Buscar

Atividade de Teoria Geral do Processo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício 01
A legitimidade extraordinária e substituição processual prevista no art. 18 do CPC, são sinônimos? Discorra e fundamente a resposta.
Resposta:
Sim! A substituição processual é legitimação extraordinária, que se opõe à ordinária porque decorre de situações legitimantes excepcionais, decorrentes da lei ou do sistema ( faz-se uma diferenciação entre a legitimação extraordinária e a substituição processual, espécie da primeira, pois onde há legitimação extraordinária, há litisconsórcio; lá, a legitimação extraordinária é um gênero no qual há a espécie denominada substituição processual, que se caracteriza pela falta de litisconsórcio).
Exercício 02
A relação processual jurídica depende, para o exercício do direito processual da ação, dos seguintes requisitos indispensáveis. 
A) Petição inicial apta, jurisdição, competência, citação, capacidade, legitimidade processual 
B) Petição inicial apta, jurisdição e citação
C) Petição inicial apta, jurisdição e citação  válida
D) Petição  inicial apta, competência e legitimação processual. 
Justifique sua resposta. Explicar cada parte da letra que você marcou.
Resposta:
A) Petição inicial apta, jurisdição, competência, citação, capacidade, legitimidade processual: 
 Petição Inicial Apta: considerada apta possibilita que o processo se desenvolva também de forma apta. 
Jurisdição: poder legal, no qual são investidos certos órgãos e pessoas, de aplicar o direito nos casos concretos.
Competência: qualidade legítima de jurisdição ou autoridade, conferidas a um juiz ou a um tribunal, para conhecer e julgar certo feito submetido à sua deliberação dentro de determinada circunscrição judiciária.
Citação: É o ato pelo qual o réu ou interessado é chamado a juízo a fim de se defender. é ato de cientificação da existência de um processo movido contra o sujeito passivo ou qualquer interessado. É solene e vincula o réu ao processo, bem como a seus efeitos.
Capacidade: uma pessoa física ou jurídica é a possibilidade de ela exercer pessoalmente os atos da vida civil - isto é, adquirir direitos e contrair deveres em nome próprio (sendo que todos possuem direitos, mas nem todos possuem deveres).
Legitimidade Processual: A capacidade processual é um pressuposto processual de desenvolvimento válido da relação processual. Trata-se de capacidade reconhecida conforme os critérios da lei civil para que se possa demandar em juízo.
Exercício 03
3º) Exercício para volta as aulas: Calor e Vitória se casaram na cidade de Tabatinga, no Amazonas, onde residiram por cerca de 3 anos e tiveram 2 filhos. Acerca de 2 anos se mudaram para Tefé, no Amazonas. Em razão de desentendimentos entre o casal, acabaram rompendo o relacionamento e após a separação de fato. Vitório se mudou para Parintins enquanto Carlos voltou com as crianças para sua cidade natal, Eirunepé, no Amazonas. O único imóvel do casal esta situado na cidade de Manaus. Caso Carlos venha a ajuizar ação de divórcio, a competência, neste caso será a Comarca de? 
Justifique sua resposta.
Resposta:
Comarca de Tefé.
Pois aonde foi o último domicilio do casal antes do pedido de divórcio.
Exercício 04
De acordo com o CPC, no que concerne ao julgamento de ação reivindicatória da propriedade de bem imóvel localizada em território nacial, a competência internaciona da justiça brasileira e a compet^necia territorial do Foro do local do imóvel são consideradas? Discorra e justifique.
Resposta:
Exclusiva e absoluta: No âmbito internacional, a competência é exclusiva da Justiça Brasileira. 
O autor pode optar pelo foro de domicílio do réu ou pelo foro de eleição se o litígio não recair sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e de nunciação de obra nova.
No dispositivo colacionado, estabelece-se o fórum rei sitae – foro da situação do Imóvel como o competente para as demandas que versem sobre direito real Imobiliário.
Acontece que o CPC estabelece também foros concorrentes a ele.
Exercício 05
Fátima, brasileira, viaja para Las Vegas a passeio, vai a um casino no qual perde no jogo valor em doláres a equivalente a 20 mil reais. Voltou ao Braqsil sem pagar a divída e é acionada judicialmente. Considerando a legalidade da cobrança do país estrangeiro, aplica a lei brasileira ou a Norte Americana?
Resposta:
Norte-Americana, no tocante ao direito material, uma vez que a obrigação foi constituída nos Estados Unidos, examinando-se sua compatibilidade ou não com a lei brasileira no exame dos conceitos de ordem pública, soberania e bons costumes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais