Buscar

Atividade Reflexiva I


Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade Reflexiva I - Prática de Ensino em Gestão Educacional
 
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE.
A Educação Infantil se engloba em 2 etapas, como Creche, atendendo crianças de 0 a 3 anos de idade, não sendo obrigatório, porém muito importante para o desenvolvimento da criança tendo assim uma meta ser atingida de acordo com o PNE até 2024. Existe um procura grande de pais nessa etapa, pois muitos pais vão trabalhar e deixam seus filhos em creches, porém há uma grande dificuldade em encontrar vagas, deixando essas crianças na lista de espera, sendo esse um dos desafios para atingir a meta.
O que já modifica na pré - escola onde há uma grande possibilidade dessa meta ser atingida até 2024, atingindo os 100% das metas, onde nenhuma criança poderia estar excluída, uma vez que além da meta do PNE é obrigatório como determina a Constituição Federal 1988 (Art. 208 – Inciso I).
Tendo em vista que faltam apenas 6,2% para que atinja a meta, precisa – se de um trabalho em conjunto com a assistência social, pois esse pequeno número representa crianças em situações de vulnerabilidade. 
Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.
A meta ainda não foi atingida, mas é possível que seja, pois os dados nos apontam que 75,8% dos jovens no Brasil com 16 anos concluíram o Ensino Fundamental na idade certa, a pesquisa nos mostra também que 98% das crianças e jovens estão matriculadas no Ensino Fundamental, faltando apenas 2% para atingir a meta de 100% de crianças e jovens de 6 a 14 anos matriculados, o que conclui que o problema esta nos anos finais dessa etapa, onde requer mudanças para o aprendizado desses jovens. 
A Educação deve ser pensada num sentido amplo, no ponto de vista socioeconômico, levando em consideração a cultura de cada lugar, o ambiente escolar também faz parte do processo de aprendizado, deixando mais atrativo, com projetos em conjunto com a sociedade, tecnologias, incentivando e tornando esses jovens mais participativos, garantindo a sua matricula e permanência na escola, acabando com a reprovação e evasão. 
REFERÊNCIA:
BRASIL. [Constituição (1998)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Artigo 208.