Buscar

Trabalho avaliativo 1 LORENA

Prévia do material em texto

Aluna: Lorena da Silva Lima
Matrícula: 20162105065
Trabalho avaliativo 1: Prótese Auditiva
Benefícios e indicações dos microfones direcionais e ominidirecionais.
Quando falamos de perda auditiva nos perguntamos como minimizar os seus efeitos (isolamento social, familiar e profissional) decorrentes da diminuição auditiva e como alternativa a isso temos a adaptação do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). Esse aparelho tem como objetivo amplificar os sons do ambiente de forma com que o usuário consiga os perceber. 
Microfone, amplificador e receptor compõem respectivamente um AASI. Sendo as funções: microfone tem a responsabilidade de converter o sinal acústico do ambiente em sinal elétrico equivalente; o microfone pode diferir quanto à sensibilidade da direção da fonte sonora, podendo ser alocado em dois grupos: ominidirecionais e direcionais. Os microfones ominidirecionais são responsáveis pela captação do sinal acústico vindos de todas as direções, já os microfones direcionais realizam a captação dos sons vindos da frente, além de ter a sensibilidade reduzida dos sons vindos dos lados e de trás.
Estudos apontam o benefício quanto ao uso de microfones direcionais sendo eficientes na melhora da percepção de fala na presença de ruído. Os microfones direcionais mostram uma sensibilidade diferente a ser de acordo com o ângulo do sinal sonoro. Sendo assim, possuem mais sensibilidade aos sons vindos da frente do usuário. Se levar em consideração que os sinais sonoros (por exemplo, uma conversação) de maior foco e atenção são advindos da frente e o de menor interesse de trás (ruído), esses microfones trazem uma melhoria na questão de sinal/ruído. 
Os microfones ominidirecionais chamam atenção e são mais usados por captarem de forma igual todos os sinais acústicos, que vem de todas as direções possuindo um espectro de 360 graus. Tudo isso é levado em consideração o padrão de normalidade auditiva, onde os ouvintes que não possuem nenhum rebaixamento auditivo possuem a audição sempre em alerta. Porém, estudos apontam que o uso de microfones ominidirecionais são pouco vantajosos quanto ao indivíduo perceber a fala, pois não filtram o ruído e há uma competição quanto a fala.
BIBLIOGRAFIA:
Sandlin RE. Processamento digital de sinais nas próteses auditivas.
In: Almeida K, Iório MCM. Próteses auditivas: fundamentos teóricos
e aplicações clínicas. São Paulo: Lovise. 2003, cap. 7, p.151-187.
MAZZOCHI, M. T.; AITA, A. D. C. Direcionalidade e reconhecimento de fala no ruído: estudo de quatro casos. Revista CEFAC, v. 15, n. 3, p. 689–696, 2012. 
Iório MCM, Menegotto IH. Próteses Auditivas. In: Filho OL[ed]. Tratado de Fonoaudiologia. Ribeirão Preto: Tecmedd; 2005.p.449-69.

Continue navegando