Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
	Discentes:Maria Cristina dos Santos
	CPF: 
	Curso: Licenciatura em Letras Português/Inglês
	Disciplina: Sintaxe I e Língua Portuguesa e Ensino: Práticas e Procedimentos
	Polo: Juína
	Professor: Vanessa Fabiola Silva de Faria e Charlene Bezerra dos Santos
	Data: 06/05/2020
Avaliação a Distancia 02 – Conteúdo: (Livro I, UNIDADE I: SINTAXE À LUZ DA GRAMÁTICA TRADICIONAL e livro da disciplina Língua Portuguesa e Ensino: Práticas e Procedimentos).
	CARTÃO DE RESPOSTAS
	1. Transcreva neste espaço a sequência didática criada por seu grupo. Use o espaço que for necessário.
Elemento Pré-textual 
O QUE É UMA CHARGE? (apresentação em slides)
CONCEITO DE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO.
Frase: enunciado que traduz um sentido completo. 
Exemplo: Socorro!
Oração: enunciado que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal. 
Exemplo: Fujam!
Período: conjunto frasal que abarca uma ou mais orações. 
Ex.: Edu come pipocas. 
TERMOS DA ORAÇÃO (resumo do livro para slides)
Termos essenciais: Sujeito (nome) e Predicado (verbo).
São indeterminados os sujeitos que não podem ser claramente identificados. É usada na 3ª pessoa do plural para omitir o agente. Exemplo: Roubaram o carro da minha mãe! Em enunciados como: Alguém bateu na porta, ocorre sujeito determinado, representado pelo pronome substantivo indefinido.
O pronome SE é usado como índice de indeterminação do sujeito, ocorrendo com verbos que não podem receber objeto direto, tendo que verificar se não é o caso de voz passiva. Exemplo: Falava-se demais naquela assembleia (sujeito indeterminado) / Ouviu-se um grito = Um grito foi ouvido (voz passiva).
Nem todo verbo na 3ª pessoa do plural indica um sujeito indeterminado. Exemplo: Os alunos chegaram do Museu, disseram que gostariam de fazer mais visitas. O sujeito de disseram e gostariam é: os alunos, já explicitado anteriormente, denominado sujeito oculto.
O emprego do verbo Haver está no sentido de Existir ou Ocorrer. Exemplo: Existirão transformações; Ocorrerão transformações. Como essas orações não tem o sujeito, o verbo impessoal permanece no singular como: Ser, Estar, Fazer, relacionados a fenômenos da natureza ou expressões temporais: É ainda muito cedo.
Às vezes, a posição do predicativo dá ao verbo sentido ambíguo. Exemplo: Meu filho achou (transitivo direto) o brinquedo (objeto direto) divertido (predicativo). É possível entender essa oração de dois modos: Meu filho julgou o brinquedo divertido ou meu filho encontrou o brinquedo divertido. Se o sentido desejado for o 1º, ele se esclarece com a colocação do predicativo antes do objeto direto: Meu filho achou divertido o brinquedo.
Termos integrantes: complementa o sentido de determinados nomes e verbos.
Complemento Verbal: integram o sentido dos verbos transitivos.
Objeto Direto: vincula-se aos verbos, sem mediação de preposição: Queremos provas fáceis.
Objeto Indireto: vincula-se aos verbos mediante preposição: Você acredita em alienígenas?
Objeto Direto Pleonástico: aparece repetido como pronome oblíquo: Este livro, eu o comprei.
Objeto Indireto Pleonástico: repetidos: Quero mostrar-lhe a ela, os livros que comprei.
Complemento Nominal: os nomes e alguns advérbios podem exigir um complemento para integrar o seu sentido, e vem sempre antecedido por preposições. Exemplo: As crianças costumam ter medo do escuro (do escuro é complemento nominal de medo).
Termos acessórios: modifica e especifica os demais termos, precisando-lhes o sentido.
Adjunto Adnominal: termo associado a substantivos que preenchem a posição de núcleo de uma função sintática. Se o termo apresentar ideia de agente é adjunto adnominal. Exemplo: O encontro (substantivo) das (preposição) crianças (agente do encontro) foi legal. Se o termo apresenta ideia de destino é complemento nominal: O encontro (substantivo) com (preposição) as crianças (alvo do encontro) foi legal.
Adjunto Adverbial: são advérbios ou locuções adverbais associados a verbos, adjetivos ou outros advérbios. 
Aposto e vocativo: aposto é um termo acrescentado à oração. Exemplo: A linguística, ciência da linguagem, fornece subsídios para o conhecimento da nossa língua. O aposto pode ser retirado sem prejuízo da estrutura sintática e vem sempre antecedido, por vírgula ou dois pontos. Já a função do vocativo é a de interpelar o interlocutor: Viver, minha filha, é lutar pelo que se quer.
Observe o enunciado abaixo na charge nº 1 e responda as questões:
Disponível em: http://burrovelhonaoaprendelinguas.blogspot.com.br/2008/08/pronomes-demonstrativos-parte-1.html Acesso em: 05/05/2020.
Elemento textual 
A que classe gramatical se refere à palavra NAQUELE na charge apresentada acima?
Em que tipo se encaixa essa palavra?
Retire da charge acima uma FRASE, uma ORAÇÃO e um PERÍODO.
Revisão de Pronomes
- ESTE (e flexões) e ISTO (invariável) indicam proximidade com relação à 1ª pessoa, este indica tempo presente. Exemplo: Estas flores são lindas. Também equivale ao advérbio pronominal AQUI: Este rapaz que você vê aqui é meu amigo.
- ESSE (e flexões) e ISSO (invariável) indicam proximidade com relação à 2ª pessoa, esse indica tempo passado ou futuro pouco distante. Exemplo: Próximo domingo vou à praia, esse dia será especial. Também equivale ao advérbio AÍ: Esse relógio aí é sem dúvida muito caro.
- AQUELE (e flexões) e AQUILO (invariável) indicam distanciamento com relação à 1ª e 2ª pessoa, aquele indica passado vago ou remoto. Exemplo: Naquele tempo acreditava-se mais nas pessoas. Também equivale ao advérbio ALI: Posso saber quem é aquele homem ali?
Elemento pós-textuais
Atividade avaliativa
De acordo com as classificações dadas acima, responda as seguintes questões:
a) Em relação a charge nº 1, que pronome demonstrativo foi usado? 
b) Observe a charge nº 2 e responda:
Disponível em: http://professormarcoscortinovis.blogspot.com.br/2013/07/pronomes-demonstrativos.html Acesso em: 04/05/2020.
c) Foram empregados pronomes demonstrativos de 1ª pessoa. Identifique-os e diga se seus empregos foram corretos ou não.
d) observando a Charge nº 02, elabore um período com um ou mais verbos, utilizando os termos essências de uma oração: sujeito e predicado. 
	2. Justifique do ponto de vista teórico-metodológico, a abordagem apresentada em sua sequência didática.
A aula foi elaborada levando em conta que se trata de uma turma avançada nos estudos morfológicos e que agora irão dá início à Sintaxe. Para isso foi preciso elaborar uma atividade didática em que alguns aparece um assunto pronomes e logo depois o professor passará ao estudo inicial de: frase, oração e período bem como os termo de uma oração, como meio do aluno identificar os três tipos nas charges. Outro ponto abordado na atividade é a questão do gênero textual Charge, o professor não só utilizará do mesmo como irá explicar ao aluno de que tipo de gênero textual se trata.
	Discente(s): 
Núcleo de Tecnologia UAB/UNEMAT