que presentes, ao menos, duas testemunhas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINS, Sergio Pinto. Direito do trabalho. 26. ed. São Paulo: atlas, 2010.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	De acordo com a Constituição de 1919, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem como objetivos a paz universal, a justiça social e melhores condições de trabalho. Essa organização busca estabelecer normas internacionais trabalhistas e padrões mínimos de respeito ao trabalhador. A Organização Internacional do Trabalho e suas estruturas formam um sistema de normas internacionais e é dirigida por um conselho de administração. Com base na estrutura da OIT, analise as sentenças a seguir:
I- A Conferência Geral, órgão máximo da OIT, possui a função de elaborar as convenções internacionais.
II- O Conselho de Administração da OIT é dirigido pela Repartição Internacional do Trabalho. 
III- Cabe ao órgão da Repartição Internacional do Trabalho a regulamentação das matérias trabalhistas no âmbito internacional. 
IV- O conselho de administração da OIT deve elaborar e controlar a execução das políticas adotadas pela Organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.