Buscar

GRA0204 METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO

Prévia do material em texto

Usuário
	NARJARA BATISTA CARDOSO
	Curso
	GRA0204 METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO PTA - 202010.ead-3787.03
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	17/02/20 12:32
	Enviado
	05/03/20 14:38
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	410 horas, 6 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Dentro de um contexto escolar, a atividade matemática se inicia a partir da dialética entre professor e aluno mediante práticas voltadas para conteúdos específicos. Nessa relação, os professores, muitas vezes, são abordados pelos alunos com questões que, hoje, estão se tornando clássicas em sala de aula matemática, como: Para que serve esse assunto ou onde vamos usá-lo? Por mais que insistamos em respostas indicadoras da ideia de que a evolução da ciência e da tecnologia foi possível por conta da matemática, muitas vezes, esse argumento não convence. Então, uma possibilidade é buscar na arte argumentos plausíveis para o entendimento da necessidade de um acesso a conteúdos específicos de matemática (PACHECO, 2008).
 
PACHECO, A. B. Matemática : equações e arte. Anais do 2º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), Recife - PE, 2008.
 
Sobre a presença da matemática na arte do pintor Alfredo Volpi, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
 
(  ) Alfredo Volpi foi um artista cuja inteligência espacial era bastante desenvolvida, uma vez que, ao analisar suas obras, é possível perceber que ele, na maioria das vezes, buscava representar situações relacionadas ao seu convívio com os demais fazendo uso, sobretudo, de elementos geométricos.
 
(  ) Por se tratar de um artista cuja geometria é bastante presente nas obras, a exploração das formas geométricas a partir das pinturas de Alfredo Volpi é uma possibilidade para o professor do ciclo de alfabetização mostrar ao aluno como a matemática não se relaciona com outros campos do conhecimento.
 
(  ) Dentre as possibilidades de exploração de elementos da obra de Alfredo Volpi estão a análise das figuras presentes, a determinação das figuras geométricas predominantes nas obras, o estudo dos traços feitos pelo pintor, dentre outros aspectos.
 
(  ) Por serem compostas por figuras de diferentes formas, tamanhos, cores e traços, dentre outros elementos, as obras de Alfredo Volpi nas aulas de matemática podem possibilitar uma discussão que envolva unidades de medidas e comparações, dentre outros assuntos, além de apenas conceitos geométricos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta! Alfredo Volpi sempre representava situações relacionadas ao seu convívio social, o que denota que sua inteligência espacial era bastante evidente. A geometria é bastante presente em suas obras, o que mostra a relação da matemática com outros campos do conhecimento, neste caso, a arte. Analisar as figuras presentes na obra de Volpi assim como os traços feitos por ele são opções para se trabalhar as obras em aulas de matemática.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Gardner (1995) ressalta que, embora as múltiplas inteligências sejam, até certo ponto, independentes umas das outras, raramente funcionam isoladamente. Isso acontece porque uma série de habilidades e capacidades são requeridas para resolvermos a maior parte dos problemas de nosso cotidiano. Por exemplo, um construtor precisa ter total acuidade da inteligência espacial combinada com a destreza da inteligência cinestésico-espacial para realizar com sucesso suas construções. Assim, sempre são envolvidas mais de uma habilidade na solução de um problema embora, claro, existam certas predominâncias. Portanto, as inteligências, além de se complementarem, se integram.
 
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
 
Sobre a complementaridade e integração sobre as múltiplas inteligências, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
 
(  ) Arquitetos, motoristas de táxi e marinheiros são exemplos de profissão cuja inteligência sonora ou musical são predominantes, uma vez que tais profissionais necessitam ter uma noção de espaço apurada.
 
(  ) A inteligência cinestésico-corporal é predominante em profissionais com a capacidade de usar o corpo para expressar ideias e sentimentos, como os esportistas, as bailarinas, os mímicos e os escultores.
 
(  ) Gênios como Mozart, Schubert, Chopin, dentre outros, além de compositores, violinistas e maestros, possuem, sem dúvida, a inteligência intrapessoal predominante dentre as demais.
 
(  ) Por exigir um autoconhecimento aguçado, profissionais como teólogos, psicólogos e filósofos são exemplos de indivíduos cuja inteligência intrapessoal é predominante.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta! Profissões que necessitam ter uma noção de espaço apurada, como as de taxistas e arquitetos, são desenvolvidas por sujeitos cuja inteligência espacial é predominante. Já esportistas, bailarinas e escultores apresentam grande precisão e habilidade corporal, que estão relacionados à inteligência cinestésico-corporal. A inteligência musical ou sonora é predominante em profissionais desta área, e a inteligência intrapessoal é predominante dentre as demais em profissões relacionadas a um autoconhecimento, como teologia, psicologia e filosofia.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Durante muito tempo o conceito de inteligência foi caracterizado por um padrão único: acreditava-se que as pessoas nasciam com uma determinada quantidade de inteligência, essa quantidade dificilmente poderia ser alterada, em detrimento de seu caráter genético, sendo a inteligência mensurável por meio dos chamados testes de Quociente de Inteligência (QI) ou instrumentos semelhantes, conforme sugerido por diferentes estudiosos da área de psicologia e educação (ALVES; BRENNAND; SOARES, 2016).
 
