Buscar

Teste de Conhecimento 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Na realidade do século XXI as mídias e a internet abrem novos canais de expressão e comunicação fazendo surgir novas configurações sociais e novas formas de interação com a diversidade. Esse cenário formativo influencia uma práxis educativa na qual diversidade e homogeneidade se confrontam e caracterizam um tempo que os estudiosos denominam
	
	
	
	Pós-moderno com perspectiva intercultural.
	
	
	Moderno com defesa da liberdade de expressão.
	
	
	Moderno com proposta multicultural de educação.
	
	
	Moderno com proposta de educação formativa.
	
	
	Pós-moderno com visão homogênea sobre o currículo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		De acordo com Apple (2001), o currículo "nos permite ver como uma sociedade se reproduz e como perpetua suas condições de existência pela seleção e transmissão de certas formas de capital cultural". Significa que o currículo é:
	
	
	
	Instrumento de dominação ideológica.
	
	
	Eficiência e poder.
	
	
	Poder e racionalidade.
	
	
	Poder e emancipação social.
	
	
	Poder e competência.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Analise as falas dos professores, destacadas nos itens, sobre o trabalho que realizaram com suas respectivas turmas, na ocasião em que participavam da reunião de troca de experiências docentes sobre o papel da escola e  do conhecimento escolar:
I- "Minha turma de quinto ano assistiu o  filme intitulado  Vida de menina, baseado no livro de Helena Morley, para  observar diferenças entre classes sociais."
II- "Semana passada, nossa proposta de redação  na aula foi  a organização de  um resumo com ilustrações sobre a importância da reciclagem de lixo. Vamos   publicar no Jornal do Bairro."
III- "No mural de minha sala colocamos os recortes com reportagens e anúncios com  ofertas de empregos em nosso Município."
Considerando  que a proposta curricular da escola  incluiu como eixos integradores: DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E  CULTURAL; COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE; MERCADO DE TRABALHO  E PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE, podemos afirmar que :
	
	
	
	Os itens II e III focalizam preservação da saúde e integração da comunidade
	
	
	Os itens I e II  focalizam saúde e  diversidade étnica.
	
	
	O item II focaliza  a expressão escrita e não contempla os eixos integradores.
	
	
	Os itens I e III focalizam diversidade cultural e  saúde
	
	
	O item I se distancia dos eixos porque não observa a realidade concreta.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sacristán (2000) argumenta que o campo do currículo não é somente um corpo de conhecimentos, mas uma dispersa e ao mesmo tempo encadeada organização social (p. 3). O currículo engloba, portanto:
	
	
	
	Um número reduzido de ações de poucos sujeitos, com habilidades diversas, proporcionais à responsabilidade e a atividade de cada um.
	
	
	Um conjunto de ações de diferentes sujeitos, com habilidades diversas, proporcionais à responsabilidade e a atividade de cada um.
	
	
	Um número reduzido de ações de poucos sujeitos, com habilidades fixas, desproporcionais à responsabilidade e a atividade de cada um.
	
	
	Um conjunto de ações de diferentes sujeitos, com habilidades diversas, desproporcionais à responsabilidade e a atividade de cada um.
	
	
	Um número reduzido de ações de poucos sujeitos, com habilidades fixas, proporcionais à responsabilidade e a atividade de cada um.
	
Explicação:
O autor concebe o currículo como um conjunto de ações de diferentes sujeitos, com habilidades diversas, proporcionais à responsabilidade e a atividade de cada um.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(ENC 2003 ¿ Q 23, com adaptações) Um aluno recém-chegado ao 6º ano, assustado com a quantidade de aulas diferentes, questionou um dos professores sobre essa diversidade. O professor argumentou que Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira eram importantes na aquisição de ferramentas para a comunicação oral, escrita, plástica e corporal; Matemática e Ciências, para a aquisição do conhecimento científico; História e Geografia, para entender o homem na relação com o espaço e o tempo. A partir da resposta dada pelo professor, conclui-se que sua concepção de currículo é centrada
	
	
	
	Na disciplinarização e na interdisciplinaridade, prevendo a articulação dos saberes históricos.
	
