Buscar

PORTIFOLIO aparelhos fisioterapia resp

Prévia do material em texto

FLUTTER
FUNÇÃO: É um aparelho simples, portátil, em formas de cachimbo, usado para assistir e eliminação de secreções brônquicas. 
EFEITOS FISIOLOGICOS: A fundamentação fisiológica da utilização do flutter baseia-se em três princípios:oscilação das vias aéreas,aumento do fluxo aéreo intermitente e pressão positiva na via aérea(PAP).
INDICAÇÕES: O flutter é indicado em condições de acumulo de secreção em vias aéreas proximais, principalmente em pacientes que apresentam instabilidade bronquial e colapso prematuro das vias aéreas. Pode ser usado por crianças e adultos, desde que compreendam sua correta utilização e técnica.
O flutter e amplamente utilizado no tratamento com fibrose cística, bronquiectasia, DPOC, asma e em pós-operatorio de cirurgias abdominais e torácicas.
CONTRA –INDICAÇÕES : Hemoptise; pneumotórax; enfisema; doenças cardiovasculares descompensadas.
ACAPELLA
FUNÇÃO: A acapella é um recurso fisiterápico recente, facilitar o clearance de secreções em pacientes hipersecretivos. Esse dispositivo associa os benefícios da oscilação de alta frequência do fluxo aéreo com a eficiência da terapia por PEEP.
INDICAÇÕES: A acapella estimula o clearance mucociliar, estando, portanto, indicada para pacientes portadores de DPOC, fibrose cística, asma e doenças pulmonares que cursam com hipersecreção. Alémdessas indicações, a técnica é útil, também, na prevenção e reversão de atelectasias.
CONTRA-INDICAÇÕES: Não existem contra-indicações absolutas para o uso da acapella, devendo ser consideradas as mesmas limitações impostas por qualquer recurso que empregue a PEEP como recurso terapêutico. A DHD healthcare recomenda cuidados especiais nas seguintes situações: (1) Pacientes com instabilidadehemodinâmica; (2) incapazes de tolerar aumento de trabalho respiratório; (3) com pressão intracraniana maior que 20mmHg; (4) com traumas e/ ou cirurgias recentes de face ou esôfago; (5) com suspeita ou confirmação de ruptura de membrana timpânica; (6) com sinusite aguda; (7) epistaxe; (8) hemoptise; e (9) pneumotórax não-drenado, tornande-se um recurso adicional na conduta fisioterápica de pacientescom comprometimento dos mecanismos fisilógicos do clearance mucociliar.
PEAK FLOW
FUNÇÃO: serve para avaliar a eficácia da função pulmonar, mais especificamente o grau de obstrução pulmonar, em pacientes com doença pulmonar obstrutiva, como por exemplo, DPOC e asma.
ESPIROMETRIA DE INCENTIVO
FUNÇÃO: a espirometria de incentivo é uma técnica que serve para estimular o paciente a respirar profunda e lentamente.
Entre outros objetivos, ela se destina a elevar a pressão transpulmonar e os volumes inspiratórios.
Também atua na melhora do desempenho muscular inspiratório e pode restabelecer ou simular o chamado padrão normal de hiperinsuflação pulmonar.
EFEITOS FISIOLOGICOS: Melhora da função pulmonar;Fortalecimento da musculatura respiratória;Aumento dos volumes e capacidades pulmonares;Maior controle da ventilação;Ajuda a normalizar os padrões respiratórios;Educação respiratória do paciente;Melhora no seu condicionamento físico geral;Ganhos na autoestima e na qualidade de vida do paciente.
INDICAÇÕES: a espirometria de incentivo tem indicações relacionadas à função pulmonar, à força muscular respiratória e à mobilidade tóraco-abdominal.
CONTRA-INDICAÇÕES: hipertensão e aneurisma intracranianos, redução da perfusão arterial coronariana e osteoporose.
METODOS: O paciente deve estar sentado, o que pode ser até mesmo na beira da cama;Em seguida, é necessário segurar o espirômetro na posição vertical,Encaixe os lábios no bocal do aparelho, preenchendo todo espaço ao seu redor;Inspire de forma lenta e o mais profundamente que conseguir;Observe no espirômetro as marcações do pistão ou esferas e a indicação de referência;Segure a respiração pelo maior tempo possível;Em seguida, expire lentamente;Descanse por alguns segundos e repita o exercício.
EPAP
FUNÇÃO: é uma forma de aplicação de resistência a fase expiratória objetivando a abertura de unidades pulmonares mal ventiladas ou mesmo a manutenção desta abertura por mais tempo visando melhorar a oxigenação por implementar a troca gasosa.
EFEITOS FISIOLOGICOS: Incremento da capacidade Residual Funcional;Incremento na pressão alveolar;Melhora da complacência pulmonar; Maior tempo para intercâmbio gasoso; Melhora da capacidade de difusão pulmonar; Diminuição do Shunt intrapulmonar; Redistribuição dos líquidos extravasculres.
 INDICAÇÕES:Edema Agudo Pulmonar; SARA; Embolia Pulmonar; Pneumonias; Atelectasias;Broncoespasmo
CONTRA-INDICAÇÕES:TCE (com aumento da PIC);Hemorragia digestiva;Insuficiência renal severa; Fístulas pulmonares; Pneumotórax; Arritmias cardíacas agudas; Hipotensão arterial.

Continue navegando