Buscar

Língua Brasileira de Sinais - Libras II (LBR07)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	1.
	Na metodologia desta disciplina não basta descrever os fenômenos linguísticos, é preciso analisar os seguintes aspectos: 1) percepção dos sinais linguísticos: acústicos para a fala e visuais para a sinalização; 2) identificação das unidades e níveis de processamento e 3) acesso ao significado. Sobre essa disciplina, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Neurolinguística.
	
	b) Psicolinguística.
	
	c) Linguística Aplicada.
	
	d) Sociolinguística.
	 
	 
	2.
	A Área de Broca foi nomeada pelo cirurgião e antropólogo francês, Paul Broca, que encontrou esta área do cérebro. A localização da Área de Broca é no lobo frontal do cérebro a função dela é atuar como centro do discurso. Embora existam outras áreas do cérebro que também influenciam a fala (área de Wernicke e o córtex motor). A Área de Broca é considerada o componente central, porém, atualmente, não é considerável a organização neural de forma simplista, mesmo que as noções de especialização hemisférica sejam aceitas. Os hemisférios se relacionam em diferentes áreas que são ativadas e processadas por essa determinada região. Sobre a área de Broca e suas funções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A Área de Broca está localizada nos lobos frontais, e a área de Wernicke está localizada nos lobos temporais. 
(    ) Em 1878, foi descoberto que alguns pacientes com danos naquela parte específica do hemisfério esquerdo podiam entender a linguagem falada, mas tinham dificuldade em articular os sons da fala. 
(    ) É atribuída à área de Broca a função da execução motora da fala, e à área de Wernicke a responsabilidade pela compreensão da fala. 
(    ) A área de Broca tem a função da linguagem escrita, e a área de Wernicke com a limitação perante a fala.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) F - V - V - V.
	 
	 
	3.
	O conceito de Neurolinguística pode ser descrito como ciência que estuda os mecanismos cerebrais subjacentes à compreensão, produção e conhecimento abstrato da linguagem falada, sinalizada ou escrita. Sobre o conceito de Neurolinguística, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Tem um foco especial na aquisição da linguagem e nos distúrbios da audição, originados por lesões cerebrais.
	
	b) Trata-se de um campo interdisciplinar, o qual dificilmente articula conhecimentos provenientes da Linguística.
	
	c) Abrange o estudo das condições neurocognitivas da surdez e não do bilinguismo.
	
	d) Investiga as relações entre a estrutura do cérebro humano e a capacidade linguística.
	 
	 
	4.
	A linguagem verbal, ao participar da formação da consciência do homem, desempenha um fator importante para a formação dos processos psíquicos ou funções superiores do homem. Sobre este processo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dirige a atenção a objetos e conserva-os na memória.
II- Cria leis para as diferentes percepções.
III- Altera a atividade mnemônica consciente.
IV- Criatividade orientada e dirigida.
(    ) Na formação da consciência do homem, a linguagem verbal muda substancialmente os processos de memória do homem.
(    ) A linguagem verbal, por meio das palavras, permite designar e discriminar objetos e eventos no mundo.
(    ) Na formação da consciência do homem, a linguagem do homem permite que ele se desligue da experiência imediata para dar vazão à imaginação.
(    ) Na formação da consciência do homem, a  linguagem reorganiza substancialmente os processos de percepção do mundo exterior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - I - IV - II.
	
	b) IV - II - I - III.
	
	c) III - IV - II - I.
	
	d) I - III - II - IV.
	 
	 
	5.
	A aquisição da linguagem é adquirida e caracterizada como um sistema de símbolos culturais internalizados, sendo utilizada como um processo de finalização da comunicação social, porém está subdividida em pré-linguístico e linguístico. É um fenômeno investigado no seio da Psicolinguística porque é importante no campo da compreensão e da relação entre o cérebro e a língua. Sobre o consenso de fatores na aquisição no processo de aquisição da linguagem, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Fatores inatos: estrutura inicial geneticamente determinada; Fatores maturacionais: processos de ordem psicofisiológicos que serão desenvolvidos em diferentes estágios; Fatores ambientais ou epigenéticos: o meio exterior no qual a criança é inserida e exposta aos inputs (dados externos) partilhados socialmente.
	
	b) Fatores de ordem tanto cronológica quanto na parte que explica o desenvolvimento da criança, não podemos esperar que esses processos sejam dissociáveis, bem como os fatores ambientais, sociais, a maturação se faz presente na parte comportamental, assim como todos os fatos internos que perpassam de gerações para gerações.
	
	c) Fatores ambientais são importantes no processo de aquisição da linguagem, fazendo assim, um fator que determina os desenvolvimentos da linguagem, bem como o desenvolvimento de estruturas mentais, para alcanças os objetivos.
	
	d) Fatores comportamentais, fatores sócio-ambientais, fatores no campo que acontece a inserção da criança, dados internos e externos, estágios do desenvolvimento infantil, facilitando como um fenômeno, fatores biológicos e maturacionais, constituídos desde o nascimento, até a vida adulta (assim como dados internos).
	 
