Buscar

Prova de Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) “O episódio Samarco precisa ser visto, refletido e tratado como uma tragédia evitável, originada nas relações sociais de trabalho e no modelo neoextrativista da megamineração, com enormes repercussões ambientais e sociais. Frisa-se que, para reverter esse quadro, são necessárias mudanças estruturais que possibilitem um Estado e formas de organização social mais democráticas e eficazes na defesa dos direitos fundamentais, ao trabalho, à saúde, ou ainda ao ambiente equilibrado.”
LACAZ, F. A. C.; PORTO, M. F. S.; PINHEIRO, T. M. M. Tragédias brasileiras contemporâneas: o caso do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão/Samarco. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 42, 2017, p. 10.
O rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, da empresa Samarco, ocorrido em 2015, em Minas Gerais, é considerado uma das grandes e graves tragédias socioambientais do Brasil. Com base no texto de Francisco Lacaz, Marcelo Porto e Tarcísio Pinheiro, marque a alternativa correta.
a) Os autores naturalizam o termo “acidente” ao longo do texto, pois acreditam que se trata de um evento fortuito, sem causas ou responsabilidades. 
b) A tragédia foi desconsiderada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
c) A tragédia da Samarco não poderia ser evitada, tendo em vista que todas as medidas de segurança haviam sido tomadas.
d) De acordo com os autores, grandes empresas, sobretudo em pequenos municípios, tendem a exercer forte domínio econômico, social, simbólico e político sobre instâncias de representação, associações e moradores locais, o que enfraquece a mobilização e combatividade. 
e) N.d.a.
2) Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (“ODS”, também conhecidos como Objetivos Globais) são 17 objetivos específicos para trazer mudanças positivas sociais, econômicas e ambientais na vida das pessoas. Os ODS foram pensados tendo como base o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) das Nações Unidas, os quais foram instituídos em 2000 e focaram na melhoria de vida dos cidadãos mais pobres e mais necessitados do mundo. Em relação aos ODS, considere as seguintes alternativas. 
I – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos, sem perder de vista a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e dos recursos marinhos.
II – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. 
III – Acabar com a pobreza e a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. 
IV – Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles. 
V – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para aqueles que possuem poder aquisitivo. 
VI – Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 
VII – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 
VIII – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água, saneamento e energia para aqueles que podem assumir os custos.
Assinale a alternativa correta. 
a) Somente as afirmativas I, II, III, IV, VI, VII estão corretas. 
b) Somente as afirmativas II, III, IV, V, VI e VIII estão corretas. 
c) Somente as afirmativas I, III, IV, VII e VIII estão corretas. 
d) Somente as afirmativas I, II, IV e VI estão corretas.
e) Somente as afirmativas I, II, IV, VI, VII estão corretas. 
3) Em novembro de 2015 ocorreu um dos maiores desastres ambientais do nosso país: O acidente em Mariana (MG). Sobre esse acidente, marque a alternativa correta:
a) O acidente em Mariana ocorreu em virtude da liberação de uma grande quantidade de petróleo no mar, o que causou a morte de várias espécies.
b) O acidente em Mariana ocorreu porque vários produtos radioativos foram liberados no local sem a devida proteção.
c) O acidente em Mariana ocorreu em razão do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração.
d) O acidente em Mariana refere-se ao desmatamento de uma grande área de floresta nesse local, o que causou a morte de várias espécies.
e) O acidente em Mariana ocorreu por causa da explosão de uma usina nuclear no local.
4) Sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, marque a alternativa incorreta:
a) São integrados e indivisíveis.
b) Respeito aos direitos humanos.
c) Equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental.
d) Plano de ação em parceria colaborativa dos países.
e) Os objetivos são independentes uns dos outros. 
5) Em setembro de 2000, refletindo e baseando-se na década das grandes conferências e encontros das Nações Unidas, os líderes mundiais se reuniram na sede das Nações Unidas, em Nova York, para adotar a Declaração do Milênio da ONU. Com a Declaração, as Nações se comprometeram a uma nova parceria global para reduzir a pobreza extrema, em uma série de oito objetivos – com um prazo para o seu alcance em 2015 – que se tornaram conhecidos como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Marque a alternativa que NÃO corresponde aos ODM.
a) Acabar com a fome e a miséria. 
b) Educação básica de qualidade para poucos.
c) Reduzir a mortalidade infantil.
d) Melhorar a saúde das gestantes.
e) Combater a AIDS, a malária e outras doenças.
