Buscar

AOL2-FUNDAMENTOS DA QUIMICA MEDICINAL

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
 
	Instruções
	Atenção! Você terá 1 opção de envio. Você pode salvar e retornar quantas vezes desejar, pois a tentativa só será contabilizada quando você decidir acionar o botão ENVIAR.
Após o envio da atividade, você poderá conferir sua nota e o feedback, acessando o menu lateral esquerdo (Notas).
IMPORTANTE: verifique suas respostas antes do envio desta atividade.
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para compreender de forma clara a química farmacêutica, é preciso entender alguns conceitos fundamentais. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de droga ideal: 
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Droga ou fármaco livre de efeitos tóxicos e altamente seletivo para um determinado alvo terapêutico. 
	Respostas:
	a. 
Substância mineral, animal ou sintética, banho, terapia, ginástica.
	
	b. 
Qualquer substância que, quando administrada a um organismo, produz algum efeito. 
	
	c. 
Forma final de um medicamento, como comprimido, cápsula ou injetável. 
	
	d. 
Substância conhecida com características ativas e efeito terapêutico.
	
	e. 
Droga ou fármaco livre de efeitos tóxicos e altamente seletivo para um determinado alvo terapêutico. 
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Atualmente os fármacos disponíveis são separados por classes farmacêuticas, julgue as proposições abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
( ) Os fármacos são separados por classes farmacêuticas de acordo com suas atividades terapêuticas e mecanismos de ação. 
( ) Quanto às suas atividades terapêuticas, os fármacos podem agir de forma específica ou inespecífica. 
( ) Os fármacos específicos são aqueles em que sua atividade terapêutica dependem de suas propriedades físico-químicas como basicidade, acidez, solubilidade, hidrofobicidade. 
( ) Os fármacos inespecíficos são estudados com base na sua estrutura química, e sua atividade terapêutica depende diretamente da sua estrutura e da sua ligação com um receptor. 
( ) A farmacodinâmica é a área da química farmacêutica que estuda os efeitos das drogas ou fármacos nos organismos, bem como seus mecanismos de ação e a relação entre a dose do fármaco e o efeito biológico. 
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
VFFFV. 
	Respostas:
	a. 
FVFFF. 
	
	b. 
VFVFV. 
	
	c. 
VFFVF.
	
	d. 
VFFFV. 
	
	e. 
VFVFF. 
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre os conceitos de química farmacêutica, julgue as proposições abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
( ) A Química Farmacêutica é uma ciência voltada para o planejamento e desenvolvimento dos fármacos. 
( ) É uma área independente, não tendo nenhuma relação com outras disciplinas.
( ) As etapas da química farmacêutica são: descoberta, otimização e desenvolvimento de fármacos. 
( ) A Descoberta consiste em melhorar, potencializar a ação terapêutica, ou ainda, reduzir possíveis efeitos colaterais. 
( ) Podemos citar como estratégias para otimizar o desenvolvimento de fármacos a simplificação molecular, o bioisosterismo e a hibridização molecular. 
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
VFVFV.
	Respostas:
	a. 
FFVVF.
	
	b. 
VFVFV.
	
	c. 
VVVFF.
	
	d. 
FVVFF.
	
	e. 
FFVFV.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre as teorias de ação de fármacos, assinale a alternativa incorreta:
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Teoria da charneira: essa teoria introduz a ideia de que os receptores têm apenas um centro de ligação.
	Respostas:
	a. 
Teoria do encaixe induzido: é a teoria mais aceita, nela, diz-se que os centros dos receptores são flexíveis e que as interações do fármaco geram alterações conformacionais no receptor, deformando sua estrutura.
	
	b. 
Teoria da ocupação: proposta por Clark e Gaddum em 1920, afirmava que se nenhum receptor estivesse ocupado, a ação do fármaco seria zero, mas se 100% dos receptores estivessem ocupados, o efeito então seria máximo.
	
	c. 
Teoria da charneira: essa teoria introduz a ideia de que os receptores têm apenas um centro de ligação.
	
	d. 
Teoria da velocidade: segundo Paton, a eficácia só ocorre no momento da interação fármaco-receptor e a ativação é proporcional à quantidade total de encontros fármaco-receptor por unidade de tempo.
	
	e. 
Ariëns e Stephenson complementaram a Teoria da ocupação, diferenciando afinidade de eficácia (atividade intrínseca), quando a afinidade é a medida da atração do fármaco pelo receptor e a eficácia é a capacidade de induzir atividade biológica.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	As moléculas bioativas (compostos protótipos) necessitam de otimização estrutural, a fim de melhorar a sua performance farmacodinâmica. Sobre o planejamento de novos fármacos, julgue as proposições abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
( ) Os dois principais métodos de planejamento de fármacos se dão com base na estrutura do receptor e com base na estrutura do ligante.
( ) O planejamento dos fármacos, com base na estrutura do ligante, baseia-se em técnicas computacionais, capazes de determinar os parâmetros geométricos e conformacionais do fármaco e do receptor.
( ) O método de bioisosterismo utiliza como princípio de modificação estrutural a substituição de grupos funcionais que têm propriedades químicas, físico-químicas e/ou biológicas semelhantes a um grupo relacionado ao composto protótipo.
( ) A hibridação molecular é uma tática de modificação molecular com apenas 1 farmacóforo por estrutura química. 
( ) A latenciação consiste na alteração estrutural do composto protótipo em um pró-fármaco, ou seja, uma molécula inativa, mas capaz de transpassar as barreiras farmacocinéticas.
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
VFVFV.
	Respostas:
	a. 
VFVFV.
	
