Buscar

Educação de Jovens e Adultos Discursiva

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Gina Amaral 
	
	Disciplina:
	Educação de Jovens e Adultos (PED13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513102) ( peso.:4,00)
	
	
	
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As turmas de EJA têm se configurado de modo diferente nos últimos tempos. Muitos dos jovens, adultos e idosos estão sendo inseridos nessas salas e, sem dúvida, precisam se mobilizar para a construção efetiva do conhecimento, contando com seus pares nas aulas, além de um professor bastante acolhedor e interessado em ensinar e aprender com eles. Pensando em Pedagogia de Projetos pondera-se que a aprendizagem está atrelada ao sentido e relevância do conhecimento na vida desses alunos. Considerando que a atitude ativa do sujeito é essencial no processo em que ele se humaniza, numa discussão sobre Pedagogia de Projetos supõe-se que estes podem ser um meio de ajudar a repensar e a recriar o espaço destinado aos processos de ensinar e aprender de maneira a que cada jovem, adulto e idoso seja ativo no processo em que buscam se apropriarem de capacidades humanizadoras. Sobre o exposto, disserte sobre Pedagogia de Projetos na EJA.
	Resposta Esperada:
Pedagogia de Projetos pode ser definida como um método no qual a classe se ocupa em atividades proveitosas e com propósitos definidos. Em outras palavras, é o ensino através da experiência. Visa à ressignificação desse espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e as suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino-aprendizagem na EJA. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos. Nessa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com o contexto em que é utilizado, sendo, por isso mesmo, impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo. A formação dos alunos na EJA não pode ser pensada apenas como uma atividade intelectual. É um processo global e complexo, no qual conhecer e intervir no real não se encontram dissociados. Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada.
	2.
	A Educação de Jovens e Adultos, na atualidade, possui, dentro da LDB ? Lei de Diretrizes e Bases ?, um espaço significativo. Já o Conselho Nacional da Educação e da Câmara de Educação Básica em seu Parecer nº 11/2000, dá à EJA três funções. São elas: reparadora, equalizadora e qualificadora. Com relação a esta tríade, disserte sobre essas três funções.
	Resposta Esperada:
As três funções da modalidade EJA estão apresentadas no Parecer nº 11/2000 do CNE e têm como finalidade suprir a ideia de Educação de Jovens e Adultos paternalista e compensadora, abrindo espaço para novas possibilidades de construção de conhecimento dos sujeitos envolvidos.
A função reparadora tem a função de dar o direto ao ingresso dos jovens e adultos com relação à idade/ano escolar. Clientela esta que envolve pessoas que, por motivos alheios, deixaram de estudar ou por motivo de reprovações.
A função equalizadora dá o direto a todos (jovens, adultos e idosos) modernizarem seus conhecimentos através de trocas de experiências.
A função qualificadora tem como objetivo manter uma educação de qualidade e permanente, atualizando os conhecimentos de sua clientela por toda a vida.
Parte inferior do formulário

Continue navegando