Buscar

Prévia do material em texto

Universidade de são paulo
Escola de educação Física e esportes de ribeirão preto - eeferp
Vinícius pereira da silva
Relatório da visita
Ribeirão Preto
2018
Primeira visita:
12 crianças que estão no segundo período, a faixa etária é de 4 a 5 anos.
 Quando chegaram um menino estranhou, mas o restante até que foi tranquilo, porém vale lembrar que eles ficaram receosos com as pessoas que estavam lá, teve até aqueles um pouco mais sem medo que acenou, para nós.
Atividades a serem desenvolvidas:
· Ponte Dentada: 
- Primeiro ela estimulou a percepção das cores pelos alunos, aparentemente as crianças tiveram boa percepção das cores. Depois a atividade a ser desenvolvida foi o equilíbrio sobre essa esta ponte, algumas crianças passaram de forma tranquila, porém outras precisaram de auxílio. Deu para perceber que algumas meninas que fazem ballet teve mais equilíbrio na realização da tarefa.
Observação: 
 Iago estava bem alterado, mas a professora relatou que ele dorme tarde e isso pode estar afetando o comportamento.
· Entrar dentro do túnel e sair em zigue-zague:
- Cada um fez do seu jeito, teve aqueles que fizeram mais rápido, mas também aqueles que fizeram mais devagar, isso mostra a diferença entre eles. Isso faz parte por causa do repertório motor dessas crianças. 
Observação: 
Durante essa atividade em certos momentos João Pedro e Iago se desentenderam. Talvez a carência faz com que João Pedro queira ter mais atenção do que os outros, e várias vezes ele queria ficar abraçado com a professora, porém ela soube administrar bem esses momentos.
· Paraquedas e bola:
- Foi complicado porque eles dispersarão, todos queriam o paraquedas e ficaram muito agitados. Ela encerrou atividade por causa que todos queriam a bola para eles, em certos momentos devido à dispersão a aula ficou complicado. Entra a questão do egocentrismo, todo mundo querer para si o objeto.
Observação: 
 Professor relatou que foi uma das aulas mais difíceis que as visitas já assistiram, porém com a grande experiência de mais de 39 anos de profissão no final ela conseguiu retomar, mas para isso ela teve que ser um pouco mais dura.
· Boliche
- Foi uma atividade muito legal que deu para perceber algumas coisas que o professor Hugo falou em sala de aula, principalmente sobre o sistema nervoso de não está completamente desenvolvido. Essa atividade mostrou que pelo fato do sistema nervoso não estar totalmente desenvolvido os movimentos foram diferentes, mesmo eles estando perto dos pinos eles arremessavam longe a bola, pois não conseguiam controlar isso, além do fato de aprendizagem motora que aquela atividade para idade deles é bem inicial, e os movimentos estavam no primeiro estágio do comportamento motor. Vale destacar que quanto eles acertavam eles contavam quantos acertaram e essa atividade foi mais tranquila. 
Após o termino, tivemos a oportunidade de assistir a aula, do segundo ano, onde os alunos tinham em média 7 anos, podemos notar grandes diferenças sobre o sistema nervoso, na atividade que foi a queimada. Porém acho que a professora poderia ter diminuído um pouco mais a quadra e dar mais rotatividade na brincadeira, mesmo ela dando mais uma bola ainda o jogo não teve tanta criança queimada. Vale ressaltar que os que eram alunos dela deste os anos anteriores já estavam um pouco a mais desenvolvido pelo fato dela trabalhar, mais as questões motoras.
Segunda visita:
Atividades a serem desenvolvidas:
· Circuito:
- Passar entre os cones, pular o bambolê e passar sobre as escadinhas. A professora além da instrução verbal demonstrou como faz. Essa atividade ajuda a desenvolver a capacidade de mudança de direção.
Observação: 
Duas alunas novas não conseguiram realizar o circuito por que elas são novas e a bagagem motora delas era bem básica, além do sistema nervoso não estar completamente formado. Foi um pouco tumultuado, 2 alunos estavam brincando de super-herói, ai entra a questão do mundo imaginário das crianças.
A ponte Estreita:
- Desenvolver o equilíbrio, Atividade desafiante.
Esconder a bolinha e o aluno ter que acertar que copo está:
Essa atividade exige atenção e percepção. Ela escondeu a bolinha em um copo e eles deveriam acertar qual copo. 
AS meninas saíram mais cedo por que elas teriam aula de ballet. Os meninos continuaram a atividade.
Uma criança fica sentada, e era vendada e tinha que descobrir quem chamou ele:
Para começar a atividade a professora cantava lá em cima do piano, e ficava apontando para os alunos e no aluno que parava ele tinha que falar, para o amigo vendado acertar.
Observação: 
Eles têm mais confiança nessa idade pois eles confiam na professora quando estavam sentados vendados, é um ponto muito positivo, pois quando cresce essa confiança aos poucos é perdida.
Brincadeira de percepção e de espaço temporal:
Professora joga bola para cima até que ela está em movimento o aluno bate palma, hora que a bola cai ele tem que parar, estimula o conhecimento temporal e a percepção do aluno.
Observações gerais: 
O momento em que as crianças vão beber água elas iam correndo e isso dá para perceber pelo estímulo motor, são mais agitados.
No segundo dia uma das meninas estava completamente diferente, ela estava mais tristinha, isso é normal para criança daquela idade, talvez a saudade de casa tenha feito isso com ela.
As meninas do ballet tinham um comportamento mais delicado e de mais respeito, sabiam esperar mais os momentos que eram as vezes delas, isso mostra que para crianças tem que existir regras.
E teve uma menina que era muito hiperativa, que não conseguia parar um minuto em posição normal, ela ficava dando estrelinha e tendo outros comportamentos que fazia ela dispersar sua atenção na professora.
Vale lembrar que é muito importante a professora ter o auxilio de outras pessoas da escola pois nos momentos em que a criança dava um pouco mais de trabalho ela conseguia conversar com ele e orientar.
Foi uma experiência muito bacana, pois eu nunca tive contato com uma aula nessa faixa etária, e pude perceber e observar muitas coisas que vimos em sala de aula.
O feedback positivo da professora estimulava eles mais ainda, vale ressaltar que é importante pois pode incentivar eles a fazerem de maneira correta, ou sentirem realizados por completa-la.

Continue navegando