A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Avaliação Educação Ambiental e Sustentabilidade

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. 2ª Graduação em Pedagogia
1. Painel
2. Meus cursos
3. 3.Graduacao Pedagogia
4. Educação Ambiental e Sustentabilidade
5. Avaliação: Educação Ambiental e Sustentabilidade
	Iniciado em
	segunda, 25 Mai 2020, 19:20
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 25 Mai 2020, 19:45
	Tempo empregado
	25 minutos 3 segundos
	Avaliar
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
	Comentários
	Parabéns, seu desempenho foi suficiente para conclusão desse módulo.
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os fatos a seguir devem ser levados em conta ao pensarmos que tipo de Educação Ambiental queremos praticar, EXCETO: 
Escolha uma:
A. A necessidade de se buscar um enfrentamento político dos conflitos socioambientais.
B. A crescente crítica contra a rigorosidade do modelo convencional de Educação Ambiental. 
C. A ausência de resultados palpáveis atribuídos à ação da Educação Ambiental.
D. A mudança do contexto do ambientalismo, que deixou em segundo plano as atividades preservacionistas e conservacionistas para atuar em primeiro plano na construção de espaços públicos participativos de negociação da gestão ambiental.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A diversidade de classificações a respeito da Educação Ambiental é tão vasta quanto a diversidade que inspira as inúmeras variações do ambientalismo. Uma classificação efetuada e discutida por Sauvé (1997) diz respeito às perspectivas que iluminam as práticas pedagógicas, divididas entre conferir maior peso à educação ou ao meio ambiente, embora também possam ser complementares entre si. Partindo do pressuposto de que a Educação Ambiental se localiza na relação humano e ambiente, podem existir três vertentes, EXCETO: 
Escolha uma:
A. Perspectiva ambiental
B. Perspectiva pedagógica
C. Perspectiva econômica 
D. Perspectiva educativa
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma ação do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, constituída como uma campanha pedagógica que traz a dimensão política do meio ambiente para os debates realizados nas escolas do ensino fundamental (de 5ª a 8ª séries) e comunidades. Não faz parte dos objetivos específicos: 
 
Escolha uma:
A. Incluir no Plano Político-Pedagógico das escolas o conhecimento e o empenho na resolução dos problemas socioambientais
B. Contribuir para o alcance das Metas do Milênio, iniciativa das Nações Unidas.
C. Estabilizar e recriar Com-vida 
D. Fortalecer a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e os Coletivos Jovens de Meio Ambiente nas unidades federativas
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O processo de formação continuada em Educação Ambiental envolve diversos aspectos por ser uma experiência diferenciada de formação de professores em uma temática não disciplinar, mas obrigatória para todos os níveis e modalidades de ensino (Lei 9.795/99 e Decreto 4.281/02). Quem é o público alvo deste projeto? 
Escolha uma:
A. Professores e estudantes de escolas de 1ª a 4ª série.
B. Professores e estudantes de escolas de 5ª a 8ª série. 
C. Professores e estudantes do ensino superior.
D. Professores e estudantes do ensino médio.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A ideia de criação de um programa para trabalhar conjuntamente os temas Juventude e Meio Ambiente surgiu em 2005 como parte de uma estratégia do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental para estimular, ampliar e potencializar o debate e a ação socioambiental das juventudes brasileiras. Quem é o público alvo deste programa? 
Escolha uma:
A. Jovens com idade entre 15 e 29 anos, participantes de organizações e movimentos de juventude ou meio ambiente.
B. Jovens com idade entre 11 e 2o anos, participantes ou não de organizações e movimentos de juventude ou meio ambiente.
C. Jovens com idade entre 10 e 23 anos, participantes ou não de organizações e movimentos de juventude ou meio ambiente.
D. Jovens com idade entre 15 e 29 anos, participantes ou não de organizações e movimentos de juventude ou meio ambiente. 
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O enraizamento da Educação Ambiental (EA) é uma ação política conjunta com o Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, que visa potencializar a implementação das políticas e programas de Educação Ambiental em todas as unidades federativas do país e contribuir para o fortalecimento da EA. Assinale a alternativa que NÃO está entre as metas do enraizamento:
Escolha uma:
A. Colaborar com o mapeamento da situação atual da EA, através da aplicação de questionários nas secretarias estaduais de educação e secretarias das capitais prioritariamente, em pelo menos 80% das Unidades Federativas.
B. Promover reuniões com gestores de todas as secretarias de educação dos estados e das capitais para apoiar, subsidiar e fortalecer a institucionalização da EA.
C. Realizar encontros sobre políticas e programas de EA coordenados pelas CIEAs e redes de EA, em pelo menos 40% das unidades federativas, para intercambiar experiências e reflexões que subsidiem políticas públicas nesta área.
D. Reunir as CIEAs – ou comissões Pró-CIEAs – das 27 Unidades da Federação, tendo em vista a atuação sintonizada dos órgãos e instituições do campo da EA, excluindo as secretarias de educação dos estados e das capitais e as secretarias de meio ambiente. 
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito do processo de conscientização ambiental, analise as seguintes afirmativas: 
 I – O modismo ecológico, representado pela grande circulação de produtos com motivos e estampas ecológicas, é o principal sinal que revela a ampla conscientização ecológica da população mundial. 
II – A bandeira de proteção ao meio ambiente tem sido empunhada, muitas vezes, por entidades públicas e privadas e por candidatos a cargos políticos de modo totalmente desvinculado de reais intenções ecológicas. 
III – O primeiro passo para o sucesso da educação ambiental como prática socialmente relevante é a conscientização, mas há que se empregar muito esforço individual e institucional para que se dê a sua efetivação. Está correto apenas aquilo que está descrito: 
Escolha uma:
A. Na afirmativa I.
B. Nas afirmativas II e III. 
C. Na afirmativa I e II.
D. Nas afirmativas I e III.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A educação ambiental deve ser oferecida: 
 
Escolha uma:
A. No nível superior, apenas.
B. Aos interessados, por meio de cursos de extensão universitária.
C. Em todos os níveis de ensino público. 
D. No sistema regular e oficial de ensino e ao público em geral, a quem se garante o acesso gratuito a cursos especializados.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A expressão “desenvolvimento sustentável” é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente:
 
Escolha uma:
A. A ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.
B. A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais.
C. A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.
D. A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras. 
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, iniciado em 2004, se propõe a construir um processo permanente de Educação Ambiental (EA) na escola, difundindo conhecimentos atualizados sobre questões científicas,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.