ALVES, R.; BRENNAND, E.; SOARES, I. Conectando inteligências múltiplas através de aplicações interativas na formação de gestores. Gestão & Aprendizagem, v. 4, n. 2, p. 11-33, 2016.
 
Sobre a relação entre as inteligências múltiplas e a educação é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
todos os indivíduos possuem em sua bagagem genética algumas habilidades básicas em todas as inteligências, porém, a forma como tais inteligências irão se desenvolver em cada indivíduo será motivada tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por condições ambientais;
	Resposta Correta:
	 
todos os indivíduos possuem em sua bagagem genética algumas habilidades básicas em todas as inteligências, porém, a forma como tais inteligências irão se desenvolver em cada indivíduo será motivada tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por condições ambientais;
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta! Todos nós possuímos em nossa bagagem genética habilidades básicas em todas as inteligências, porém, a forma como tais inteligências se desenvolvem é motivada por diversos fatores, como genética, neurobiologia e condições ambientais.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ventura e Vicente (2010) mostram que o uso de caixas de papelão podem ser uma ferramenta alternativa e concreta para o ensino de geometria tornando o ensino mais atrativo e significativo para o aluno, além de possibilitar a aplicabilidade do conteúdo em sala de aula e na resolução de problemas em situações reais do cotidiano do aluno. Além dos conceitos de geometria plana e espacial, este uso permite desenvolver outros conceitos, comoos sistemas de medidas (linear, superfície, volume, capacidade e massa), entre outros.
 
VENTURA, A.; VICENTE, A. O Ensino da Geometria com o Uso das Embalagens. Ciências–Matemática, Especialização: Didática e Metodologia de Ensino. Atuando na Educação Básica do Estado do Paraná. Professor PDE, 2010.
 
Sobre alguns conceitos de geometria, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
 
(  ) Todos os sólidos são formados pela união de figuras planas, as quais podem ser identificadas por meio da planificação.
 
(  ) Um sólido geométrico (geometria espacial) é formado pela união de figuras planas (geometria plana). Uma caixa, em forma de cubo, por exemplo, é formada pela união de oito quadrados.
 
(  ) Ao planificarmos um sólido geométrico, utilizando uma caixa como recurso metodológico, temos acesso a uma série de figuras planas que podemos explorar. Com a planificação de um cilindro, por exemplo, teremos um retângulo e dois círculos.
 
(  ) O uso de caixas como ferramenta metodológica é importante. No entanto, há uma limitação que precisa ser levada em conta: independente do formato de caixa escolhido, sempre poderão ser estudados retângulos e quadrados, ficando de fora todas as outras figuras.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta! Os sólidos geométricos, estudados na Geometria Espacial, são sempre formados pela união de figuras da Geometria Plana que podem ser identificadas com a planificação. Ao planificarmos um cubo, teremos, por exemplo, seis quadrados, enquanto que com a planificação de um cilindro temos um retângulo e dois circulos.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A presença da matemática é bastante forte em muitas obras de arte, mesmo que olhares desatentos não a identifiquem. Ao observar a famosa Monalisa, de Leonardo da Vinci, o sorriso enigmático da pintura não é a única parte interessante. Por trás do sorriso, assim como em todas as obras de arte, sejam quadros ou monumentos arquitetônicos, há muita matemática, como formas geométricas e noções de proporcionalidade com precisão impressionante. Além de da Vinci, artistas como Antonio Peticov, Maurithius Escher e Max Bill também exploram a matemática de uma maneira especial em suas obras (PACHECO, 2008).
 
PACHECO, A. B. Matemática: equações e arte. Anais do 2º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), Recife - PE, 2008.
 
