Buscar

Jaqueline Tomaz da Silva

Prévia do material em texto

UNIP- Gestão comercial -2º Semestre 
Aluna : Jaqueline Tomaz da Silva 
RA:F1145I-2
A ética nas negociações, boas práticas em negociações e compliance.
 Ao tratarmos de negociação é importante abordarmos o aspecto de ética e compliance , basicamente o estudo da ética e compliance advém do estudo da moralidade humana, do que é certo ou errado , um código de princípios e padrões a ser estabelecidos pela empresa , o que será a linha mestra que orientará o comportamento do seu funcionário no mercado em que atua , estando no lado de compras ou de vendedor ,o funcionário deve seguir as regras para boas praticas nas negociações.
 Na negociação a maioria das questões éticas está relacionada com o grau de honestidade, de abertura e de sinceridade que o negociador deve ter na sua relação com o seu oponente. a negociação é um processo de troca e de comunicação de informação, uma conduta não ética consiste na comunicação desonesta e enganosa dessa informação à outra parte. No entanto, cabe aos negociadores perceberem quando podem ou devem ser sinceros e diretos nas suas ações e afirmações e quando deve proteger o acesso a informação privilegiada.
 No contexto de comportamento ético nas negociações observa-se a necessidade de o comprador se manter distante dos interesses dos fornecedores, evitando que os aspectos pessoais interfiram em suas decisões. É comum, porem não é legal, nas negociações que um dos lados queira obter vantagem, por meio de pagamento de propina ou suborno, para assim sair em vantagem na concorrência e ser beneficiado na finalização do negocio, isso quebra o código de ética e se descoberto o funcionário pode ser punido pela empresa .
 O ideal é que aconteça a negociação em clima de liberdade, onde ambos os lados sejam justos, se respeitem e que consigam agir com ética e clareza , sem benefícios , sem vantagens adquiridas de forma ilegal, para que cheguem ao senso comum onde as partes saiam satisfeitos do negocio fechado .

Continue navegando