	b. 
FVFVV.
	
	c. 
VVFFV.
	
	d. 
VFFVF.
	
	e. 
FVFVF.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A fonte inicial da origem dos fármacos foi a partir de produtos naturais, principalmente de produtos de origem vegetal e, ao longo do tempo, os avanços permitiram a síntese simplificada de diversos tipos de moléculas. Assinale a alternativa que representa o maior percentual de origem de fármacos na atualidade: 
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Sintéticos.
	Respostas:
	a. 
Naturais modificados.
	
	b. 
Sintéticos não inspirados em produtos naturais.
	
	c. 
Sintéticos.
	
	d. 
Puramente naturais.
	
	e. 
Sintéticos inspirados em produtos naturais e modificados.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre as interações moleculares que ocorrem entre o fármaco e o receptor, assinale a alternativa incorreta.
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As forças de dispersão, também conhecidas como interações de London ou dipolo-induzido, ocorrem quando há aproximação entre moléculas polares. 
	Respostas:
	a. 
As interações hidrofóbicas ocorrem entre moléculas apolares que, em função da repulsão à água presente no sistema biológico, organizam-se em cadeias apolares. 
	
	b. 
As forças eletrostáticas decorrem da atração de moléculas de cargas opostas, gerando interações íon-dipolo ou dipolo-dipolo. 
	
	c. 
As ligações covalentes, são as mais fortes interações entre fármaco e receptor, as quais são dificilmente rompidas, principalmente na ausência de processo enzimático, são consideradas irreversíveis.
	
	d. 
As forças de dispersão, também conhecidas como interações de London ou dipolo-induzido, ocorrem quando há aproximação entre moléculas polares. 
	
	e. 
As ligações de hidrogênio são consideradas as mais importantes para a manutenção e a estabilidade de diversas estruturas essenciais no meio biológico, como conformações tridimensionais dos ácidos nucleicos.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Assinale a alternativa que não corresponde a uma das etapas da química farmacêutica: 
	
		RespostaSelecionada:
	e. 
Administrar.
	Respostas:
	a. 
Desenvolver.
	
	b. 
Sintetizar.
	
	c. 
Planejar.
	
	d. 
Identificar.
	
	e. 
Administrar.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os receptores são macromoléculas responsáveis pelo reconhecimento de substâncias capazes de provocar uma determinada resposta biológica. Sobre os receptores, julgue as proposições abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
( ) Os tipos de receptores mais comuns são os ionotrópicos (ligados à proteína G) e metabotrópicos (ligados aos canais iônicos).
( ) O modelo da chave-fechadura diz que uma chave ideal (fármaco) deve se encaixar especificamente em uma fechadura (receptor) para abrir determinada porta (efeito biológico).
( ) A chave original (agonista) diz-se da chave que tem características muito semelhantes às da chave original, com algumas alterações, mas que ainda abre a porta. 
( ) A chave modificada (agonista modificado) refere-se à chave que tem o modelo complementar à fechadura, permitindo a abertura da porta, ou seja, provoca o efeito biológico.
( ) A chave falsa (antagonista) é classificada como a chave que tem algumas características da chave original, que permitem o encaixe na fechadura, mas que não abre a porta. Em outras palavras, o fármaco antagonista não provoca a resposta biológica.
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
FVFFV.
	Respostas:
	a. 
FVFFV.
	
	b. 
FFVFV.
	
	c. 
FVVFV.
	
	d. 
VVVFV.
	
	e. 
VVFVV.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre as propriedades farmacocinéticas e ação biológica dos fármacos, assinale a alternativa correta. 
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
A maioria dos fármacos disponíveis são de absorção oral, pois é uma via de fácil administração e pouco invasiva.
	Respostas:
	a. 
Para que um fármaco seja absorvido pelas membranas, este deve estar na sua forma ionizada, e não molecular.
	
	b. 
Fármacos com alto peso molecular, mesmo quando apresentam Log P diminuído, conseguem ser absorvidos por membranas pela passagem por proteínas transportadoras (transporte passivo). 
	
	c. 
A hidrossolubilidade é uma das características determinantes para a absorção de fármacos pelas membranas celulares. 
	
	d. 
A maioria dos fármacos disponíveis são de absorção oral, pois é uma via de fácil administração e pouco invasiva.
	
	e. 
A fase farmacocinética, que envolve os processos de absorção, distribuição, metabolização e excreção, não exerce nenhuma influência na biodisponibilidade e no tempo de meia de fármacos.

Continue navegando

Outros materiais