6) Leia a matéria:
UNICEF: lacunas de vacinação deixaram 169 milhões de crianças no mundo sem proteção contra sarampo
De 2010 a 2017, 169 milhões de crianças no mundo não receberam a primeira dose da vacina contra o sarampo, afirmou nesta quinta-feira (25) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). No Brasil, segundo dados do Programa Nacional de Imunizações, foram pouco mais de 940 mil crianças que não receberam a primeira dose da tríplice viral em 2010-2017, para a prevenção do sarampo, caxumba e rubéola.
A agência da ONU estima que, globalmente, 21,1 milhões de meninos e meninas por ano deixem de receber a imunização necessária para se proteger do sarampo. O aumento dos bolsões de crianças não vacinadas criou um caminho para os atuais surtos da enfermidade, registrados em vários países. Em 2018, o Brasil notificou 10.326 casos confirmados da infecção. [...]
Apenas nos primeiros três meses de 2019, mais de 110 mil casos de sarampo foram registrados em todo o mundo – um aumento de quase 300 % em relação ao mesmo período do ano passado. Estima-se que 110 mil pessoas, a maioria crianças, morreram de sarampo em 2017. O número de óbitos representa um aumento de 22% em relação a 2016.
As duas doses da vacina contra o sarampo são essenciais para proteger as crianças da patologia. Mas devido à falta de acesso, sistemas de saúde precários, complacência das autoridades e, em alguns casos, medo ou ceticismo em relação às vacinas, a cobertura global da primeira dose foi de 85% em 2017. O índice se manteve relativamente constante na última década, apesar do crescimento populacional. A cobertura global para a segunda dose é muito menor — 67%. [...]
Publicado em 25/04/2019.
Disponível em: <https://nacoesunidas.org/unicef-lacunas-de-vacinacao-deixaram-169-milhoes-de-criancas-no-mundo-sem-protecao-contra-sarampo/>
Com base na notícia acima, é correto afirmar que
a) A prioridade dos órgãos internacionais sempre será a vacinação de adultos, tendo em vista que sua imunidade é mais baixa. 
b) De acordo com a ONU, no Brasil cerca de 21,1 milhões de meninos e meninas por ano deixam de receber a imunização necessária para se proteger do sarampo.
c) Falta de acesso, sistemas de saúde precários, complacência das autoridades e, em alguns casos, medo ou ceticismo em relação às vacinas são fatores que contribuem para a queda nas vacinações.
d) No Brasil, segundo dados do Programa Nacional de Imunizações, pouco mais de 10.326 crianças não receberam a primeira dose da tríplice viral em 2013-2017.
e) A cobertura global para a segunda dose de vacinação foi de 85%, o que indica uma procura grande por vacinação.
7) O acidente em Mariana (MG), em 2015, provocou uma série de impactos negativos no meio ambiente. O rompimento da barragem de rejeitos de mineração levou lama, por exemplo,aos rios, afetando diretamente a cadeia alimentar. Sobre esse assunto, marque a alternativa incorreta:
a) O acidente de Mariana, apesar de causar grandes danos a outras áreas, causou pouco prejuízo no que diz respeito ao ambiente aquático, uma vez que a lama liberada não possuía produtos tóxicos, não afetando, portanto, os peixes no local.
b) A lama que chegou aos rios provocou a morte de peixes, pois o produto obstruía a brânquia desses organismos. Com a morte de várias espécies, a cadeia alimentar ficou prejudicada.
c) A cadeia alimentar ficou prejudicada porque muitos indivíduos de diferentes espécies morreram tanto em terra quanto nos ambientes aquáticos atingidos pela lama da mineradora.
d) Algas e plantas aquáticas também morreram nos rios atingidos pela lama que foi liberada com o rompimento da barragem, o que afetou diretamente a cadeia alimentar dos ambientes aquáticos.
e) A lama diminuiu o oxigênio dos rios atingidos, o que causou a morte dos organismos aquáticos.
8) (FCC - 2016) Na última Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável − Rio+20, foi firmada uma nova agenda através do documento Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que definiu 17 objetivos para os próximos 15 anos. São objetivos ligados à sustentabilidade ambiental expressos no documento:
a) Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles. 
b) Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
c) Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável.
d) Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável.
e) Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos.
9) Escolha dois dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e apresente a importância dessas metas para um plano justo de desenvolvimento. 
10) Observe a charge:
A charge acima retrata a tragédia de Brumadinho, que aconteceu em 25 de janeiro de 2019 e devastou casas, vegetações e rios, além do número de 228 mortos. Descreva a charge e faça uma relação com o texto de Francisco Lacaz, Marcelo Porto e Tarcísio Pinheiro sobre a tragédia de Mariana, que aconteceu em 2015.