Sobre a relação entre a matemática e a arte é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
dada a relação entre a matemática e a arte, é possível afirmar que, enquanto a arte se baseia na intuição e cria emoções, a matemática se baseia no raciocínio e cria lucidez;
	Resposta Correta:
	 
dada a relação entre a matemática e a arte, é possível afirmar que, enquanto a arte se baseia na intuição e cria emoções, a matemática se baseia no raciocínio e cria lucidez;
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta! A relação entre a matemática e a arte vai além do uso de figuras geométricas e proporcionalidade na representação das obras, a relação entre estes dois campos do conhecimento também se dá pelo fato de a arte se basear na intuição e criar emoções, enquanto a matemática, de um campo mais exato, se basear no raciocínio e criar lucidez.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner não é um modelo pedagógico, mas sim cognitivo, considerando que a teoria não determina que professores tenham que ensinar seus conteúdos de várias maneiras diferentes (correspondentes a cada uma de suas inteligências), o que seria inviável na prática pedagógica de qualquer professor. Assim, o professor, ao planejar uma atividade, não incitará uma ou duas inteligências, pois deverá refletir e organizar o mesmo conteúdo sob diferentes maneiras de aprendê-lo, e umas das formas de fazer isso, baseando-se na teoria das Inteligências Múltiplas, seria por meio do uso de rotas de acesso (TARSO; MORAIS, 2011).
 
TARSO, R.; MORAIS, D. Rotas Alternativas de Aprendizagem: uma ferramenta para o ensino instrumental. Anais do X Encontro de Ciências Cognitivas da Música. Universidade Vale do Rio Verde, 2011.
 
Sobre o uso de rotas de acesso para o estudo de diferentes conhecimentos matemáticos, considere a seguinte colocação:
 
Nas aulas de matemática, há a necessidade de constantemente estar se desenvolvendo um raciocínio científico, __________ e dedutivo, raciocínio este característico da inteligência __________. No entanto, conceitos de geometria, por exemplo, podem ser explorados por meio da construção de maquetes. Tais maquetes serão de fácil elaboração por alunos que possuam, como predominante, a chamada inteligência __________, ou seja, com habilidades para se situar no __________ e efetuar comparações precisas entre o que está sendo representado na maquete.
 
Assinale a alternativa que apresenta os termos que, em ordem, completam adequadamente o excerto acima.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
indutivo; lógico-matemática; espacial; espaço.
	Resposta Correta:
	 
indutivo; lógico-matemática; espacial; espaço.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta! Conhecimentos matemáticos exigem o desenvolvimento de um raciocínio científico, indutivo e dedutivo, característicos da inteligência lógico-matemática. A construção de maquetes é um exemplo de recurso que permite a exploração de conceitos de geometria e o desenvolvimento das inteligências espacial e lógico-matemática.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A geometria é um dos temas fundamentais da matemática e um dos seus objetivos é permitir que o homem compreenda o mundo e dele participe ativamente, visto que possibilita uma interpretação mais completa daquilo que o rodeia. Entretanto, apesar de muito presente em nosso cotidiano, é possível observar certa dificuldade do professor no trabalho com a geometria, principalmente no ciclo de alfabetização, seja pela complexidade dos conteúdos, ou mesmo pela escassez de tempo para se cumprir todo o programa curricular desta etapa da escolarização. De modo geral, o que se percebe é que os professores optam por trabalhar os conteúdos geométricos sempre no final do ano, apresentando-os de forma acelerada e reduzida (SILVA, 2017).
 
SILVA, B. A. C. Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da geometria e suas relações com a aprendizagem. Dissertação. Mestrado em Educação para Ciência. UNESP - Bauru, 2017.
 
Sobre o ensino de geometria no ciclo de alfabetização é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
o ensino de geometria no ciclo de alfabetização se justifica não somente por sua presença predominante no cotidiano dos sujeitos, mas também por sua importância histórica, considerando que conhecimentos geométricos são discutidos desde as civilizações antigas, como a chinesa, mesopotâmica, egípcia e hindu;
	Resposta Correta:
	 
o ensino de geometria no ciclo de alfabetização se justifica não somente por sua presença predominante no cotidiano dos sujeitos, mas também por sua importância histórica, considerando que conhecimentos geométricos são discutidos desde as civilizações antigas, como a chinesa, mesopotâmica, egípcia e hindu;
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta! Dentre os vários motivos que justificam o ensino de geometria no ciclo de alfabetização pode-se destacar tanto sua presença predominante no cotidiano dos sujeitos e também sua importância histórica, já que discussões a respeito de conceitos geométricos existem desde as antigas civilizações.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida por Howard Gardner que, insatisfeito com a visão tradicional de inteligência, passou a estudar diversos fatoresque pudessem, de alguma forma, influenciar no desenvolvimento da inteligência de um sujeito. Como os sujeitos são diferentes e os fatores também, consequentemente, as inteligências possíveis não são únicas. Os fatores estudados pelo autor envolvem o desenvolvimento de diferentes habilidades, a análise de lesões cerebrais e um estudo sobre o desenvolvimento cognitivo dos seres humanos ao longo dos últimos milênios (GARDNER, 1999).
 
GARDNER, H. Inteligência um conceito reformulado. Editora Objetiva, 1999.
 
Sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, relacione as colunas a seguir.
 
