Buscar

RESPOSTAS - Calculo aplicado - Uma variável - UAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTAS
a) 1 – Devemos primeira analisar qual a inclinação de cada rampa.
Análise primeira rampa.
INCLINAÇÃO DA RAMPA
i=hx100/c
i=0.5m * 100 /10m
i=5%
Análise segunda rampa.
Primeiramente devemos encontrar o valor da projeção horizontal que está faltando.
Usando a formula de Pitágoras é possível encontrar a medida da projeção horizontal, onde h²=a²+b², sendo b² à medida que queremos descobrir.
PROJEÇÃO HORIZONTAL
h²=a²+b²
1²=0.8m²+b²
1=0.64m+b²
b= √0.36m
b=0.6m
INCLINAÇÃO
i=hx100/c
i=0.8m*100/0.6m
i=133.33%
Análise terceira rampa.
INCLINAÇÃO
i=hx100/c
i=0.8*100/10
i=8%
RESPOSTA FINAL: Após a análise dos modelos apresentados, a rampa que mais se aproxima das necessidades de um cadeirante segunda a normas ABNT (2015) é a rampa proposta do estagiário 1 pois apresenta uma inclinação de 5%.
 
b)  A trigonometria contribui para minimizar as dificuldades existentes no dia a dia de pessoas cadeirantes.
 
Se pararmos para observar as construções nas ruas, encontraremos uma série de obstáculos nas calçadas ou até mesmo nos acessos de alguns espaços públicos (que deveriam ser de utilização de todos). Isso acontece por que não foi pensada a questão de acessibilidade, sem falar que até há pouco tempo atrás o cadeirante era tratado como alguém que não podia exercer as mesmas funções de uma pessoa dita “normal”. Mas as coisas mudaram, e vemos muitos cadeirantes levando uma vida comum: uma vida de trabalho e lazer. Com isso, arquitetos e engenheiros, atualmente têm que fazer os seus projetos já pensando na acessibilidade, pois agora existem leis que finalmente asseguram a sonhada acessibilidade.
Iniciei engenharia no intuito de ajudar muitas pessoas, as primeiras coisas que observo no ambiente que estou é a acessibilidade. Jamais iria lembrar que a matéria "Trigonometria" poderia me ajudar. Devido à falta de acessibilidade, irei me aprofundar nesta matéria e assim obter sucesso neste quesito.
A trigonometria pode ajudar em diversos aspectos, uma matéria inspirada para termos uma noção real sobre os ângulos que iremos enfrentar.
Uma vez fui assistir uma palestra de uma deputada chamada: Mara Gabrilli. O palco possuía rampa de acesso, porém, impossível utilizar devido a inclinação. Foi aí, que parei para pensar em como ajudar as pessoas com deficiência. Contudo, a trigonometria faz parte do nosso dia a dia, não só nesta questão, mas para auxiliar na locomoção de todos.

Outros materiais