	 
	C6.
	As hibridizações são marcas indeléveis das práticas humanas e, como se tratam de práticas sociais, as línguas não são exceções. Para dar conta dessa hibridez e entendendo essa flutuação terminológica como parte inerente das mudanças sociais, linguísticas e epistemológicas, às vezes, é necessário delimitar as distinções. Sobre a construção textual quanto à língua, à linguagem verbal e à linguagem, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Linguagem é a capacidade de compreender, expressar e desenvolver manifestações sígnicas (sonoras, visuais ou táteis) de diferentes naturezas.
	
	b) Língua é a capacidade para criar e usar sistemas simbólicos, como a linguagem verbal, a dança, a mímica, a pintura, a escultura, o teatro etc.
	
	c) Linguagem é a capacidade natural do ser humano para expressar seus conteúdos experienciais, mentais, sociais e afetivos.
	
	d) Linguagem verbal é o idioma oficial ou cooficial de um país, formado por signos verbais que geralmente passam por processos de padronização para fins de ensino.
	 
	 
	7.
	Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das "almas" das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura surda não precisa englobar a forma do surdo compreender e interagir com o mundo, incluindo costumes, hábitos, ideias e crenças.
II- A cultura surda conduz a forma do surdo compreender e interagir com o mundo e suas complexas sociedades. 
III- A cultura surda engloba a forma do surdo compreender incluindo costumes, hábitos, ideias e crenças.
IV- A cultura surda é o jeito de o surdo não compreender e nem interagir com o mundo, o que inclui costumes, hábitos, ideias e crenças.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	 
	 
	8.
	O termo cinésico-visual caracteriza a modalidade linguística da Língua de Sinais (LS), em contraposição à modalidade oral-auditiva das línguas faladas. Esse termo corresponde a outros termos tais quais: gesto-visual e espaço-visual. Essa distinção nada mais é do que uma perspectiva diferente sobre o modo de percepção e produção da Língua de Sinais, ou seja, a percepção é visuale sua produção se dá por movimentos do corpo, face, membros superiores e mãos, que caracterizam os aspectos cinesiológicos do corpo humano. Quanto ao estudo da cinesiologia, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Esse termo provém da raiz Kinesis que, em grego, significa conhecimento. Cinésica é outro termo criado a partir dessa raiz.
	
	b) É um estudo que pode englobar toda e qualquer expressão corporal, manual e facial (sinais, gestos, apontações).
	
	c) A cinesiologia é o estudo do movimento humano, empregado nas áreas das ciências humanas e médico-terapêuticas.
	
	d) Se relaciona somente com os elementos extralinguísticos complementares à fala e que têm um valor simbólico.
	 
	 
	9.
	Para Piaget, a linguagem é constituída a partir do encontro de um organismo com a vida social, algo organizado entre o primeiro e o segundo ano de vida. Através de imagens mentais, a criança apresenta a capacidade que permite distinguir o significado do significante. Sobre este pensamento de Piaget, analise as afirmativas a seguir:
I- As impressões e imagens são guardadas na mente da criança e, posteriormente, tornam-se imagens que podem ser símbolos ou cópias ativas do real. 
II- Ao adquirir a função semiótica, por volta dos cinco anos, a criança se torna capaz de fazer referência ao passado, de criar fantasias, imaginar, prever e antecipar.
III- A interpretação do mundo são construções dos sistemas de significação não lógico-matemáticas.
IV- A criança se estrutura externamente a partir dos conhecimentos figurativos: a percepção, a imitação e a imagem mental.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa II está correta.
	
	c) Somente a afirmativa III está correta.
	
	d) As afirmativas I e IV estão corretas.
	 
	 
	10.
	"Não posso ser professor sem me pôr diante dos alunos, sem revelar com facilidade ou relutância minha maneira de ser, de pensar politicamente. Não posso escapar à apreciação dos alunos. E a maneira como eles me percebem tem importância capital para o meu desempenho. Daí, então, que uma de minhas preocupações centrais deva ser a de procurar a aproximação cada vez maior entre o que digo e o que faço, entre o que pareço ser e o que realmente estou sendo" (FREIRE, 2002, p. 59). Sobre o monoculturalismo e o multiculturalismo, analise as sentenças a seguir:
I- A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo e o multiculturalismo.
II- A perspectiva intercultural não emerge da complexidade de atuar nos conflitos, por isso, descartam-se o monoculturalismo e o multiculturalismo.
III- A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos apenas do monoculturalismo; o multiculturalismo, neste caso, está em uma instância educacional sem importância no ensino dos alunos. 
IV- A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos apenas do multiculturalismo; o monoculturalismo, neste caso, está em uma instância relevante, sendo a base de formação de ensino dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) Somente a sentença III está correta.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Continue navegando