Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Antonio Carlos Sampaio Santana 
1.
a) A contagem apresentada em ambos os casos é relativa ou absoluta? Faça os devidos cálculos para a determinação da contagem faltante.
CASO 01
Neutrófilos: 12.500-------100% 
 X --------55%
 100X=687.500
 X=6.875µL
Linfócitos: 12.500-------100% 
 X --------24%
 100X=300.000
 X=3.000µL 
Monócitos: 12.500-------100% 
 X --------5%
 100X=62.500
 X=625µL 
Basófilos: 12.500-------100% 
 X --------15%
 100X=187.500
 X=1.875µL 
Linfócitos: 12,500-------100% 
 X --------1%
 100X=125
 X=125µL
CASO 2
Neutrófilos: 2.900-------100% 
 X --------60%
 100X=174.000
 X=1.740µL
Linfócitos: 2.900-------100% 
 X --------17%
 100X=49.300
 X=493µL
Monócitos: 2.900-------100% 
 X --------16%
 100X=46.400
 X=464µL
Eosinófilos: 2.900-------100% 
 X --------6%
 100X=17.400
 X=174µL
Basófilos: 2.900-------100% 
 X --------1%
 100X=2.900
 X=29µL
b)há diminuição dos leucócitos totais, ou seja, leucopenia, e isso se deve também à doença em questão (dengue), que levou a uma diminuição significativa do número de linfócitos (linfopenia).
c) Não, deve-se sempre avaliar a contagem absoluta, pois no caso 2,  por exemplo, se fosse considerada apenas a contagem relativa, seria possível concluir que é um caso de monocitose, que não é visualizado quando se observa o valor absoluto.
 2.
a) O caso clínico corresponde a leucopenia ou leucocitose? Justifique classificando o(s) grupo(s) celular(es) envolvido(s) tanto referente à contagem relativa quanto à absoluta.
E leucocitose devido o grande aumento do neutrófilo bastonete que corresponde a 13% do valor relativo da contagem de 100 células e está acima do valor de referência que 0 /800 mm cúbicos este e o valor do absoluto.
b) Qual alteração caracteriza a presença dos neutrófilos bastonados? Justifique.
A alteração que causa o aumento dos linfócitos bastonete, pode uma infecção ou inflação bactéria ou fungicas isco ocorre devido os netrofilo e quem faz a defesa contra esta patologias e isso pode elevar o seu aumento , que a medula tem que mandar mais neutrófilo paro local onde está a o patogeno e isso os bastonete entra em ação. Por ser uma célula imatura 
c) Qual o provável diagnóstico? 
o paciente ele pode estar com uma infecção viral devido os sintomas que ele apresenta, febre alta mal estar e perda de apetite. Gripe 
3. No caso das infecções, a série branca é a primeira a se alterar, com índices elevados ou baixos, a depender do causador da infecção e do estado imunológico do paciente, as infecções bacterianas apresentam elevações nos níveis de leucócitos, de uma forma geral, e no de neutrófilos, por serem mais específicos para patógenos bacterianos, entretanto, não é só os leucócitos que sofrem alterações durante o curso de uma infecção, o eritrograma pode sofrer modificações nos casos mais graves, como sepse e choque séptico.
4. 
a) Na série vermelha, são analisados: o hematócrito (Ht) que mensura a quantidade de glóbulos vermelhos que existe na amostra de sangue; Dosagem da hemoglobina (Hb); Contagem de Eritrócitos (CE), também conhecido como contagem de Hemácias em alguns laboratórios; Volume Corpuscular Médio (VCM) que é a visualização do tamanho das hemácias e auxilia na detecção da anemia; Hemoglobina Corpuscular Média (HCM), é o peso da hemoglobina no interior das hemácias; e Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) que verifica o quanto a hemoglobina está concentrada dentro da hemácia.
B) A série branca é avaliada a partir dos elementos: Contagem total dos leucócitos (CTL) e Contagem Diferencial dos Leucócitos (CDL), que abrange monócitos, linfócitos, basófilos, eosinófilos e neutrófilos (bastonetes e segmentados).
C) A contagem diferencial de cada leucócito é emitida em % (ou valor relativo) e em 103 /mm3 (ou valor absoluto) desse modo a contagem absoluta de cada categoria de leucócitos no sangue periférico reveste-se de significado clínico e é mais informativa do que a contagem relativa em percentagem.
D)Os valores de referência do VCM e o HCM do eritrograma estão aumentados, e pode ser indicar uma anemia microcítica, ja o caso do leucograma está com linfocitose e monocitose.
5.
Linfócitos:13.000/mm3--------100%
 x------------------------28%
 100x=364.000/mm3
 X=3.640/mm3
Neutr. seg:13.000/mm3--------100%
 x------------------------50%
 100x=650.000/mm3
 x=6.500/mm3
Neutr. Bast.:13.000/mm3--------100%
 x------------------------15%
 100x=195.000mm3
 X=1.950/mm3
Monócito:13.000/mm3--------100%
 x------------------------7%
 100x=91.000/mm3
 X=910/mm3
O leucograma fora dos valores de referencia desse modo o paciente está com uma infecção de urina

Mais conteúdos dessa disciplina