Buscar

chilli beans

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sumário Executivo
Histórico
A Chilli Beans revolucionou o mercado ao inovar na forma de vender óculos escuros, tornando-se um ícone em seu segmento. É hoje a maior rede brasileira especializada em óculos escuros. 
Iniciou suas atividades em 1996, sob o comando do empresário Caito Maia que abriu um pequeno estande (na verdade uma tábua apoiada sobre dois cavaletes) no Mercado Mundo Mix, uma feira de moda voltada para o público jovem, em São Paulo, comercializando óculos de sol com design focado nas tendências fashion. Chamou a atenção pela oferta de produtos modernos e de qualidade, com preços bem acessíveis.
Em 1997, inaugurou sua primeira loja na Galeria Ouro Fino, transformando o lugar em uma das principais referências de consumo e comportamento jovem do país. A partir daí, iniciou-se um vertiginoso processo de expansão, e em menos de um ano, mais de 20 novos pontos-de-venda foram abertos. O primeiro quiosque foi inaugurado no Shopping Villa Lobos em 2000. As vendas explodiram. No ano seguinte surgiram mais três pontos: nos Shoppings Eldorado, Iguatemi e Morumbi. 
Pontos de venda
O modelo de loja criado pela Chilli Beans é um verdadeiro sucesso. Em vez de óculos expostos em vitrines, balcões self-service. No lugar de produtos de marcas diversas, apenas uma marca própria. Em vez de duas ou três coleções por ano, pequenas tiragens e óculos novos na prateleira a cada dez dias. E no lugar de espelhos, a tecnologia chamada “espelho digital”: um sistema de câmeras e monitores filma o rosto do cliente e o exibe em quatro ângulos diferentes para que ele aprecie melhor o modelo de óculos que está provando. Os fotômetros digitais (equipamentos modernos que testam a proteção das lentes) também estão disponíveis em todos os PDV’s.
Oferta de produtos
O mix de produtos da Chilli Beans atende do público infantil ao adulto, com grande receptividade entre os jovens. São cerca de 80 modelos de óculos expostos em cada ponto-de-venda, sendo dez lançamentos por semana. As linhas são divididas em Kids, Clássico, Metal e Esporte, Trend, Brasil e Special, todas com proteção UV 400 em lentes feitas de acrílico, policarbonato e polarizadas testadas e aprovadas pelo IBC/Inmetro.
Para complementar a linha de óculos escuros, a Chilli Beans oferece spray limpa-lentes, estojo rígido, flanela, sicurezza (cordão) e presilha porta-óculos para carro. 
Além disso, a marca a partir de 2006 começa a diversificar a sua linha de produtos e lança produtos com edição limitada como bonés, camisetas, bolsas e outros acessórios que compõem o visual de um público moderno e atualizado com as tendências de moda.
Outro importante passo para a empresa foi o lançamento das linhas de armações para óculos de grau e relógios que após dois anos de pesquisa, entraram no mercado com cerca de 140 tipos diferentes (hoje já somam mais de 200). Os modelos combinam design moderno e exclusivo com tecnologia. Utilizam em sua composição metais, aço inoxidável, brass e alumínio, além de materiais como silicone, couro e fibra de carbono.
A empresa recentemente tem trabalhado com linhas de produtos assinadas por estilistas como Alexandre Herchcovitch, Isabela Capeto e Ronaldo Fraga. Além disso, lançou uma linha de bonés, chapéus, bolsas e mochilas que podem ser adquiridos através do site da marca, bem como os demais produtos.
Marca e atuação
Shaun Smith, consultor inglês especialista em inovação e experiência do consumidor, apontou a Chilli como uma das mais inovadoras marcas do varejo mundial durante o Brasilshop 2007, congresso realizado pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), em São Paulo.
A marca Chilli Beans é comercializada em mais de 580 pontos exclusivos (lojas e quiosques), distribuídos entre os maiores shoppings e estratégicos centros comerciais do Brasil. No cenário internacional, a Chilli Beans está presente nos Estados Unidos, Portugal, Peru, Colômbia e Kuwait. 
A essência “apimentada” da marca tem como objetivo provocar renovações de visual e comportamento, por isso, a empresa costuma patrocinar shows, festas, esportes e ações sociais – sempre contemplando a originalidade, o bom humor e a diversidade.
Concorrentes
A principal concorrente da marca, em nível nacional, é a Triton Eyewear. Também trabalha com lojas próprias e quiosques. Possui estrutura de franquias e tem PDV’s em shoppings na maioria dos estados brasileiros com exceção do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Maranhão.
Há alguns concorrentes regionais de menor expressão, que seguiram o exemplo da Chillli Beans e atuam no mesmo segmento: BeHold (Curitiba, Brasília e Recife), Tharro, Izzi Amiel (MG, GO, TO e interior de SP) e By Fenzzo (Paraná).
Cliente/Consumidor
· Fatores Geográficos
- A atuação da empresa se dá em todo Brasil, nas principais capitais e grandes centros urbanos, com exceção dos estados do Acre e Roraima. A Chilli Beans ainda conta com seis lojas em Portugal e uma nos EUA.
· Fatores Demográficos
- Tanto homens quanto mulheres são usuários dos produtos da empresa, de forma equivalente.
- Público-alvo primário composto pelas classes B e C; no plano secundário a classe A.
· Fatores Comportamentais
- Público moderno, atualizado, antenado com o mercado de moda e design, com novas tecnologias, com atualidades da música, pessoas formadoras de opinião que participam ativamente do lançamento de novas tendências.
- Usuários que se dispõem a gastar dinheiro com acessórios de moda.
· Principais motivações de compra / estágios do processo de compra:
1. Necessidade de ter um óculos, relógios e acessórios.
2. Avalia marcas do mercado (pode utilizar a Internet como ferramenta de pesquisa)
- os fatores de motivação de compra são: identificação com o conceito da marca e com a gama de linhas de produtos; influência de amigos usuários (que já possuem um ou mais produtos da empresa) e pela relação custo-benefício.
3. Vai a uma loja e experimenta (tangibiliza) sua necessidade.
- vendedor sugere modelos que sejam mais adequados ao comprador; utilização do ‘espelho digital’. 
4. Compra do produto
- com cartões de crédito e débito, cheques, dinheiro ou vale-compras.
5. Pós-compra: garantia do produto, trocas por defeitos ou não-adaptação e pequenos consertos em toda a rede de lojas.
Posicionamento competitivo
A constante renovação de modelos da linha de produtos contribui para a consolidação do conceito de design inovador e pioneiro que a Chilli Beans pretende passar ao seu público-alvo.
Posicionamento: A maior rede brasileira de óculos escuros e acessórios.
Valores: Design, originalidade, bom humor e diversidade.
Essência do “Mundo Chilli”: Música, Moda, Arte e Cultura.
Comunicação
Ao longo dos anos, a Chilli Beans apostou na comunicação multiplataforma, com uma linguagem contemporânea, cheia de atitude. Com isso, se tornou muito mais do que uma marca de acessórios. A Chilli Beans realiza ações que chamam a atenção por sua ousadia e irreverência. Suas campanhas publicitárias envolvem temas como sensualidade e cultura pop. Entre as de maior destaque está a campanha intitulada “Para Todas as Espécies”, slogan que carrega o espírito de diversidade da marca. Em 2013, a marca lançou a campanha Linhas Assinadas, uma plataforma impactante e sofisticada para suas linhas assinadas por estilistas.
Recentemente a empresa tem investindo em ações de grande impacto. Por exemplo, na TV aberta, com o patrocínio de festas no reality show Big Brother Brasil, participação no SPFW, o evento de moda mais importante do Brasil, ou no Rock in Rio, onde ofereceu uma montanha-russa para cerca de 700 mil pessoas que estiveram presentes na Cidade do Rock. A marca ainda lançou um concurso nacional para contratar o designer que passou a integrar seu departamento de criação. Recentemente a marca patrocinou o FYF, o festival de música alternativa mais conceituado da Califórnia e fez sua convenção de vendas num navio.
Além de referência como ponto de venda de ingressos, a Chilli Beans ainda apoia grandes festas. Também promove shows de artistasinternacionais festejados, como os DJs Skazi, de Israel e Tiësto, da Holanda, além do ingles Fatboy Slim, da banda belga Vive La Fête e os americanos LCD Soundsystem.
Desafio para a marca:
Aprimorar a atuação no segmento de “Branded Content”, através melhor uso das suas redes sociais, da divulgação do segmento de seu site denominado “Mundo Chilli”, atualmente com pouca visibilidade do público-alvo, bem como colocar em funcionamento a “Tv Chilli”, cujo link já existe no site, mas ainda não funciona. Erroneamente, este link promete disponibilizar vídeos sobre a história da marca, entretanto, o que se deseja agora é produzir conteúdo de marca para gerar vínculo e relacionamento do público com a Chilli Beans, a partir da perspectiva Publicidade + Entretenimento + Tecnologia. A marca almeja alcançar o nível de engajamento do consumidor conseguido pela marca Red Bull, através de sua “Red Bull Media House”.
Proposta de trabalho: 
Em grupos de até 5 integrantes, desenvolver um vídeo entre 2 e 5 minutos de duração que ilustre o tipo de conteúdo que a TV Chilli deve veicular, na perspectiva do Branded Content.
Valor: 5,0.
Cronograma de realização:
	30/05
	Apresentação do Trabalho Final da Disciplina
	02/06
	Produção: Parcial – Roteiro
	06/06
	Produção: Parcial - Storyboard
	09/06
	Produção: Parcial – Plano de produção
	13/06
	Bancas de TCC I e II
	16/06
	Bancas de TCC I e II
	20/06
	Apresentação do Trabalho Final da Disciplina
Obs: a cada orientação os alunos deverão apresentar os tópicos previstos para a data. A não apresentação acarretará no decréscimo de 0,5 pontos na nota a cada aula, bem como a ausência dos integrantes do grupo também impacta em menos 0,5 pontos na nota individual.
Orientações para entrega: 
O material deverá ser depositado dentro de um envelope identificado, contendo DVD com capa, descritivo da ação (tema, objetivo, estratégia, mecânica, cronograma), roteiro do vídeo e um relatório de produção. O relatório de produção será composto por: cronograma de realização das fases do trabalho e a contribuição de cada membro do grupo para o resultado final do mesmo. A simples contribuição financeira não será considerada como “participação” e, portanto haverá decréscimo na nota do integrante que assim proceder, bem como daqueles que não contribuírem de maneira efetiva para o produto final. Cabe aos integrantes do grupo conferir o texto final do relatório de participação antes de sua impressão e depósito. Depois de entregue, não serão aceitas novas versões deste texto.
4

Continue navegando