A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
apol Formação de professores

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Formação de Professores
Leia o extrato de texto a seguir:
"[...] o ensino está diretamente relacionado à aprendizagem; o professor ensina se os alunos aprendem".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente – Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 19. 
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Formação e Profissionalização Docente, sobre o ato do professor aprender quando ensina, esse processo é chamado de:
Nota: 10.0
	
	A
	desintegração coletiva. 
	
	B
	segregação coletiva. 
	
	C
	discriminação coletiva. 
	
	D
	negligência coletiva. 
	
	E
	interação coletiva.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] a ambivalência do ato de ensinar, é constante, pois o professor também pode aprender quando ensina, é um processo de interação coletiva" (Livro-base p. 20). 
Questão 2/10 - Formação de Professores
Leia o extrato de texto a seguir:
“As universidades formadas pelos mestres livres e clérigos vagantes nasceram sob a proteção da Igreja. Eram organizadas em torno de três campos de ensino [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente – Curitiba: InterSaberes, p. 27. 
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Formação e profissionalização docente, assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses três campos de ensino: 
Nota: 10.0
	
	A
	Matemática. 
	
	B
	Artes liberais.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "As universidades formadas pelos mestres livres e clérigos vagantes nasceram sob a proteção da Igreja. Eram organizadas em torno de três campos de ensino: artes liberais, medicina e jurisprudência" (Livro-base, p.27). 
	
	C
	Música.
	
	D
	Filosofia. 
	
	E
	História. 
Questão 3/10 - Formação de Professores
Leia o excerto de texto a seguir:
“Sem formação adequada, os professores não têm como colaborar efetivamente para o desenvolvimento de uma escolarização para superar o fracasso manifesto nos resultados das avaliações que mantêm a aprendizagem dos alunos com médias insuficientes [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente – Curitiba: InterSaberes, p. 25. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Formação e profissionalização docente, identifique a alternativa que apresenta corretamente o que caracteriza a precariedade da formação inicial do professor: 
Nota: 10.0
	
	A
	A ausência de recursos financeiros em escolas da rede pública.
	
	B
	O baixo número de títulos que os professores atuantes possuem. 
	
	C
	A necessidade de programas de formação continuada. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A precariedade da formação inicial é reforçada por outra característica: a necessidade de programas de formação continuada para proporcionar uma melhoria a esses profissionais" (livro-base, p. 25).
	
	D
	A pouca participação dos pais na vida escolar de seus filhos.
	
	E
	A falta de investimento na formação dos professores. 
Questão 4/10 - Formação de Professores
Leia o trecho a seguir:
"Para a identidade do professor, é necessário examinar também a questão da autonomia". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente – Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 20.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Formação e Profissionalização Docente, é correto afirmar que a essência da autonomia está:
Nota: 10.0
	
	A
	na capacidade dos sujeitos não tomarem decisões por si próprios.
	
	B
	na exclusão do indivíduo no momento de tomada de decisão.
	
	C
	na falta de autoridade do sujeito resolver situações por si só.
	
	D
	na carência de poder que o sujeito tem em decisões do dia a dia.
	
	E
	na capacidade dos sujeitos de tomarem decisões por si próprios.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A essência da autonomia está na capacidade dos sujeitos de tomarem decisões por si próprios" (Livro-base, p.21).
Questão 5/10 - Formação de Professores
Leia o trecho de texto a seguir:
"A falta de autoconsciência e a consciência baseada na autoridade do outro dificultam a cooperação, e a consciência centrada não anula a ação do indivíduo como sujeito". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente – Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 21. 
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Formação e Profissionalização Docente, é correto afirmar que, quanto mais normas, regras e atividades forem impostas aos grupos e aos sujeitos, por exigências externas a eles: 
Nota: 10.0
	
	A
	maior é o processo de controle. 
	
	B
	igual é o grau de autonomia. 
	
	C
	menor é o grau de autonomia e maior é o processo de controle.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Quanto mais normas, regras e atividades forem impostas aos grupos e aos sujeitos, por exigências externas a eles, menor é o grau de autonomia e maior é o processo de controle" (Livro-base p.21).
	
	D
	igual é o processo de controle. 
	
	E
	igual é o processo de controle e menor é o grau de autonomia. 
Questão 6/10 - Formação de Professores
Leia o fragmento de texto a seguir:
"A maioria dos professores considera muito importante gostar do que faz, ou seja, além do conhecimento, essa profissão envolve sentimentos". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente – Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 19.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Formação e Profissionalização Docente, sobre o trabalho do professor, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	É aceitável que descanse após ter preparado sua aula e definido as metodologias adequadas. 
	
	B
	Torna-se inadmissível um professor realizar o ensino mecanicamente.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Além disso, a educação como prática social incorpora significado social para essa profissão. Implica compromisso, cientificidade, coletividade, competência e comunicabilidade. Torna-se inadmissível um professor realizar o ensino mecanicamente" (Livro-base p.17).
	
	C
	É recomendado que o professor realize pequisas e fundamente-se para preparar suas aulas.
	
	D
	É imprescindível que o professor utilize metodologias diferentes para atender as necessidades dos alunos. 
	
	E
	As necessidades dos alunos podem ser desconsideradas, tendo em vista que aprendem no mesmo ritmo. 
Questão 7/10 - Formação de Professores
Leia o excerto de texto a seguir:
"[Os] dados demonstram que a formação de professores no Brasil precisa de investimento, pois mais de um milhão de professores da educação básica - mais de um terço do total - ainda não possui o nível superior de formação".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente – Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 24. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Formação e Profissionalização Docente, a nova Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (LDBEN), Lei 9.394/96, determina, desde 1996, como formação do professor, sendo desejável:
Nota: 10.0
	
	A
	o nível fundamental incompleto. 
	
	B
	o nível médio completo. 
	
	C
	o nível fundamental completo. 
	
	D
	o nível médio incompleto. 
	
	E
	o nível superior. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A nova LDBEN determina, desde 1996, como formação desejável, o nível superior e, após todos esses anos de sua aprovação, o quadro de precariedade da formação docente sofreu poucas alterações" (Livro-base p.25).
Questão 8/10 - Formação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.