	
	Na disciplinarização, trabalhando com saberes compartimentados.
	
	
	Nas áreas de estudo, reforçando a epistemologia dos conhecimentos do senso comum.
	
	
	Nas áreas de estudo e na transdisciplinaridade, pretendendo superar a contradição entre saber e realidade circundante.
	
	
	Na disciplinarização e na transdisciplinaridade, propondo a integração das diversas ciências.
	
Explicação: O currículo pode ser trabalhado de acordo com diferentes abordagens: disciplinarmente, multidisciplinarmente, interdisciplinarmente ou transdisciplinarmente. No caso acima o professor trabalha de forma disciplinar, ou seja, trabalha com os saberes de forma fragmentada, cada disciplina abarca um quantitativo de saberes escolares.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A cultura da escola se constitui pelo jogo de intercâmbio e de interações presentes na dinâmica escolar de transmissão-assimilação, em que estão presentes crenças, aptidões, valores, atitudes e, comportamentos dos sujeitos implicados nesse processo (SOUZA & FLEURI, 2003, p.72) De acordo com os autores, os atos de currículo devem privilegiar:
	
	
	
	Diálogo, respeito e interações entre os sujeitos envolvidos.
	
	
	Símbolos e linguagens padronizados teoricamente.
	
	
	Organização de turmas homogêneas.
	
	
	Normatização da conduta dos alunos.
	
	
	Perspectiva monocultural da comunidade.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Quando as escolas valorizam a ciência como a única e verdadeira expressão de conteúdos curriculares válidos e padronizam o modo de aprender para garantir eficiência no ensino das disciplinas do núcleo comum, mostram, em suas práticas, evidências de escola identificada com o movimento denominado
	
	
	
	Moderno.
 
	
	
	Crítico.
	
	
	Pós-moderno.
	
	
	Progressista.
	
	
	Pós-crítico.
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		(ENADE 2008 - QUESTÃO 17) - Considere as descrições que se seguem: ESCOLA X: O currículo é desenvolvido em projetos de trabalho, com integração entre disciplinas, e os laboratórios de informática estão a serviço da pesquisa empreendida pelos alunos. ESCOLA Y: Há uma delimitação clara entre as disciplinas, com horários e espaços bem definidos para as atividades, e os recursos tecnológicos dão suporte à transmissão de conhecimentos. ESCOLA Z: Laboratórios de informática, telas digitalizadas e estúdios de produção audiovisual estão disponíveis aos professores, que são conduzidos a desenvolver um currículo em que os novos conhecimentos científicos sejam imediatamente incorporados. Qual das análises faz uma relação coerente entre concepções de currículo e uso da tecnologia, segundo as correntes teóricas a que se referem?
	
	
	
	Na escola Z os diversos recursos tecnológicos usados indicam uma visão de currículo calcada na teoria pós-crítica, pois os professores acompanham as inovações tecnológicas.
	
	
	As escolas Y e Z trabalham segundo uma perspectiva curricular crítica, em que os recursos tecnológicos são utilizados para a formação continuada de alunos e professores.
	
	
	Na escola Y a delimitação entre as disciplinas demonstra que o currículo é reflexo da pluralidade cultural contemporânea, ao passo que o modo como a tecnologia é adotada remete a um modelo tecnicista.
	
	
	As escolas X e Y adotam uma concepção de currículo calcada no multiculturalismo, pois o tratamento dado ao uso de recursos tecnológicos está associado à diversidade.
	
	
	Na escola X o currículo possui uma abordagem interdisciplinar, o que favorece o caráter investigativo do uso de recursos tecnológicos no contexto da metodologia de projetos.
	
Explicação:
Na escola X o currículo possui uma abordagem interdisciplinar, o que favorece o caráter investigativo do usode recursos tecnológicos no contexto da metodologia de projetos.

Continue navegando