Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO 
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB 
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade 
1ª Questão: A educação colonial brasileira é marcada pela presença dos jesuítas educando as populações indígenas, os colonos e as elites. Sobre o projeto dos jesuítas, responda: (1,5) 
a) Qual o tipo de educação oferecida pelos jesuítas aos indígenas e as elites? 
A escola moderna foi uma invenção a serviço do ensino, mas, em especial, de vigilância da disciplina e da moral. 
 A atuação pedagógica dos jesuítas influenciou o modo de educar os indivíduos na colônia segundo as suas posições sociais. Isso levou a níveis distintos de instrução: para os índios, os rudimentos da língua e os ofícios; para os brancos libertos, os rudimentos da escrita, da leitura e os ofícios; para as classes abastadas, os ensinos superiores que garantiriam a manutenção da estrutura de poder; já para os escravos africanos e alforriados, os ofícios. 
 
 
b) Quais os métodos de ensino utilizados por eles para a população indígena? Os métodos utilizados para educar às elites coloniais eram os mesmos empregados aos indígenas? Explique. 
No Brasil, a sua atuação se debruçou na instrução dos gentios e das crianças. Para tanto, foi necessário construir um arcabouço norteador da ação educativa e a criação de espaços para a catequese e a instrução dos gentios e das crianças. As metodologias utilizadas para a instrução das primeiras letras às crianças indígenas, bem como à doutrinação católica, estiveram permeadas por práticas que iam desde representações teatrais, cânticos e música instrumental, catecismo dialogados e a memorização pela repetição. Ao insistir na formação diferenciada dos diferentes segmentos da sociedade colonial brasileira, os jesuítas aprofundaram as desigualdades sociais. 
A Companhia de Jesus atuou ainda, com destaque, na formação das elites coloniais (através dos colégios). 
2ª Questão: Após a expulsão dos jesuítas é dado início às chamadas “aulas régias”. Escreva um pequeno texto dissertando sobre a organização e o funcionamento dessas aulas e, ao final, justifique se esse modelo foi positivo ou negativo para o Brasil. (2,5) 
As aulas régias As principais medidas implantadas pelo Marquês, por intermédio do Alvará de 28 de junho de 1759, foram: total destruição da organização da educação jesuítica e sua metodologia de ensino, tanto no Brasil quanto em Portugal; instituição de aulas de gramática latina, de grego e de retórica; criação do cargo de ‘diretor de estudos’ – pretendia-se que fosse um órgão administrativo de orientação e fiscalização do ensino; introdução das aulas régias – aulas isoladas que substituíram o curso secundário de humanidades criado pelos jesuítas; realização de concurso para escolha de professores para ministrarem as aulas régias; aprovação e instituição das aulas de comércio. 
As aulas régias extinguiram e substituíram o sistema de ensino baseado nos princípios sustentados pela Companhia de Jesus, que vigoravam havia dois séculos, tornando obrigação do Estado garantir a educação gratuita à população, estabelecer suas diretrizes e pagar os professores, subordinados todos a uma política fortemente centralizadora. A partir de então a educação tornava-se leiga, conduzida por organismos burocráticos governamentais e não mais na diretriz dos jesuítas, sem, contudo, abolir o ensino da religião católica nas escolas, que permaneceu obrigatório. 
 
 3ª Questão: Com a Proclamação da Independência do Brasil, tem início a educação de caráter estatal no país. Sobre a educação brasileira no século XIX, responda: (2,0) 
a) A Lei Geral do Ensino, de 1827, define o método de ensino a ser aplicado nas escolas, o método mútuo. Sobre esse método de ensino explique, em linhas gerais como era o seu funcionamento. 
As principais características do Método de Lancaster são: Método Lancaster: cada classe tinha um monitor ou decurião, que tomava a lição dos alunos sob sua responsabilidade. A base da aprendizagem se dava pela constante repetição dos exercícios, levando os alunos a memorização dos conteúdos estudados. Além de um monitor para cada grupo de alunos, havia um inspetor que atendia a esses monitores e auxiliava o professor no repasse das lições e no controle da disciplina. O método representava uma inovação didática e respondia ao que se exigia de instrução na época, qual seja, a instrução elementar e religiosa de uma grande quantidade de crianças que vivam ociosas nas cidades, devido ao avanço acelerado do processo de industrialização/urbanização, que marcou o início do século XIX na Europa. 
 
B) A escola pública do século XIX era gratuita, segundo os termos da Constituição de 1824. Havia grupos sociais excluídos da escola? Quais e Por quê? 
A escola pública no século XIX era gratuita, mas nem todos tinham acesso a ela. Negros, índios e mulheres não tinham permissão de frequentar a escola naquela época. A constituição de 1824 só garantia o acesso à educação a homens livres, o que excluía escravos e homens livres pobres. 
 
C) No final do século XIX, o Brasil começa a organizar as escolas isoladas e os grupos escolares. Explique como eram essas escolas e o que esse novo modelo de escola representou para o país. 
4ª Questão: No texto “A institucionalização da escola primária na Primeira República”, Daniela C. L. de Abreu nos fala sobre a experiência da escola primária republicana no estado de São Paulo, mas delineando o projeto nacional. Sobre a maneira como a autora entende os propósitos da escola pública republicana, apresentamos abaixo algumas afirmativas. Indique se elas são corretas ou falas e justifique as afirmativas. (2,0 p.) a - “A escola republicana é para a República, ou seja, para legitimar seu poder”. ( X ) C ( ) F Justifique:_______________________________________________________________________
________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b - “Saber ler, escrever, contar e votar compreendia o programa dos republicanos, além de valorizar a pátria e os símbolos nacionais, respeitando as ordens da moral e do civismo.” ( X ) C ( ) F Justifique:_______________________________________________________________________
________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c – “A implantação dos grupos escolares não ratificou o princípio da igualdade da educação entre os sexos ao estabelecer igual número de classes para meninos e meninas.” ( ) C ( X ) F 
Justifique:_______________________________________________________________________
________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Mais conteúdos dessa disciplina