Buscar

EXERCICIOS 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Thaisa da Silva Carvalho RA: N410779 Turma: AU3P39
Thau Arq1 – exercício 5 – cap.3 Leonardo Benevolo 
1. Descreva o trabalho do arquiteto Vittorio Gregotti.
R: O arquiteto italiano Vittorio Gregotti, buscava em seus trabalhos: 
- Receber o estilo contextualista.
- Traços leves sem muitos detalhes.
- Referências históricas.
- Linguagem contida, pensada. 
- Simetria crescente: motivo de ordem geral, mas esta é deixada de lado quando uma razão maior intervém. 
2. Analise as seguintes obras, com textos e desenhos:
Estádio Merssi em Genova, e Bicocca em Milão
R: O Estádio Merssi Genova foi projetado pelo arquiteto Vittorio Gregotti em 1986. Ao analisar o Estádio, podemos identificar as características que o Gregotti utiliza na execução das suas obras, como a simetria em todas as fachadas, e também podemos identificar os detalhes das ordens clássicas da cultura grega nos arcos presentes em uma das fachadas.
O Bicocca é uma das intervenções mais amplas e significativas executada em Milão, com uma mancha de 600 mil metros quadrados de vazios urbano. Para a execução do projeto, foi feito um Plano Diretor que remodelasse as áreas vazias, construindo 20 edificações novas (feitas por Gregotti) que permitem diversas funções,e oferecem um espaço com muitas variações morfológicas. 
Uma das edificações construída por Gregotti foi o Teatro dei Arcimboldi, que ao projetá-lo posicionou de uma forma que os ângulos de abertura das áreas das apresentações, fizesse um ângulo perfeitamente simétrico ao ângulo de implantação do terreno. E também podemos notar que as linhas de pisos ao lado de fora do teatro trás uma maior valorização para a edificação.
 3. Descreva o trabalho do arquiteto Rafael Moneo.
R: O arquiteto espanhol Rafael Moneo, buscava em seus trabalhos uma arquitetura “compacta”, não fazia o uso da simetria, e estabelecia um diálogo coerente com o passado (historicista) e o entorno (contextualista) e com a espontaneidade das experiências singulares.
4. Analise as seguintes obras, com textos e desenhos:
Diagonal, Barcelona e Kursaal, San Sebastian
R: No projeto Diagonal, Barcelona feito por Rafael Moneo, podemos analisar que Moneo não faz a utilização da simetria na sua obra,mas sim, repetições de blocos brincando com a perspectiva e volumes variados. Na construção do edifício, Rafael compactou todo o projeto em um único edifício alinhando na testada do lote, e deixando o resto do terreno desocupado onde irá funcionar uma grande praça . Para reduzir a caminhada dos pedestres, Moneo teve a idéia de fazer a entrada do prédio como uma travessia passando pela praça até chegar na outra quadra.
No projeto Kursaal são dois prédios individuais colocados dentro de um terreno triangular. Neste projeto Moneo não seguiu nenhuma linha paralela, como no prédio anterior, nesse caso ele alterou os ângulos. Neste projeto ele não teve tanta preocupação com a iluminação, pois em auditórios o controle de ventilação e iluminação são internos e artificiais. Como no projeto não tem janelas ele utilizou o polímero nas fachadas que permite a entrada de luz natural interna. 
5. Descreva o trabalho do arquiteto Álvaro Siza.
R: O arquiteto português Álvaro Siza, buacava em seus projetos trabalhar com construções menores, com escalas reduzidas. Se preocupava em fazer um acompanhamento a obra para entender como ela irá envelhecer, ou seja, analisar o seu projeto. Ele se baseia no estilo regionalismo. 
6. Analise as seguintes obras, com textos e desenhos:
Museu Galego, Santiago de Compostela e Iberê Camargo, Porto Alegre.
R: O Museu Galego projetado por Álvaro ficava localizado no centro de prédios medievais, e para que esse projeto não destoasse do entorno, decidiu utilizar linhas simples e o mesmo tipo de material de acabamento encontrado naquela região (granito local). Ao olhar a planta parece ser desconstrutivista, mas se analisarmos conseguimos ver o sentido de ousadia nos ângulos. Ele utilizou a iluminação natural indireta, onde a luz bate na parede e reflete nas obras.
Iberê Camargo foi construída em uma antiga pedreira, onde ele usou as curvas de níveis original do terreno para construir o edifício. Dentro do edifício tem um jogo de andares com diferentes níveis de pé direito, sem contar a iluminação zenital presente. Na fachada tem umas aberturas que da para ver o rio que passa na frente.

Continue navegando