Buscar

Documento (1)

Prévia do material em texto

1.
	O termo suporte (de texto ou de gênero) tem se tornado recorrente no debate teórico sobre linguagem nos últimos anos, ao menos no Brasil e em alguns países europeus. A definição de suporte é, contudo, uma questão ainda em aberto. Essa caracterização passa necessariamente pelo levantamento da relação entre suporte e gênero. A noção de suporte pode se referir a um local físico ou virtual com formato específico, tendo este a função de base de fixação do gênero. No que se refere ao conceito de suporte, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) É um lugar físico ou virtual, tem formato específico e serve para fixar e apresentar o texto. 
(    ) Em um contexto de comunicação, o suporte não deve estar inserido.  
(    ) Segundo Possenti (2002, p. 208), ?a leitura que se faz dos textos é afetada pelo suporte?. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE:  POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2002.
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	2.
	A nossa linguagem está relacionada a tudo que vivemos, lemos e somos. Cada indivíduo faz uso diferenciado da língua quando se comunica e essas diferenças se efetivam por diversos motivos. Com os textos escritos ocorre algo semelhante; a intertextualidade concebe a ideia de que todo texto se constrói como mosaico de citações, todo texto é absorção e transformação de outro. Acerca do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A intertextualidade inviabiliza a interpretação porque independe do conhecimento de outro texto. 
(    ) A intertextualidade converge para a noção do dialogismo, pois estabelece relações com as diferentes vozes internas e com os diferentes textos sociais. 
(    ) A forma, o enredo, os vocábulos e as personagens são elementos de intertextualidade, uma "rede" ilimitada de conexões, associações e fragmentos de outros.
(    ) O ato de escrever é uma interação e uma reescrita que traz ou desloca textos ou traços de vários textos. Isso ocorre também com a leitura, porque sua atividade reencontra e dialoga com outras leituras.
(    ) A intertextualidade ocorre quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Por isso, é importante para o leitor o conhecimento de mundo, um saber prévio, para reconhecer e identificar quando há um diálogo entre os textos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F - F.
	3.
	A televisão, o vídeo, o cinema, o computador e a internet fazem uso da palavra associada à imagem e ao som. Em decorrência dessas possibilidades, a escola poderia se valer da tecnologia como ferramenta que favoreça o dinamismo das aulas, a interatividade, a autonomia e a crítica. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:    
(    ) Os jovens são atraídos pelas tecnologias de informação e comunicação porque estas possibilitam a dinamicidade e, no caso da internet, a interação em tempo real.
(    ) A escola que possuir computador poderá dispensar outras tecnologias e projetos pedagógicos.
(    ) A informática é incapaz de favorecer situações de aprendizagem, sendo que somente o livro didático dispõe dessa capacidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	4.
	Texto I - "E ele, caminhando devagar sob as acácias, sentia no sombrio silêncio as pancadas desordenadas do seu coração. Subiu os três degraus de pedra - que lhe pareciam já de uma casa estranha. (...) Ali ficou. Melanie, com o xale na mão, veio dizer-lhe que a senhora estava na sala das tapeçarias... Carlos entrou. (...) E correu para ele, arrebatou-lhe as mãos, sem poder falar, soluçando, tremendo toda." (Os Maias, Eça de Queirós)
Texto II - "Derreta uma colher de sopa de manteiga numa panela em fogo médio. Acrescente uma lata de leite condensado. Em seguida, junte quatro colheres de sopa de chocolate em pó. Mexa suavemente, sem parar, até desgrudar do fundo da panela. Despeje a mistura em um recipiente previamente untado e deixe esfriar. Depois, com a ajuda de uma colher de sobremesa, faça pequenas bolas com as mãos e passe-as no chocolate granulado." (receita de brigadeiro de chocolate)
Considerando a tipologia textual predominante em cada um dos textos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.todamateria.com.br/texto-/. Acesso em: 24 set. 2018.
	 a)
	No Texto I, predomina a narração, enquanto no Texto II, a injunção.
	 b)
	No Texto I, predomina a argumentação, enquanto no Texto II, a descrição.
	 c)
	Tanto no Texto I como no Texto II, a tipologia de texto predominante é a narração.
	 d)
	Em ambos os textos, é predominante a descrição.
	5.
	Fala e escuta são produtos das interações sociais que demandam a capacidade de atuação por parte do indivíduo, esteja este inserido nas esferas privadas ou públicas. Essa lógica deve orientar a prática pedagógica, a fim de que as atividades de fala e escuta dos alunos sejam consideradas como meios que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Enfatizar a fala e a escuta pressupõe o conhecimento do sistema fonológico da língua portuguesa por parte do professor, pois a criança transporta para a escrita a representação das palavras faladas.
II- No intuito de valorizar a fala e a escuta dos alunos, como meios que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem, o professor deverá enfatizar a escrita.
III- É dispensável, em sala de aula, a ênfase às questões relacionadas às variantes linguísticas, explicando que elas acontecem porque as línguas se transformam ao longo do tempo.
