A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Atividade 2 - Psicologia da Educação

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	A teoría histórico-social, proposta por Vygotsky, descreve a importância a formação do psiquismo por meio de interações e, desta forma, o quanto as características psíquicas serão diferentes, conforme o momento histórico e o contexto social.
Sobre essa teoria é possível afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
as relações interpessoais contribuem para a formação das características intrapessoais
	Resposta Correta:
	 
o psiquismo precisa se desenvolver para depois o indivíduo aprender.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. As interações se dão com o ambiente e não por determinismo de reforçadores. A teoria histórico-social prevê que a aprendizagem promove o desenvolvimento e, portanto, não estabelece estágios para esse desenvolvimento. A teoria histórico-social prevê que a cada momento histórico e a cada contexto social as características psíquicas serão diferenciadas, pois elas vão se formar em interações. A teoria histórico-social prevê que a aprendizagem promove o desenvolvimento.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Wallon descreve que as emoções são formas de expressar o que se sente para o externo, ou seja, na análise etimológica da palavra: mover (moção) + externo (e). Ele ressalta a importância das expressões emocionais, para se estabelecer relações e se comunicar com o outro, desta forma o indivíduo afeta e é afetado pelo outro, ou seja, estabelece relações de afetividade.
 
Considerando o texto acima, assinale a alternativa que descreve os recursos que a criança utiliza para se comunicar e solicitar cuidados nos primeiros anos de vida:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
choro, motricidade.
	Resposta Correta:
	 
choro, motricidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A criança somente consegue sobreviver nos primeiros anos de vida, pois comunica suas demandas internas por meio de choro e movimentos impulsivos que vão se organizando em esquemas motores.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Vygostky relaciona o pensamento e a linguagem como essenciais para o desenvolvimento das capacidades psíquicas superiores, sendo o estudo destas categorias um tema principal em sua teoria.
Sobre o relacionamento entre o pensamento e a linguagem é possível afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a linguagem verbal ou fala interior tem como característica a linguagem como expressão do pensamento.
	Resposta Correta:
	 
a linguagem verbal ou fala interior tem como característica a linguagem como expressão do pensamento.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Parabéns, você compreendeu que a proposição correta é aquela que afirma que o em dado período, o relacionamento entre a linguagem e o pensamento deixa de ser a emissão de sons, nomeação de objetos e ações, para expressar parte do que se pensa e operar o psiquismo, em um processo elaborado e dialético, em que o pensamento organiza a linguagem e essa, por sua vez, reorganiza o pensamento.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os estágios de desenvolvimento cognitivo, propostos por Piaget, são relacionados às capacidades que a criança vai desenvolvendo, construindo a cada estágio mais recursos cognitivos e formas de interagir com o meio.
Assinale a alternativa que descreve a sequência correta dos estágios do desenvolvimento cognitivo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto, operatório formal.
	Resposta Correta:
	 
sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto, operatório formal.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Parabéns, você compreendeu o conteúdo assinalando a proposição que descreve a sequência correta dos estágios cognitivos, conforme previstos por Piaget. O processo começa pelas sensações e motricidade (sensório-motor), passa pelas representações (pré-operatório), constrói a compreensão pela lógica (operatório concreto) e por último o estágio das abstrações e hipóteses (operatório formal) .
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Os estágios de desenvolvimento descritos por Henri Wallon caracterizam o desenvolvimento da cognição, da afetividade e da motricidade, com ênfase em alguns estágios em aspectos mais afetivos e outros mais cognitivos. Avalie as afirmações a seguir.
 
I. No período impulsivo emocional, de 0 a 1 ano, há movimentos impulsivos e reflexos, iniciam alguns esquemas motores, com a criança voltada a compreender e manifestar suas demandas internas.
II. No período sensório-motor e projetivo, de 1 a 3 anos, há a transformação de esquemas motores em esquemas mentais, demonstrando uma inteligência prática e havendo mostras da construção do domínio da linguagem.
III. No período do personalismo, de 3 a 6 anos, há a negação ao adulto, identificação com personagens, sedução como instrumento de interação para atendimento às suas demandas.
 
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Entre 0 e 1 ano, ocorrem movimentos impulsivos, quando a criança desenvolve seus reflexos. Ainda nesse período, a criança passa a manifestar suas necessidades. De 1 a 3 anos, são desenvolvidos os esquemas mentais da criança, por meio dos quais ela passa a demonstrar inteligência prática e praticar mais a linguagem. Já dos 3 aos 6 anos, ocorre a fase da negação ao adulto, período no qual a criança pode se negar a seguir ordens e utilizar a sedução para conseguir o que quer.
 
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Avalie as afirmações a seguir.
 
I. A teoria psicogenética de Piaget afirma que a criança constrói sua cognição, passando por estágios, conforme seus recursos de interação com o meio, a cada faixa etária.
II. A teoria sócio-histórica de Vygotsky afirma que a relação entre o pensamento e a linguagem será significativo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
III. A teoria da psicogênese de Henri Wallon afirma que a aprendizagem está relacionada ao desenvolvimento do indivíduo que acontece à medida que vai construindo uma percepção legítima de si mesmo.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Para Piaget, a cognição é desenvolvida em estágios, a partir da interação do indivíduo com o meio. Já Vygotsky afirma que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores está diretamente ligado à relação entre pensamento e linguagem.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	A consideração de que a subjetividade é formada pelo significado que o indivíduo atribui, a partir das suas experiências, para construir sua própria percepção de realidade, pode ser atribuída a qual teoria?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Teoria behaviorista de Skinner
	Resposta Correta:
	 
Teoria Humanista de Carl Rogers
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. Alternativa apresenta denominações de teorias que tem outro enfoque para conceber o desenvolvimento do que o descrito no enunciado.
 
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	A teoria psicogenética de Wallon enfatiza a importância da motricidade para expressão emocional e desenvolvimento cognitivo. Considerando essa premissa e na aplicabilidade no contexto escolar, quais atividades na escola podem ser consideradas atividades motoras para organização psíquica?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
atividades artísticas.
	Resposta Correta:
	 
atividades artísticas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Diversas expressões artísticas como música, dança, encenação, pintura etc., quando inseridas no cotidiano das aulas e relacionadas ao conteúdo, auxiliam a criança nas suas demandas de expressão motora e no desenvolvimento cognitivo.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A expressão das emoções é uma forma de afetar o outro e ser afetado por ele, sendo a relação afetiva a forma como o indivíduo se constitui como ser social. A teoria da psicogênese