Buscar

CASOS CLÍNICOS 5 LEITURA DE EXAMES COMPLEMENTARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CASOS CLÍNICOS 5
· J.U.S., sexo feminino, 09 anos e 8 meses, chega ao pronto-atendimento (PA) acompanhada de sua mãe. A mãe procurou atendimento após queda, durante o período escolar, da filha. A criança queixava dor em joelho D há 03 dias e ao final da tarde de hoje apresentou queda devido ao aumento da intensidade da dor durante aula de dança, com acometimento doloroso, também, do joelho E. Apresentava discreta linfadenomegalia cervical D. Evidenciou-se edema e rubor em articulações de ambos os joelhos (artrite) e dor a movimentação passiva. foi solicitada a realização de exames laboratoriais para confirmação de hipótese diagnóstica. Hemograma apresentou leucocitose discreta com pequeno desvio à esquerda. Fator antinúcleo (FAN) negativo. Fator reumatoide (FR) de 200 UI/mL. Velocidade de hemossedimentação (VHS) e proteína C reativa (PCR) – os resultados foram, respectivamente, 65 mm/h e 55mg/L. Qual a suspeita do diagnóstico?
Resposta: a criança tem uma doença reumática ( elevação de FR) em fase aguda (elevação de PCR e vhs),inflamação por PCR e VHS demonstram inflamação por isso da fase aguda.
· 43 anos, atleta federado de triatlo, sexo masculino, caucasiano. Não fumador. Volume de treino: 18 horas/semana. Dois dias após ter realizado a Maratona de Sevilha, inicia quadro de toracalgia na região posterior do hemitórax direito, dispneia e febre. Foi solicitado, além do raio X, hemograma e PCR. Obteve—se os seguintes resultados: Leucocitose com aumento de neutrofilos neutrofilia e valor de PCR 29 mg/dl. Qual a hipótese do diagnóstico? 
Resposta : leucocitose e indicativo de infecção bacteriana, a PCR elevada confirma a infecção, provavelmente é um quadro de pneumonia.
· Por que podemos encontrar os valores de VHS (velocidade de hemossedimentação) em pacientes com processos inflamatórios e doenças auto imunes? 
Resposta ; por conta da alta produção imunológica de células e proteínas específicas para combater os sintomas que tornam o sendimento maior e mais denso.
· Paciente de 35 anos, apresentava com frequência crises de infecção de garganta intensa, com melhora após uso de antibiótico, porém com reincidência a cada 30 dias. Procurou profissional de saúde relatando quadro agudo de oligúria, hematúria, seguido pelo desenvolvimento de púrpura cutânea. No exame físico observou-se hipertensão arterial e edema de MMII. Foram solicitados exames no qual observou-se aumento de leucócitos e neutrófilos no hemograma; PCR 40mg/L; ASLO 600UI/Ml. Qual a hipótese diagnóstica e por que? 
Resposta : Paciente possui inflamação por Estreptococos que da garganta astá alcançando os rins. Pois o ASLO deu reagente mostrando que ele produziu anticorpos contra a Estreptolisina.
5. I. S. B., 14 anos, sexo feminino, natural do gama, residente em Valparaíso-GO, procurou serviço de emergência acompanhada da mãe. Mãe refere que adolescente há 14 dias iniciou quadro de linfonodomegalias dolorosas não associada à eritema e calor local em regiões cervical anterior, bilateralmente, região axilar direita e em regiões inguinais associado à picos febris de 38ºc – 39ºc que ocorriam pela manhã e à tarde. Associado ao quadro refere dor nas articulações dos joelhos e cotovelos sem sinais inflamatórios e dorsalgia de moderada intensidade que prejudicavam a movimentação. Relata ainda aparecimento de manchas eritematosas, com bordas elevadas e região central esbraquiçada, indolores e não pruriginosas difusas pelo corpo, porém, predominando em tronco, face e MMSS, medindo inicialmente 1x1cm e evoluíam para cerca 2x2cm. Há 10 dias refere que associou-se ao quadro disfagia devido a compressão da área de linfonodomegalia em região cervical. Foram solicitados exames e obtido os seguintes resultados:
· Hemograma normal. ASLO:
· Anti-DNA negativo 
· Anti nucelossomo reagente 
· Anti RNP reagente
· FAN: Reagente 
Qual a hipótese diagnóstica? Resposta: Doença Autoimune ou LUPUS.
 6. Qualquer pessoa que fizer o exame FAN com resultado reagente, automaticamente, diagnostica-se como portador de doença auto imune?
Resposta; Não, Deve estar associado a clínica do paciente caso contrário indica pré-disposição.
 7. Paciente com 50 anos, procurou um clínico queixando-se de mau humor, Fraqueza ou cansaço mais frequente que o normal, dor de cabeça, problemas de concentração ou raciocínio, palidez, um certo grau de icterícia e falta de ar. Os primeiros exames a serem solicitados, foram um hemograma e dosagem de bilirrubina
· Hem 3,5 milhões/mm3 
· Htc 32% 
· Hb 8,5 g/dL
· Leucócitos totais: 8.000 mm3 
Ao ver os resultados, o médico solicitou um teste de Coombs direto e o resultado foi positivo e FAN reagente
. Qual a hipótese diagnóstica? Resposta; Anemia autoimune

Outros materiais