Buscar

Universidades corporativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pós-Graduação Psicologia Organizacional
Universidade corporativa no Brasil
Elas são instituições de ensino superior voltadas a qualificar colaboradores em concordância com as estratégias das organizações, ou seja, voltadas à formação que possam preencher lacunas nos processos produtivos e com foco no cumprimento de metas. As universidades corporativas surgiram na década de 1950 nos Estados Unidos.
No início dos anos 1990 emergiram no Brasil e, de lá para cá, o número de empresas com este tipo de projeto educacional cresceu razoavelmente, chegando a aproximadamente cem instituições.
As companhias que mais investem nesse tipo de educação são Natura, Coca-Cola, Sadia, Accor, entre outras.
O sistema de ensino é focado ao desenvolvimento de habilidades voltadas à organização. Há muitas vantagens para as empresas em montar uma universidade corporativa.
A universidade corporativa tem como objetivos preparar os colaboradores para trabalhar com novas técnicas, atualizar práticas de trabalhos ou criar projetos que possam ser implantados dentro da empresa.
Além de obterem conhecimento técnico, os funcionários serão preparados para suas funções alinhados à missão da companhia, aos objetivos do negócio.
Exemplos de universidade corporativa no Brasil
AmBev e sua universidade corporativa pioneira
A AmBev foi uma das pioneiras em universidade corporativa. Criou em 1995 a Universidade Brahma, hoje atualizada para Universidade Corporativa AmBev, que oferece diversos cursos e certificações para seus colaboradores, tornando-se um dos maiores casos de sucesso em educação corporativa.
A iniciativa promove a troca de experiências entre as equipes, e suas atividades englobam todas as unidades e níveis organizacionais.
Em 2010, a Ambev investiu R$ 22,5 milhões no treinamento de mais de 40 mil pessoas. Foram 74 programas, 712 cursos e mais de 38 mil horas de treinamento, em módulos presenciais e on-line.
Os números refletem o crescimento em relação a 2009, quando houve um aporte de R$ 16,3 milhões nos 54 programas e 654 cursos, envolvendo 39 mil horas em módulos presenciais e on-line e a presença de aproximadamente 32 mil pessoas.
A ênfase do investimento em gente rendeu à Ambev um dos mais importantes reconhecimentos no setor: o de destaque na categoria "Gestão de Talento" no 14º Guia Você - Exame - as Melhores Empresas para Você Trabalhar.
O conteúdo do programa Universidade Ambev é dividido em cinco eixos temáticos:
Prática de liderar - Voltado para gestores que lideram ou liderarão equipes e tiveram foco na retenção de talentos;
Excelência operacional - Aborda o conhecimento técnico necessário para melhorar, desenvolver e aprimorar o desempenho operacional, visando ao alcance das metas coletivas e individuais.
Sistema de Gestão - Tem a metodologia Seis Sigma, voltada para diretores, gerentes, coordenadores, especialistas, supervisores e analistas;
Cultura Ambev - Trata do alcance do sonho impossível, a retenção e desenvolvimento das melhores pessoas, a meritocracia, o espírito de dono, o foco em resultados, a qualidade de nossos produtos e marcas e a eficiências de custos;
Relação com a sociedade - Visa promover o relacionamento e a sintonia com o mercado, distribuidores, revendedores, comunidades e clientes para estreitar os vínculos da Ambev com seus públicos.
Cada eixo temático conta com programas que estimulam o crescimento profissional em duas direções: a transição de funções e cargos (o chamado crescimento vertical) e a evolução dentro da própria função (crescimento horizontal).
Para preparar gestores, a Ambev mantém parceria com a Business School São Paulo. Na instituição de ensino, os executivos recebem uma visão geral do negócio da companhia e conhecem melhores práticas e ferramentas de gerenciamento do mercado. Outro programa importante é o de aprendizado idiomas, com bolsas de estudos parciais em cursos presenciais e à distância.
UniBB – Universidade Corporativa do Banco do Brasil
Considerada um recurso estratégico pela instituição, sua universidade corporativa visa não apenas capacitar seus funcionários, mas também consolidar sua imagem institucional e disseminar sua visão de futuro na empresa.
Essas são algumas das melhores universidades corporativas do Brasil e oferecem treinamentos para diversas áreas: Para atendimento ao consumidor, para as equipes de venda e comercial, para gestores e líderes, etc.
A ferramenta pode ser usada também para treinar o uso de novos softwares e sistemas adotados pela empresa, além de desenvolver técnicas e habilidades pessoais que facilitam o trabalho.
Hoje, já são contabilizados mais de 150 exemplos de universidade corporativa no Brasil.
Visão sobre Universidades Corporativas:
Os colaboradores que trabalham em empresas que tem Universidade corporativas como a AMBEV melhoram suas habilidades e aprimoram as suas técnicas para utilizar dentro da própria empresa. A empresa só tem a ganhar pois capacitas seus colaboradores conforme a missão da empresa, criam neles um senso de responsabilidade e apropriação sobre a função desempenhada. 
O investimento nos colaboradores não e visto como algo negativo, mas sim como um retorno para o crescimento dos colaboradores e consequentemente para o crescimento da empresa. Como vimos no exemplo da AMBEV a empresa chegou a se tornar reconhecida com a categoria "Gestão de Talento" no 14º Guia Você - Exame - as Melhores Empresas para Você Trabalhar. Traz uma visibilidade grande para a empresa, é se torna referência para outras. Os colaboradores se tornam cada vez mais satisfeito e todo conhecimento adquirido e colocado em pratica na própria empresa.

Continue navegando