Buscar

Seminário Interdisciplinar Introdução à Pesquisa - Socialização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Dorotéa Griebner dos Santos (393907)
	Disciplina:
	Seminário Interdisciplinar: Introdução à Pesquisa (MOB100)
	Avaliação:
	Socialização ( Cod.:512433) ( peso.:3,00)
	Prova:
	15591953
	1.
	Segundo a UFPR (2001, p. 29), citação pode ser compreendida como a utilização de partes de textos publicadas ou apresentadas por um autor consultado, que fornece subsídio ou ilustração ao assunto tratado por você. No Brasil, quem fixa as normas relativas às referências é a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Neste contexto, diferencie citação direta de citação indireta. 
FONTE: UFPR. Normas para apresentação de documentos científicos. Curitiba: UFPR, 2001. ( * Máximo 1000 caracteres )
	
A citação direta é aquela que copiamos para juntar ao nosso trabalho as palavras que o autor usou sem alterar nada. Nesse caso temos que respeitar algumas regras para utilização da citação direta: usar aspas no início e fim do texto transcrito, que chamamos de aspas duplas e caso tenha alguma palavra em destaque ou alguma citação de outro autor que também utilizou aspas duplas, devemos trocar por aspas simples.
A citação indireta é uma explicação que fazemos sobre o que o autor quis dizer sobre aquele trecho ou paragrafo escolhido que ele escreveu. Neste caso não tem regras como na citação que mencionei anteriormente, nem se usa aspas.
	
	2.
	O art. 184 do Código Penal configura como crime de plágio o uso indevido da propriedade intelectual de outro. Já o art. 299 define plágio como crime de falsidade ideológica. Em ambos os casos, o autor que se sentir prejudicado, por ter sua obra plagiada, poderá entrar na justiça com ação indenizatória. Disserte sobre o plágio acadêmico em artigos científicos.  
FONTE: <https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10615003/artigo-184-do-decreto-lei-n-2848-de-07-de-dezembro-de-1940>. Acesso em: 12 ago. 2018. ( * Máximo 1000 caracteres )
	
	
No meu entendimento o plágio não prejudica só os autores e o conjunto cientifico, mas também os próprios alunos que se aproveitam da cópia. No entanto se o aluno estiver copiando não estará aprendendo e prejudicando a sim próprio e a quem lhe der crédito de seu diploma. Para punir essas práticas que não são aceitas e geram um grande problema dentro das universidades, foi criado art. 184 do Código Penal que caracteriza crime o uso indevido da propriedade intelectual do outro e no art. 299 define como crime de falsidade ideológica. Sendo que o autor que se sentir prejudicado pela utilização da sua obra poderá acionar judicialmente e solicitar uma indenização.

Continue navegando