Buscar

Conceitos Farmacêuticos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
(B)
(A)
(B)
(A)
(B)
(A)
2. O grupo hidroxila no carbono número 12.
3.
a)	Ligação covalente
b)	íon-dipolo
c)	íon-dipolo
d)	Ligação iônica
e)	Interação de Ven de Woll
f)	Ligação de hidrogênio 
4. Gástrico normal: 0,99 
 Acloridria: 0,01
5. b) Aumentara cerca de 5 vezes
6. Um da 0.75 o outro 0.85 logo o logP 0,85 será mais biodisponivel por que aproxima de 1 (mais apolar) mais biodisponível.
7. Letra A
8) Grupo farmacofórico é o conjunto de características eletrônicas e estéricas que caracterizam um ou mais grupos funcionais ou subunidades estruturais, necessários ao melhor reconhecimento molecular pelo receptor e, portanto, para o efeito farmacológico desejado. Ex: Estatina
Grupos auxofóricos são grupamentos funcionais capazes de apresentar sítios de interação que promovem o reconhecimento molecular do fármaco pelo biorreceptor. Este grupo auxilia o reconhecimento do fármaco pelo receptor somando-se ao reconhecimento primário que é responsabilidade do grupo farmacofórico. Ex: Grupo Metil.
Grupo toxicofórico: Também segundo a IUPAC, grupo toxicofórico é sub-unidade estrutural ou fragmento molecular responsável por uma resposta tóxica dos fármacos direta ou indiretamente. Ex: Cloranfenicol
 
9. Fármacos estruturalmente específicos não dependem tanto das características físico-químicas mas sim da estrutura molecular, e os fármacos inespecíficos dependem exclusivamente das características físico-químicas para adentrar na camada lipofílica da ponte dissulfeto das células. Ex específico: Atenolol. Ex inespecífico: qualquer anestésico.
10. Coeficiente de partição – expressa a lipofilicidade relativa das moléculas.
Coeficiente de ionização – expresso pelo valor de pKa, que traduz o grau de contribuição relativa de espécies ionizada e não ionizada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando