Buscar

Simulado 5

Prévia do material em texto

Em 1934, a Constituição em seu artigo 150 determinava que a União tinha a competência para fixar o plano nacional de educação, coordenar e fiscalizar sua execução em todo o país, além de "exercer ação supletiva, onde se faça necessário por deficiência de iniciativa ou de recursos (PAIVA, 2003, p.124). A educação passou a ser um direito de todos e o ensino primário deveria ser integral, gratuito, de frequência obrigatória e extensiva aos adultos. Portanto diante desse cenário, foi expandida a educação para Jovens e Adultos.
Das colocações abaixo, sinalize A OPÇÃO CORRETA sobre as necessidades que levaram a essa politica oficial de educação de Jovens e Adultos.
I. Devido à necessidade de ter mão de obra para atender ao novo modelo econômico
II. A necessidade de ser alfabetizado para ter direito a votar
III. Necessidade de formação/instrução para atender aos novos postos de trabalhos nas indústrias.
IV. Em 1937, com o golpe e a implantação do Estado Novo, Getúlio Vargas pretendeu alfabetizar o "maior número possível, mas também (...) difundir princípios uniformes de disciplina cívica e moral"
	
	
	
	Estão corretas II, III e IV
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	Estão corretas I, II e IV
	
	
	Estão corretas III e IV
	
	
	Estão corretas I e III
	
Explicação:
Então, todas as questões estão corretas.
	
	
	
	
		
		Durante os anos 50 e 60, a problemática do analfabetismo foi recebendo uma conotação política.
O que foi criado em 1963 pelo governo federal e quem foi convidado a coordenar o programa?
	
	
	Em 1963, foi criado o Plano de Educação para o Futuro, cuja meta principal era popularizar a educação, ou seja fazer com que ela chegasse aos pontos mais longínquos de nosso país e que foi coordenado pela professora Mary Kato, famosa alfabetizadora do Estado de São Paulo.
	
	
	Em 1963, foi criado o Plano Nacional de Alfabetização, coordenado pelo MEC . A produção de Paulo Freire era apresentada como referência pedagógica e ele foi convidado a coordenar o projeto.
	
	
	Em 1963, em consequência da tomada do governo pelos militares, foi criado um Plano Nacional de Educação, que tinha como foco principal os projetos de Alfabetização de crianças, jovens e adultos e que foram coordenados por Emília Ferrero.
	
	
	Em 1963, mudanças sócio-políticas  e  econômicas foram implementadas  a  fim  de  compreender  tensões  que  perpassaram  o  ensino  primário  e secundário em  âmbito  nacional e foi criado o Programa Nacional de Alfabetização cuja Coordenação ficou a cargo do famoso educador Darcy Ribeiro, então Governador do Rio Grande do Sul.
	
	
	Em 1963, foi criada a Ação de Ajuda ao Menor, coordenado pelo setor de Serviço Social sob jurisdição de cada governador dos Estados. Pedro Demo foi convidado a participar do programa.
	
Explicação:
Em fins de 1963 foi elaborado o Plano Nacional de Alfabetização, visando alfabetizar cinco milhões de jovens e adultos em dois anos. O PNA teve início no Estado do Rio de Janeiro, mas foi interrompido logo após o golpe militar de 1964.
Paulo Freire foi convidado para coordenar o programa.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O segundo Congresso Nacional de Educação de Adultos, realizado no Rio de Janeiro, em 1958, torna-se o epicentro para o país desse debate e dessa nova concepção para a educação de adultos. A delegação de Pernambuco, da qual fazia parte Paulo Freire, defende, em seu relatório, que o problema do analfabetismo no Nordeste era um problema...
	
	
	
	filosófico
	
	
	social
	
	
	educacional
	
	
	pedagógico
	
	
	político
	
Explicação:
Era social.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O início dos anos de 1960 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um paradigma educativo para a área. Assinale a opção que NÃO reforça essa tendência político-pedagógica:
	
	
	
	Quando uma série de iniciativas oficiais e não oficiais, principalmente na região Nordeste, ganha projeção no cenário nacional da educação.
	
	
	Ganha expressão as atividades de alfabetização de Paulo Freire e outros que relacionavam o problema do analfabetismo à situação de miséria a que estava submetida grande parte da população brasileira.
	
	
	A proposta de alfabetização de Paulo Freire foi sustentada em uma visão socialmente compromissada.
	
	
	Fortalece-se a ideia de que a alfabetização deveria contribuir para a formação de mão-de-obra para a industrialização.
	
	
	Dentre as iniciativas que ganham destaques estão àquelas ligadas a grupos populares organizados e movimentos sociais da época.
	
Explicação:
	A ideia de que a alfabetização deveria contribuir para a formação de mão-de-obra para a industrialização.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A nova concepção da EJA nos finais da década de 50 e início da década de 60, deram um salto qualitativo em relação às primeiras Campanhas de erradicação do analfabetismo lançadas pelo Governo. A afirmativa acima se refere especificamente:
	
	
	
	A importância do repasse dos conteúdos e da formação profissional.
	
	
	A importância do novo modelo agronômico econômico.
	
	
	A importância do SESI e do SENAI.
	
	
	A importância do MOBRAL.
	
	
	A importância de Paulo Freire - nova concepção da EJA como um problema social.
	
Explicação:
 Nova concepção da EJA como um problema social.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil, como modalidade de ensino, é marcada pela descontinuidade e por tênues políticas públicas, insuficientes para dar conta da demanda potencial. São exemplos de iniciativas públicas na área da EJA: I. Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização, criado no período da ditadura, tinha autonomia em relação ao MEC. II. Fundação Educar - antecede o Mobral, tinha como foco a educação continuada. III. Ensino Supletivo - promovido pelo MEC a partir da Lei nº 5.692/1971. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
	
	
	
	I;
	
	
	II e III;
	
	
	I e III;
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II.
	
Explicação:
Então, II e III;
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Pelo censo de 1940, foram mostrados os altos índices do analfabetismo, o que provoca uma tomada de posição do Estado. Em 1947, com o aproveitamento dos recursos do Fundo Nacional do Ensino Primário, criado em 1942, a União lança, em plano nacional, a primeira Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA). A principal critica que recaia sobre essa Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947, era:
	
	
	
	Pelo seu caráter teórico
	
	
	Pelo ser caráter ideológico de esquerda
	
	
	Pelo seu caráter internacionalista
	
	
	Pelo seu caráter pedagógico
	
	
	Pelo seu caráter eleitoreiro
	
Explicação:
Caráter eleitoreiro.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A partir da década de 1930 é que a Educação de Jovens e Adultos efetivamente começa a se destacar no cenário educacional do país, quando em 1934, o governo cria ____________________que estabeleceu como dever do Estado o ensino primário integral, gratuito, de frequência obrigatória e extensiva para adultos como direito constitucional.
	
	
	
	O Mobral
	
	
	O Ministério da Educação
	
	
	A Lei de diretrizes e Bases
	
	
	O Plano Nacional de Educação
	
	
	O Curriculo Unificado
	
Explicação:
O PNE, da década de 30, estabeleceu o Estado como fornecedor de políticas para EJA

Continue navegando