Buscar

AV1 ESTUDO DE CASO TOPICOS INTEGRADORES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TÓPICOS INTEGRADORES I
Primeira Avaliação
	ALUNO
	
	MATRÍCULA
	
	DISCIPLINA
	
	DATA DA PROVA
	
	PROFESSOR
	
	TIPO DE PROVA
	
	TURMA
	
	CÓDIGO DA TURMA
	
	NOTA
	
	ATENÇÃO:
- Será atribuída nota zero a aluno que devolver sua prova em branco.
- Ao aluno que compartilhar respostas, configurado pela similaridade ou reprodução do conteúdo, será considerado plágio e todos os envolvidos receberão nota zero.
- A prova deverá ser encaminhada para o e-mail do professor, em formato Word.
- A prova possui a pontuação máxima de 6,0 pontos.
A fábrica “Industrial Ecoara”, localizada no Perímetro Industrial de Icoaraci/PA, passa por problemas internos com a sua produção de Álcool em Gel, pois não conseguem satisfazer a demanda de seus compradores. Esta problemática, em grande parte, ocorre por conta da Pandemia do COVID-19: fato inusitado e que acabou acertando o mercado de surpresa. Porém, considerando os contratos de fornecimento já firmados para o ano de 2020, aumentar a produção é questão de vida ou morte para a fábrica. 
Desta forma, os diretores da “Industrial Ecoara” decidiram revisar o planejamento interno, a fim de encontrar os problemas que levam a sua fábrica a não conseguir aumentar o ritmo de produção. Durante a revisão, perceberam duas coisas: 1) que as metas de produção são estipuladas de forma geral para todos, sem proporcionar parâmetro de produtividade para cada funcionário; 2) que a fábrica não possui um sistema de controle da produção de cada funcionário.
Sob ordem de adequar o processo produtivo, a primeira alteração feita pelo gestor da “Industrial Ecoara” foi dividir a meta para cada funcionário, simplificando o objetivo final em pequenas partes. Desta forma, a Fábrica passou a estipular a produção diária de 1.000 peças para cada funcionário do setor operacional. 
A segunda alteração foi direcionada para o sistema controle, que antes não existia, e agora passou a ser feito digitalmente por uma máquina, que por sua vez é monitorada por um supervisor. Este possui marcações para avaliar o ritmo de produção: se as 14hr algum funcionário não conseguiu chegar à marca de 500 peças, este encarregado deve notificar a baixa produção junto ao funcionário responsável e verificar se há qualquer outro tipo de problema que esteja causando a baixa no ritmo de produção. 
Infelizmente, as alterações não foram suficiente para atender à demanda dos contratos de fornecimento firmados com a fábrica “Industrial Ecoara”, levando à quebra de alguns contratos. Para seu Presidente, nem tudo está perdido.
Ajude a fábrica “Industrial Ecoara” resolvendo as seguintes questões:
1. Qual teoria da administração é predominante no estudo de caso relatado acima? Identifique e demostre elementos do texto que justifiquem a sua resposta.
R:
2. O atual modelo da fábrica “Industrial Ecoara” ainda não está satisfazendo as metas dos contratos. Assim, você foi contratado para substituir o atual gestor. Considerando sua resposta na questão anterior, quais alterações você faria na fábrica para mudar este modelo de produção para outra teoria da administração? Justifique sua resposta esclarecendo qual será a nova teoria adotada e de que forma os seus princípios estarão sendo atendidos.
R:
3. Redija uma mensagem para os diretores da empresa alertando-os para os principais efeitos negativos sofridos pelos funcionários na aplicação deste modelo de produção, com base em seus conhecimentos quanto às principais críticas de cada modelo administrativo.
R:
Boa prova.

Continue navegando