(1) Inteligência Espacial (  ) Capacidade de o sujeito utilizar o próprio corpo para expressar diferentes ideias e sentimentos.
(2) Inteligência Cinestésico Corporal (  ) Capacidade de conhecer-se e estar bem consigo mesmo, de administrar os próprios sentimentos a favor de seus projetos.
(3) Inteligência Interpessoal (  ) Capacidade de reproduzir, por meio de desenhos, situações reais ou mentais; organizar elementos visuais de forma harmônica; capacidade de situar-se e localizar-se no espaço.
(4) Inteligência Intrapessoal (  ) Capacidade de compreender as pessoas e de interagir bem com os demais, ou seja, ter sensibilidade para o sentido de expressões faciais, voz, gestos e posturas de habilidade para responder de forma adequada à determinada situação.
 
Assinale a alternativa que apresenta a correlação verdadeira.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
2, 4, 1, 3.
	Resposta Correta:
	 
2, 4, 1, 3.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta! A inteligência espacial envolve uma capacidade de reproduzir e organizar elementos por meio de desenhos e a inteligência cinestésico-corporal é a capacidade de o sujeito utilizar o próprio corpo para expressar diferentes ideias e sentimentos. As inteligências interpessoal e intrapessoal são, respectivamente, a capacidade de compreender as pessoas e de interagir bem com os demais e conhecer-se e estar bem consigo mesmo.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Números e raciocínio lógico, de maneira geral, agradam de forma particular aquelas pessoas que possuem a chamada inteligência lógico-matemática desenvolvida. Tais pessoas são caracterizadas pelo gosto e pela competência na interpretação e categorização dos fatos e da informação, no cálculo, no raciocínio lógico e na busca de explicação, geralmente matemática, para tudo. Sentem-se desafiadas perante problemas envolvendo raciocínio, que procuram resolver de forma metódica e persistente. É comum ver essas pessoas divertindo-se ao resolver os "quebra-cabeças" das revistas e dos jornais (HERRERA HIDALGO, 2017).
 
HERRERA HIDALGO, P. J. Inteligencia lógico-matemática. Trabalho de Conclusão de Curso. LATACUNGA. UTC, 2017.
 
Sobre a inteligência lógico-matemática no ciclo de alfabetização, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a inteligência lógico-matemática é definida como a habilidade para o raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Tal inteligência é a mais associada à ideia tradicional de inteligência na escola: um aluno é tido como inteligente quando tira boas notas em matemática;
	Resposta Correta:
	 
a inteligência lógico-matemática é definida como a habilidade para o raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Tal inteligência é a mais associada à ideia tradicional de inteligência na escola: um aluno é tido como inteligente quando tira boas notas em matemática;
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta! A inteligência lógico-matemática é, de forma geral, a habilidade para o raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Atualmente é a mais associada à ideia tradicional de inteligência na escola, uma vez que é comum ouvir das pessoas que um determinado aluno é inteligente apenas quando tira boas notas nas provas de matemática.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Kubínová (2004) propõe uma abordagem que possibilita a apresentação da geometria sem ser vista como uma estrutura complexa, mas sim como uma parte da matemática que está com raízes na realidade e que nos ajuda a resolver problemas do dia-a-dia. Nessa abordagem, o ensino de geometria é baseado no processo de realização do fenômeno percebido anteriormente pelas crianças, nas formas e na extensão gradual dos possíveis pontos de vista do mundo que as circula. Na experimentação, na modelagem e na habilidade de visualizar o ponto, a linha reta, o plano e nas relações entre eles, os origamis provaram ser um ambiente excepcional para o trabalho com alunos neste respeito.
 
KUBÍNOVÁ, M. School Geometry and Folding Paper. Mathematics Education. Univerzita Karlova, 2004.
 
Sobre o uso de origamis nas aulas de matemática, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
 
( ) A partir da construção de um origami, vários conceitos geométricos podem ser explorados, como reta, plano, ângulo, diagonais e diferentes figuras geométricas (quadrado, triângulo, retângulo, trapézios, etc.).
 
( ) Uma das características dos origamis é que em sua construção não são utilizados cortes e colagens, por isso, apenas figuras simples podem ser criadas.
 
( ) Por se tratar de uma atividade de alta complexidade, ao se trabalhar com origamis em sala de aula é preciso que apenas o professor faça as dobraduras e os alunos observem, caso contrário, a programação da aula atrasaria.
 
( ) Por meio das dobraduras é possível a confecção de inúmeras figuras, objetos, animais e até mesmo personagens conhecidos pelas crianças.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta! A construção de um origami possibilita a exploração de diversos conceitos geométricos e a construção de inúmeras figuras, objetos, animais e até mesmo personagens conhecidos pelas crianças. A construção de um origami não utiliza cortes e colagens e deve ser feita pelos estudantes para que possam compreender o processo e estabelecer as relações.

Continue navegando