IV- Os eventos da oralidade, como palestras, debates, seminários e teatro são práticas que inviabilizam a discussão acerca dos preconceitos linguísticos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	Quando estabelecemos tipologias claras e concisas para os textos, fica mais fácil interpretar e produzir textos que circulam em um determinado ambiente social. Pela forma e pela distribuição do texto no papel, muitas vezes, identificamos as partes que o compõem. Isso nos prepara para a leitura e, consequentemente, para a interpretação do texto. Acerca do texto injuntivo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar ou acontecimento e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.
	 b)
	É um tipo de texto que objetiva persuasão. Para convencer o leitor de seu ponto, o texto precisa de clareza e objetividade. A estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão é o padrão para as redações no vestibular.
	 c)
	É um tipo de texto em que o principal objetivo é contar algum fato. Esse fato serve como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto não consegue atingir seus objetivos, perde todo o seu valor. Visa sempre a um receptor.
	 d)
	É um tipo de texto que está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo: uma receita de bolo, a bula de remédio e o manual de instruções.
	7.
	O desafio da escola é extrapolar sua finalidade estritamente alfabetizadora para uma perspectiva do letramento, ou seja, que amplie a possibilidade do sujeito de agir sobre os vários textos. Na concepção de Magda Soares, assinale a alternativa CORRETA sobre o conceito de letramento:
	 a)
	O Letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e escrita, em um contexto específico, e como essas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais.b)
	Os estudos de Magda Soares sobre alfabetização e letramento revelaram que inexiste a correspondência entre o momento silábico e a compreensão do que cada letra representa.
	 c)
	O letramento não é relevante, para Magda Soares, somente a alfabetização é condição de sobrevivência social e econômica.
	 d)
	O indivíduo que vive em estado de letramento é incapaz de empregar e praticar socialmente a leitura e a escrita.
	8.
	Um texto pode ser definido como uma manifestação linguística escrita ou falada, dotada de unidade comunicativa, semântica e formal ou, ainda, um objeto linguístico que envolve produtores e receptores. Os gêneros textuais, com a criação e a popularização da internet, obtiveram maior circulação e variedade. Sendo assim, chegam às escolas o blog, o chat, o correio eletrônico, o fórum, o diário de bordo e os mapas conceituais. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O blog é um site personalizado, que permite atualizações rápidas. 
(    ) No chat, o professor é um mediador do conhecimento. 
(    ) O diário de bordo permite interação e participação de todos os atores. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	9.
	A intertextualidade é um diálogo entre os textos. Tal conceito de diálogo foi proposto por Bakhtin, quando estudou o romance e apresentou a noção de dialogismo. Também podemos dizer que a intertextualidade é a influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado. Sobre a intertextualidade, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de intertextualidade descarta a noção de texto como entidade fechada. 
II- A intertextualidade é uma escritura réplica de outro texto. 
III- A intertextualidade não permite o compartilhamento de ideias de outros textos. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	Trabalhar a oralidade e a escuta em sala de aula poderá efetivar-se através do teatro, evidenciando os efeitos de sentido e as estruturas linguísticas. Dentre as estruturas linguísticas, citamos: aspectos de entonação, dicção, gesto e postura. Existem diversos textos teatrais possíveis de encantar as distintas idades; a atividade teatral, naturalmente, deve ser ajustada à idade da criança. Maria Antonieta Antunes Cunha (1991) apresenta o critério idade, quando da representação teatral na escola. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- 8 a 12 anos.
II- 4 a 7 anos.
III- 12 anos.
(    ) Histórias de lendas e folclores são apreciadas. As pantomimas são as representações teatrais por meio de gestos.
(    ) As histórias que abordam personagens do mundo real são as que mais possuem indicações.
(    ) As obras clássicas, que são adaptadas, terão maiores chances de sucesso. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria & prática. São Paulo: Ática, 1991.
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - II - III.
	11.
	(ENADE, 2011) Desde o final da década de 1970, começou um forte questionamento sobre a validade do ensino da redação como um mero exercício escolar, cujos objetivos principais seriam observar e apontar, através de uma correção quase estritamente gramatical, os "erros" cometidos pelos alunos. (...) Os alunos exercitariam uma forma escrita que raramente dialoga com outros textos e com vários leitores. 
FONTE: BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: reflexões sobre o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C., MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 147. 
Considerando o texto apresentado e a prática de redação em ambiente escolar, assinale a opção CORRETA:
	 a)
	A redação escolar tem mantido identidade com outros gêneros textuais divulgados na escola.
	 b)
	A moderna pedagogia linguística recomenda a prática da redação como estratégia de avaliação.
	 c)
	É salutar que a produção de textos na escola abranja outras esferas da comunicação humana.
	 d)
	Nas produções de textos escolares, a função referencial da linguagem deve sempre ser priorizada como propósito comunicativo.

Continue navegando